Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy S22: próximos topos de gama terão baterias de alta capacidade para 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A próxima geração de smartphones Android topo de gama a ser apresentados pela atual líder de mercado serão os Samsung Galaxy S22. Esta gama, com efeito, deve ser anunciada em janeiro de 2022, com algumas caraterísticas a serem, entretanto, reveladas.

Tal é o caso das capacidades de bateria para a célula energética que estará presente em dois dos melhores modelos da próxima geração Galaxy S22. Com efeito, graças à certificação destes componentes na agência 3C, temos agora novos detalhes precisos.

A geração Samsung Galaxy S22 deve chegar em janeiro de 2022

A confirmação foi avançada pela publicação MyFixGuide que terá encontrado o registo visível acima na base de dados da agência 3C, uma das reguladoras chinesas do mercado mobile. Aí, consta a capacidade da bateria dos modelos S22+ (Plus) e S22 Ultra.

Mais concretamente, duas células energéticas ou baterias foram listadas pela agência 3C como aptas para uso em dispositivos móveis, na China. Os números de modelo dessas baterias confirmam que ambos os componentes serão usados na gama S22.

Assim sendo, temos uma capacidade máxima de 4 370 mAh - cerca de 4 500 mAh - para o modelo Samsung Galaxy S22+ (Plus). O número de modelo deste componente é EB-BS906ABY, tendo uma voltagem máxima de 4,45V.

Em seguida, temos uma bateria com 4 885 mAh - cerca de 5 000 mAh - para o modelo Samsung Galaxy S22 Ultra. O número de modelo desta bateria é EB-BS908ABY, tendo uma voltagem máxima de 4,45 V, ambas para uso em dispositivos móveis.

A capacidade das baterias foi agora confirmada pela agência 3C

Face ao exposto concluímos que a próxima geração de topos de gama chegará com baterias de menor capacidade comparativamente com a atual gama. Em particular, o atual Galaxy S21+ tem uma bateria de 4 800 mAh. O seu sucessor poderão chegar ao mercado com uma célula de 4 500 mAh, uma diferença já considerável de 300 mAh.

Por outro lado, o modelo de topo - Galaxy S22 Ultra - terá então uma bateria com capacidade nominal de 5 000. Aqui, sim, teremos exatamente a mesma capacidade do modelo atual - Galaxy S21 Ultra.

Note-se ainda que a capacidade de bateria para o modelo base - Samsung Galaxy S22 - não foi ainda referida nas fugas de informação e certificações. No entanto, de acordo com o leaker Ice Universe, terá uma capacidade máxima de 3 800 mAh.

Assim sendo, caso tal se verifique também o modelo standard terá uma diminuição na capacidade da célula energética. A propósito, recordamos que o atual Galaxy S21 tem uma bateria com 4 000 mAh de capacidade.

A gama Samsung Galaxy S22 pode suportar carregamento a 65 W

Ainda de acordo com a fonte supracitada, a Samsung está a testar um novo carregador rápido a ser apresentado com a geração de smartphones Galaxy S22. Note-se, contudo, que à semelhança da geração Galaxy S21, também os Galaxy S22 virão sem carregador na caixa, seguindo o modelo adotado pela Apple com a geração iPhone 12 em 2020.

De qualquer modo, podemos ficar a conhecer um carregador bastante poderoso da Samsung com carga máxima a 65 W. Importa ainda recordar que a tecnológica sul-coreana nunca superou o padrão de carga rápida a 45 W pelo que seria uma primeira vez.

Aliás, a geração Samsung Galaxy S21 carrega com uma potência máxima de 25 W, só mesmo o "antigo" Galaxy S20 Ultra é que se aventurou até aos 45 W. Entretanto, concorrentes como a OPPO já generalizaram a carga até 65 W e a Xiaomi ainda mais.

Há soluções de carregamento muito mais poderosas já no mercado

Sintetizando, continuaremos a ter baterias de alta capacidade para os padrões atuais, ainda que não sejam tão significativas como a dos modelos atuais. Por outro lado, a capacidade de bateria para o modelo de topo permanecerá inalterada em 2022.

Posto isto, se a Samsung está a preparar um novo carregador com 65 W de potência, então esse produto será o EP-TA865. As suas caraterísticas incluem um output de 20 V a 3,25 A com a potência de carga a chegar ao valor supracitado.

Em síntese, a fabricante deve compensar a diminuição na capacidade das baterias com processadores mais eficientes, bem como um novo padrão de carregamento mais poderoso. No entanto, teremos que aguardar pelas primeiras confirmações da Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

  • Honor, antiga subsidiária da Huawei, já ultrapassou Apple e Xiaomi!
  • OPPO lançará a gama de smartphones Reno 6 em setembro na Europa
  • Android 12 chega aos Samsung Galaxy S21 em setembro com a One UI 4
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.