Samsung Galaxy S20: gravação de vídeo em 8K irá necessitar de muito espaço livre

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Os Samsung Galaxy S20 foram apresentados ontem, ao final do dia, e uma das grandes novidades deste trio é a possibilidade de gravar vídeo em 8K. No rescaldo deste evento, a Samsung informa que um minuto de vídeo em 8K irá gerar um ficheiro de 600MB.

Já seria de esperar que os ficheiros gerados por esta resolução não fossem muito amigos do armazenamento do smartphone. A quantidade de detalhe que esta resolução nos permite gravar vai requerer muito espaço e também muito poder de processamento.

Para efeitos de comparação, um minuto de gravação em 4K num Samsung Galaxy S10 requer cerca de 350MB de espaço livre. Uma vez que o 8K é quatro vezes superior ao 4K, seria de esperar que o espaço necessário fosse ainda maior.

Com um simples exercício de matemática é possível concluir que cinco minutos de gravação em 8K irá criar um ficheiro bem perto dos 3GB. Este é o tempo limite imposto pelos Galaxy S10 para vídeo gravado em 4K, mas ainda não sabemos se a Samsung aplicará alguma medida semelhante nos Galaxy S20.

Samsung apostou forte na câmara dos Galaxy S20

A gravação em 8K suportada pelos Samsung Galaxy S20 é apenas uma das novidades mais importantes deste trio. A sul-coreana apostou forte na câmara nos seus novos topos de gama. O seu orgulho foi tanto que filmaram todo o evento Unpacked de ontem com os Galaxy S20.

Uma das principais novidades é a incorporação de uma lente de 108MP no Samsung Galaxy S20 Ultra. Este é o segundo equipamento a ser lançado com esta resolução, depois dos Xiaomi Mi Note 10.

Ainda no que respeita do Galaxy S20 Ultra, temos uma lente periscópica capaz de fazer zoom ótico de até 10X e zoom híbrido de até 100X. A qualidade do último poderá não ser a melhor, mas é algo totalmente inovador no mercado.

Tivemos também a introdução de uma nova funcionalidade chamada "Single Take". Em suma, só terás de gravar um pequeno vídeo de até 10 segundos e graças à Inteligência Artificial, este irá tirar várias fotos, em vários formatos, para que todos os momentos sejam capturados da melhor forma possível.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S20 impressionam com a sua capacidade de gravar em 8K
  • Samsung Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra são oficiais! Conhece os detalhes dos novos smartphones!
  • Samsung Galaxy Z Flip chega com um preço (seriamente) mais alto a Portugal! Entende a razão
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.