Samsung Galaxy S10 e LG G8 podem dispensar notch graças a novo ecrã

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Samsung Galaxy S10 e LG G8 serão dois topos de gama Android dos quais muito falaremos em 2019. Serão eles dois dos principais dispositivos de cada uma destas tecnológicas sul-coreanas. Dois modelos que podem muito bem fugir da moda da notch.

A notch, popularizada pelo Apple iPhone X, pode ser apelidada por uma imperfeição de design. Um mal necessário para a acomodação de alguns componentes essenciais ao funcionamento de qualquer smartphone.

Vê ainda: Google Play Store: Aproveita 18 aplicações Premium que estão grátis!

Nela habitualmente vemos o auscultador, câmara frontal e sensores do equipamento em causa. Enquanto a tecnologia não oferecer outra alternativa para a sua acomodação, e graças à redução das margens dos ecrãs, podemos ficar presos à mal-amada notch.

No entanto, alternativas começam a surgir aos poucos, o que nos mostra que o mercado quer algo sem notch. O novo Vivo NEX já nos oferece um ecrã quase ponta-a-ponta sem essa "imperfeição".

Samsung Galaxy S10 e LG G8 podem oferecer ecrãs com tecnologia inovadora

Também a Samsung não se rendeu à moda da notch, porém com margens mais avultadas que o exemplo supra-referido. Porém, a tecnológica está já a olhar para um futuro com margens mais reduzidas e sem uma notch.

A empresa sul-coreana está já a aperfeiçoar um novo tipo de ecrã que permite com que o som seja propagado pelo mesmo. Algo que podemos equiparar à tecnologia empregue no revolucionário Xiaomi Mi Mix.

No entanto, o som reproduzido pelo novo ecrã da Samsung Display será de muita mais qualidade que o do Xiaomi Mi Mix. Este novo ecrã propaga o som através de vibrações a uma frequência de 100 - 800Hz. Quer isto dizer que o som só será audível quando aproximares o teu ouvido do ecrã do smartphone.

Segundo o que avança ainda a publicação ET News, este será um ecrã OLED de 6.2 polegadas. Com efeito, não podemos colocar de parte a possibilidade de o vermos já no próximo Samsung Galaxy S10.

Também a LG estará a desenvolver uma tecnologia semelhante. Neste caso temos fontes ligadas à industria a afirmar que a mesma poderá chegar no próximo ano. Calendarização que a coloca em linha com o próximo topo de gama para 2019, o LG G8.

Com este tipo de ecrã, restaria às empresas solucionar a alocação dos restantes componentes que já referi. Os sensores de luminosidade poderiam ser perfeitamente acomodados num espaço físico bem diminuto.

O grande obstáculo continua na câmara frontal do equipamento. Os novos Vivo NEX já nos oferecem uma solução arrojada para este problema, mas resta ver a questão da durabilidade do mecanismos pop-up utilizado para o efeito.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google. Utilizadores Pixel poderão escolher entre um tema claro ou escuro

Analista prevê carregamento ainda mais rápido nos novos Apple iPhone

Para todos! Fortnite permite jogos entre Xbox, PC, Switch, Mac e iOS

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.