comscore comscore
Home Android

Samsung Galaxy S10 e LG G8 podem dispensar notch graças a novo ecrã

Uma nova tecnologia que lhes permitirá transmitir som através do próprio ecrã, tal como vemos no Xiaomi Mi Mix.

Samsung Galaxy S10 LG G8 notch
Próximos topos de gama das empresas podem contar com novo tipo de ecrã

Samsung Galaxy S10 e LG G8 serão dois topos de gama Android dos quais muito falaremos em 2019. Serão eles dois dos principais dispositivos de cada uma destas tecnológicas sul-coreanas. Dois modelos que podem muito bem fugir da moda da notch.

A notch, popularizada pelo Apple iPhone X, pode ser apelidada por uma imperfeição de design. Um mal necessário para a acomodação de alguns componentes essenciais ao funcionamento de qualquer smartphone.

Vê ainda: Google Play Store: Aproveita 18 aplicações Premium que estão grátis!

Nela habitualmente vemos o auscultador, câmara frontal e sensores do equipamento em causa. Enquanto a tecnologia não oferecer outra alternativa para a sua acomodação, e graças à redução das margens dos ecrãs, podemos ficar presos à mal-amada notch.

No entanto, alternativas começam a surgir aos poucos, o que nos mostra que o mercado quer algo sem notch. O novo Vivo NEX já nos oferece um ecrã quase ponta-a-ponta sem essa “imperfeição”.

Samsung Galaxy S10 e LG G8 podem oferecer ecrãs com tecnologia inovadora

Também a Samsung não se rendeu à moda da notch, porém com margens mais avultadas que o exemplo supra-referido. Porém, a tecnológica está já a olhar para um futuro com margens mais reduzidas e sem uma notch.

A empresa sul-coreana está já a aperfeiçoar um novo tipo de ecrã que permite com que o som seja propagado pelo mesmo. Algo que podemos equiparar à tecnologia empregue no revolucionário Xiaomi Mi Mix.

No entanto, o som reproduzido pelo novo ecrã da Samsung Display será de muita mais qualidade que o do Xiaomi Mi Mix. Este novo ecrã propaga o som através de vibrações a uma frequência de 100 – 800Hz. Quer isto dizer que o som só será audível quando aproximares o teu ouvido do ecrã do smartphone.

Segundo o que avança ainda a publicação ET News, este será um ecrã OLED de 6.2 polegadas. Com efeito, não podemos colocar de parte a possibilidade de o vermos já no próximo Samsung Galaxy S10.

Samsung Galaxy S10 smartphone Android Samsung Galaxy S9 4gnews
Pormenor das margens ou molduras do atual topo de gama, o Galaxy S9.

Também a LG estará a desenvolver uma tecnologia semelhante. Neste caso temos fontes ligadas à industria a afirmar que a mesma poderá chegar no próximo ano. Calendarização que a coloca em linha com o próximo topo de gama para 2019, o LG G8.

Com este tipo de ecrã, restaria às empresas solucionar a alocação dos restantes componentes que já referi. Os sensores de luminosidade poderiam ser perfeitamente acomodados num espaço físico bem diminuto.

O grande obstáculo continua na câmara frontal do equipamento. Os novos Vivo NEX já nos oferecem uma solução arrojada para este problema, mas resta ver a questão da durabilidade do mecanismos pop-up utilizado para o efeito.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google. Utilizadores Pixel poderão escolher entre um tema claro ou escuro

Analista prevê carregamento ainda mais rápido nos novos Apple iPhone

Para todos! Fortnite permite jogos entre Xbox, PC, Switch, Mac e iOS

Fonte | Via

O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal passatempo.