Samsung Galaxy S10 vai trazer o leitor de impressões digitais sob o ecrã?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Em primeiro lugar, não, o Samsung Galaxy S10 não terá um ecrã dobrável. Conceito este que tem fascinado a mente dos fãs e entusiastas de tecnologia mas que, para todos os efeitos não estará presente na próxima geração de topos de gama da linha Galaxy S.

Seria uma enorme quebra com as expectativas que o público já formou para com os produtos desta linha de dispositivos móveis. Acredita-se, sim, e já começam a surgir relatos sobre isso mesmo, que os Samsung Galaxy S10 vão ter um Infinity Display. Essencialmente a mesma tecnologia que temos nos Galaxy S9 e S9 Plus.

Vê ainda: Honor, a sub-marca da Huawei apresentou novos gadgets além do Honor 10

Para o 10º aniversário da linha Samsung Galaxy S não teremos uma enorme revolução no aspecto ou design dos smartphones. Esta é a informação avançada pela publicação sul-coreana The Bell. Todavia, teremos o sensor biométrico ou leitor de impressões digitais já sob o ecrã.

Mas há mais...segundo a mesma fonte poderemos utilizar o Samsung Galaxy S10 para fazer um reconhecimento ou scan 3D do nosso envolvente. Esta será uma das maiores inovações desta linha de produtos com lançamento previsto em março de 2019. Até lá as estas tecnologias ainda terão tempo para maturar.

O Samsung Galaxy S10 não será dobrável

Algo que dispensa explicações. Neste momento o smartphone dobrável é um conceito que está efetivamente a ser explorado pela marca. A empresa já o havia declarado aquando da publicação do seu último relatório fiscal de 2017. Todavia, assim que um produto com estas características estiver pronto a ser lançado, não será para substituir ou pertencer à sua linha mais famosa. Não, será um lançamento à parte, uma linha de produtos à parte e não será um gimmick. Mais ainda, tal como confirmou DJ Koh, CEO do departamento de dispositivos móveis da Samsung, o terminal só será apresentado quando todos os pormenores estiverem prontos. Só aí é que se atreveria a mostrar tal dispositivo ao público.

Existirá um Samsung dobrável mas não será o Galaxy S10

Koh frisaria ainda que só quando a marca estivesse plenamente confiante de que o produto fosse capaz de proporcionar uma boa experiência de utilização é que seria lançado. Não antes, nem mesmo para causar sensação ou dar nas vistas.

Tal como veríamos esta semana, tivemos relatos de que a a marca já finalizou o design, o look, o aspecto dos Samsung Galaxy S10 e S10+. Mais ainda, a divisão de dispositivos móveis já terá comunicado esse mesmo design ao departamento de ecrã (Samsung Display). Isto para comecem já os trabalhos de preparação.

Fabricante sul-coreana já terá finalizado o design dos Samsung Galaxy S10

Segundo os relatos da imprensa internacional na próxima geração teremos um ecrã de 5.8 polegadas no Samsung Galaxy S10 e 6.3 polegadas no S10 Plus. Todavia, tal como toda e qualquer fuga de informação e/ou rumor, não podemos garantir a veracidade de tais alegações.

O mesmo se aplica à possibilidade de o Samsung Galaxy S10 ter um leitor de impressões digitais ou sensor biométrico sob o ecrã. Esta tecnologia já está presente em smartphones da Galaxy Note 9 é uma das características mais frequentemente sugeridas. Para já não temos provas concretas da sua adopção pela Samsung.

Reconhecimento e Scan 3D com o Samsung Galaxy S10

Ainda segundo a publicação The Bell, para o Samsung Galaxy S10 teremos uma câmara 3D. Algo que neste momento está a ser desenvolvido pela Mantis Vision sob a tutela da própria Samsung. Esta startup israelita estará encarregue da nova tecnologia que mediará também o reconhecimento facial 3D.

Desta forma, será uma importante ferramenta para melhorar a segurança do desbloqueio e autenticação do utilizador. Podendo ser também aproveitada para os AR Emoji. Mais ainda, entre os fornecedores dos módulos da câmara estarão a Sony, entre outras fabricantes asiáticas.

Ora, tal como praticamente todos os rumores há aqui muita incerteza. Acreditamos que metade destas informações seja especulação. A outra metade podem ser especulações informadas mas não deixa de ser cedo demais para sequer pensarmos nos Galaxy S10.

Os Samsung Galaxy S10 só deverão ser apresentados durante a próxima edição do Mobile World Congress 2018 em Barcelona. Até lá, teremos certamente informações mais credíveis. Para já é tempo de desfrutar dos atuais topos de gama da fabricante sul-coreana.

Quanto muito, estará na altura de nos começarmos a preparar para a chegada do Note 9. Provavelmente em agosto de 2018.

Assuntos relevantes na 4gnews:

continua a definhar na China e Índia face à Xiaomi e Huawei

Android P da Google já corre no Huawei Mate 10 Pro

Xiaomi Black Shark consegue 1 milhão de registos em apenas 24 horas

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.