Samsung Galaxy S20 têm um pequeno trunfo para que os teus dados estejam seguros

Carlos Oliveira
Comentar

A Samsung anunciou hoje, no seu site oficial, um novo chip que tem o objetivo de aumentar a segurança dos dados dos utilizadores. Este fica conhecido como Secure Element (SE) e fará parte dos Samsung Galaxy S20.

Este pequeno componente foi omitido na apresentação dos Galaxy S20, não se sabe por que motivos. Não estaria a Samsung ainda em condições de revelar as suas capacidades ou terá sido uma mera jogada de marketing?

Samsung Galaxy S20 guardarão dados sensíveis longe de outros dados

O chip Secure Element foi concebido com o intuito de oferecer uma nova camada de segurança aos nossos dados sensíveis. Para isso, este oferecerá uma solução que combina hardware e software desenhados propositadamente para tal.

Galaxy S20

Em suma, aquilo que este chip fará é guardar localmente dados como passwords, informações de biometria ou mesmo credenciais de criptomoedas. Estes estarão separados dos restantes dados que tenhas no smartphone, para que hakers ou malwa não tenham acesso a estas informações sensíveis.

Esta abordagem não é inovadora, já que a Apple e a Google também oferecem soluções semelhantes. No caso da Apple temos o "Secure Enclave" e a Google usa o chip "Titan-M".

O Android tem recebido cada vez mais medidas de prevenção ao abuso de informações sensíveis, mas esta camada extra de segurança será sempre bem-vinda. Segurança para os nossos dados nunca é demais.

Samsung comercializará este chip a terceiros

A sul-coreana informa ainda que o seu Secure Element poderá ser adquirido por outras empresas. Este é mais um componente que poderá aumentar a influência do seu segmento de semicondutores no mercado.

Dito isto, não será de espantar que outros modelos venham a usar a mesma solução nos próximos tempos. Se isso vier a acontecer, quem fica a ganhar é o utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.