Samsung Galaxy S21 vai chegar com nova opção de segurança inesperada

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung parece estar decidida em criar o máximo de hype possível em torno da chegada dos seus próximos topos de gama, ainda que isso signifique a implementação de funcionalidades totalmente descabidas. De acordo com as mais recentes informações, o Samsung Galaxy S21 chegará com uma nova opção de segurança, desbloqueio por voz.

Esta informação foi avançada exclusivamente pelo site SamMobile, a nova funcionalidade será impleemntada na One UI 3.1 e chegará como exclusiva para os Galaxy S21. Curiosamente, tudo indica que será a assistente virtual Bixby como base, o que já está a causar controvérsia.

A Bixby nunca conseguiu chegar aos calcanhares da Google Assistant, Alexa ou Siri, apresentando-se sempre muito inferior tanto nas capacidades de oferecer respostas complexas, como no reconhecimento de comandos de voz. Por isso, parece pouco provável que esta nova forma de segurança para desbloquear o smartphone seja muito fiável.

Como vai funcionar o desbloqueio com a Bixby no Samsung Galaxy S21

Ainda não foram revelados detalhes concretos sobre como será feita esta implementação, tendo sido apenas confirmado que na OneUI 3.1, o desbloqueio do smartphone com a Bixby passará a estar entre a lista de opções de segurança.

Há algum tempo, foi possível desbloquear smartphones da Samsung com comandos de voz como "Hi Bixby", mas essa funcionalidade acabou por ser removida. Muito possivelmente, a nova implementação terá uma abordagem muito semelhante.

No entanto, esta não será uma funcionalidade que muitos utilizadores deverão utilizar, pelo menos os que valorizarem a segurança do seu smartphone. Se o reconhecimento facial já gerou grandes polémicas por ser possível de enganar, esta nova adição será ainda mais fácil.

Parece pouco provável que a Samsung consiga implementar uma ferramenta que, não permita nenhuma pessoa com uma gravação da voz do utilizador, ganhar acesso ao smartphone.

Vamos precisar de esperar até que seja lançada oficialmente, mas esta nova forma de desbloqueio do smartphone, parece ser apenas mais uma das funcionalidades totalmente inúteis que a Samsung insiste em continuar a trazer para os seus smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Note 21 poderá chegar no próximo ano, contrariando alguns rumores
  • Samsung Galaxy Note 20 desilude em teste de fotografia
  • Farto de ecrãs curvos? A Samsung tem uma 'carta na manga'
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.