Samsung Galaxy S22: o possível design do telefone com câmaras Olympus

Rui Bacelar
Comentar

A fabricante sul-coreana Samsung, líder do mercado de smartphones, pode unir esforços com a japonesa Olympus, famosa pelas suas óticas e câmaras fotográficas, apesar de recentemente ter alienado o seu departamento fotográfico ao grupo nipónico JIP.

Esta hipótese foi sugerida nas últimas semanas com base em fugas de informação, analistas de mercado e fontes próximas da indústria e de ambas as empresas. Agora temos as primeiras representações digitais (renders) de um possível Samsung Galaxy S22.

Em 2022 podemos ter um Galaxy S22 com câmaras Olympus

As per the info I got, both Samsung and Olympus held talks about a possible partnership. The current status and extent of this partnership is not exactly clear. They could work on a special edition Fold or we could see this happen on 'H3' (S22 Ultra)https://t.co/y4ykWKIIR7

— Yogesh (@heyitsyogesh) 7 de abril de 2021

Tal como noticiado pela 4gnews em ocasião anterior, a Samsung e a Olympus terão debatido a ideia, sem que os detalhes das conversações sejam conhecidos. Por outras palavras, pode nunca chegar a existir uma parceria entre ambas as marcas.

Ainda assim, pouco tardou até que surgissem os primeiros renders de um possível Samsung Galaxy S22 com câmaras Olympus. O trabalho aqui exposto foi levado a cabo pela equipa da LetsGoDigital, portal que já nos habituou a diversas ilustrações similares.

Samsung Galaxy S22 Olympus
Representação do possível Galaxy S22 com câmaras Olympus. Crédito: LetsGoDigital

Estamos perante representações conceptuais do produto, sem qualquer fundamento em medições ou produtos reais. É, portanto, um exercício de criatividade artística com base no histórico e atual filosofia de design adotado pela sul-coreana Samsung.

O melhor leque de câmaras estará presente no Samsung Galaxy S22 Ultra

Vemos aqui um design familiar, com semelhanças com os atuais Galaxy S21, mas com uma enorme diferença. Em causa está a primeira e principal câmara fotográfica na sua traseira com óticas Olympus e um novo sensor Samsung ISOCELL.

Samsung Galaxy S22 Olympus
Representação do possível Galaxy S22 com câmaras Olympus. Crédito: LetsGoDigital

Com efeito, o atual sensor de 108 MP presente nos smartphones de topo será atualizado com uma nova iteração. Espera-se que este sensor Samsung tenha até 200 MP de resolução, além de maiores dimensões, podendo ter até 1 polegada.

Sensor Samsung de 1 polegada e óticas Olympus

Podemos ver estas indicações no conceito criado pela LetsGoDigital, bem como o nome da marca Olympus logo abaixo da gigantesca câmara principal. Trata-se de um conceito, mas caso seja apresentado este sensor, será efetivamente grande.

Aguardamos agora pela apresentação da próxima geração de sensores de imagem da Samsung, vindo renovar a sua gama ISOCELL, enquanto também esperamos por mais novidades relativamente a esta possível parceria.

Samsung Galaxy S22 Olympus
Representação do possível Galaxy S22 com câmaras Olympus. Crédito: LetsGoDigital

Note-se ainda que tal sensor seria cobiçado por várias fabricantes para utilização nos respetivos smartphones topo de gama. Entre as interessadas estará a Xiaomi que poderia incorporar este componente no seu topo de gama para 2022, o Xiaomi Mi 12.

Olhando para o passado, a Xiaomi revelou o seu Mi 11 a 28 de dezembro de 2020 para ser a primeira a incorporar várias novidades como o Snapdragon 888. Desse modo, é extremamente provável que também seja a primeira a adotar o sensor em questão.

Resta-nos agora aguardar por mais informações do Samsung Galaxy S22 e do desenrolar das negociações com a Olympus.

Atualmente a Huawei mantém uma parceria com a Leica, a Nokia com a Carl Zeiss e a OnePlus com a Hasselblad.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.