Samsung Galaxy S10+ ou Huawei Mate 20 Pro? Qual o melhor?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

O Samsung Galaxy S10+ é o concorrente direto do Huawei Mate 20 Pro, assim sendo, nada melhor do que os pôr lado a lado e perceber qual é que vale a pena investir.

O Huawei Mate 20 Pro já não é o smartphone mais recente no mercado, contudo, continua a ser um dos topo de gama a ter em consideração. O smartphone dá-nos um ecrã fantástico e uma construção sublime. Durante muito tempo viste-me a dizer que era o meu hardware preferido.

Assim sendo, comecemos mesmo por aí. A construção dos equipamentos. Vamos olhar ao ponto estético e qualidade elaborada por ambas as marcas.

Construção e design

A construção do Huawei Mate 20 Pro e Samsung Galaxy S10+ é idêntica. Ambos são construídos em vidro e ambos oferecem um olhar detalhado aos pormenores. O Huawei Mate 20 Pro decidiu trazer uma câmara quadrada, enquanto que o S10+ foi para um retângulo.

Ambos os smartphones são fantásticos neste aspeto, não há muito a comparar. O design vai depender dos gostos. Ainda que goste mais da traseira do Huawei Mate 20 Pro, prefiro a parte frontal do Samsung Galaxy S10+.

Características

O Huawei Mate 20 Pro foi um dos primeiros smartphones a sair para comercialização (para o público em geral) com sensor biométrico no ecrã. Porém, o Samsung Galaxy S10+ também nos oferece um sensor biométrico. Aliás, o do S10 é superior. Ou seja, a Samsung trouxe-nos um ultrasónico. Isto é, não necessita de uma pequena luz para desbloquear. Além disso, é também mais seguro e rápido que o do Huawei Mate 20 Pro.

Ambos os smartphones nos oferecem carregamento sem fios e carregamento reversível. Ou seja, ambos são autênticos porwerbanks. Uma jogada que gostei de ver. O Huawei sai a ganhar no carregamento com fios devido à sua rapidez. Infelizmente não foi desta que a Samsung nos deu um carregamento acima dos 25W. O Mate 20 Pro dá até 40W com o carregador original.

Por fim, o Samsung Galaxy S10+ dá-nos também uma entrada 3.5 para os headphones. Ainda que não seja fã desta entrada, há quem a necessite obrigatoriamente.

Especificações

Visto que o Galaxy S10+ é mais recente as suas especificações são também melhoradas. O S10+ conta com o processador Exynos 9820. Todavia, o Kirin 990 do Huawei Mate 20 Pro não fica em (quase nada) atrás. Ambos são super potentes e farão da utilização única.

Câmaras

Finalmente a Samsung trouxe-nos uma câmara capaz de combater o Huawei Mate 20 Pro. Aqui gostaria de te dizer qual o melhor mas só o saberemos numa comparação mais séria. Ambos oferecem uma câmara grande angular. Algo que a LG implementou e que as fabricantes começam a adotar de forma séria.

Bateria

A autonomia do Galaxy S10 não é conhecida, porém, olhando para os números a Huawei sai a ganhar. O S10+ conta com uma bateria de 4100 mAh e o Mate 20 Pro com uma de 4200 mAh.

Não me parece que venhas a sentir grande diferença neste aspeto. Ainda assim, mais uma vez, veremos isso mesmo na review completa do smartphone da Samsung.

Sistema

Por fim, o sistema é onde acredito que a Samsung saia por cima. Não sou o maior amante da EMUI embora tenha evoluído bastante. A OneUI da Samsung quer ser um destaque no S10 e já o é.

Para além de nos dar a típica personalização da Samsung, temos uma boa fluidez e um design de interface um pouco mais "europeu" que a Huawei. Não me importava de ter um Mate 20 Pro com este software.

Em suma, qual o melhor, Samsung Galaxy S10+ ou Huawei Mate 20 Pro?

O Samsung Galaxy S10 sai por cima em muitos aspetos, contudo, o Huawei Mate 20 Pro continua a ser um smartphone impossível de resistir. Na minha opinião pessoal, certamente iria para o Samsung Galaxy S10+ pelo seu Interface. Ainda assim, o Mate 20 Pro conquistou-me na fotografia e a não será simples bater.

Editores 4gnews recomendam:

Todos os preços do Samsung Galaxy S10, S10+ e S10e

Chegou o Samsung Galaxy S10e! O verdadeiro concorrente ao iPhone Xr

Samsung Galaxy S10 Plus é o smartphone que sempre desejamos

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.