Samsung Galaxy A8 OnePlus 6
A crítica é bem direcionada à fabricante chinesa OnePus.

“Mais do que apenas velocidade”. A crítica é direcionada à OnePlus e ao seu novo smartphone Android, o OnePlus 6. O seu novo rival? O Samsung Galaxy A8 Plus. O palco deste duelo? O segundo maior mercado mundial de smartphones, a Índia.

Importa aqui contextualizar o leitor sobre a crescente importância deste mercado. A Índia, logo após a China, é o “teatro” de operações mais desejado pelas fabricantes de dispositivos móveis. É um dos poucos, grandes, que não apresenta sinais de saturação que já afetam o mercado chinês, em quebra.

Vê ainda: OnePlus confirma Android P para o OnePlus 5 e 5T

Sendo atualmente a maior fabricante mundial de dispositivos móveis, a Samsung tem uma grande vantagem sobre a 2ª maior fabricante, Apple. Todavia, no maior mercado mundial de smartphones, a China, a Samsung conta com menos de 1% de quota de mercado, uma posição humilhante.

O pior de tudo? Desde o último trimestre de 2017 que, segundo as agências de análise de mercado a Xiaomi “roubou” à Samsung a posição de liderança na Índia. Ainda assim, no 2º maior mercado mundial a Samsung continua a liderar no segmento premium (topos de gama), sendo a OnePlus a 2ª marca mais requisitada nesta gama de produtos. Quem o diz é a agência Counterpoint Research.

A Samsung acordou. O alvo é o novo OnePlus 6

Perante o colapso em dois dos mais importantes mercados asiáticos. Perante os indicadores fornecidos pelas agências de análise de mercado, a Samsung não pode continuar a ignorar a crescente “ameaça” colocada pelas fabricantes chinesas. Aliás, depois de o OP 5T ter chegado muito perto da popularidade dos Samsung Galaxy S9 e Samsung Galaxy S9 Plus na Índia, a marca decidiu agir. Perante os “flagship killer’s”, a tecnológica sul-coreana coloca o seu Galaxy A8 Plus frente a frente com o OnePlus 6.

Aqui numa tentativa de menosprezar o novo topo de gama da empresa chinesa, considerando até mesmo um dispositivo de gama média / alta, superior ao OnePlus 6. O resultado? No canal de YouTube da filial indiana da Samsung encontramos vários vídeos dedicados ao OnePlus 6 com a hashtag #morethanjustspeed.

A OnePlus é a 2ª marca mais procurada no segmento premium na Índia

Note-se que o slogan do novo OnePlus 6 é “The Speed you need”, a velocidade que tu precisas. A Samsung afirma que até o seu Galaxy A8 Plus consegue dar-te mais do que o OnePlus 6 e do que apenas velocidade.

Ora, se as primeiras análises mostram que efetivamente o OnePlus 6 consegue ser um smartphone extremamente veloz, a Samsung quer dar-te mais. Aqui acabamos por ter argumentos válidos para ambas as partes.

Em primeiro lugar, o preço do OnePlus 6 supera largamente a margem de custo/benefício que encontramos nos Samsung Galaxy S9. Aí, não há discussão possível, apresentando também uma experiência de utilização rápida, simples, leve e fluída.

Certificação IP68, os Samsung Galaxy “atacam” onde o OnePlus 6 se descuidou

Num total de três vídeos (até à data), a Samsung não poupa nas críticas bem diretas ao OnePlus 6. Escolhendo o Samsung Galaxy A8 Plus com ecrã AMOLED, Samsung Pay (pagamento sem-fios via NFC) e a assistente virtual Bixby. Todavia, é na certificação IP68 onde a Samsung consegue ferir o orgulho do OnePlus 6.

A fabricante chinesa afirma que o seu OnePlus 6 é resistente à água e sobretudo a salpicos e chuva. Todavia, não lista em lugar algum nenhum grau de certificação IP. Ainda assim, depois de termos visto aqui, o OnePlus a 6 a ser desmontado, notamos a presença de várias proteções. Algo que também aqui tínhamos visto no teste de resistência.

Ainda assim, neste ponto o Galaxy A8 Plus é o claro vencedor. É protegido contra a imersão contínua em água (doce). O OnePlus 6 resistirá a algumas quedas em água, chuva mas não o levaria para a piscina ou banheira.

Não foram poupadas críticas nos novos vídeos do Samsung Galaxy A8+

Satirizando a “velocidade que tu precisas”, a tecnológica sul-coreana dá-te vários motivos para comprar as suas ofertas. Entre elas temos os seus ecrãs AMOLED (também presentes no OnePlus 6). Temos também a referência à assistente virtual Bixby e ao seu sistema Pay.

Cumpre ainda mencionar que a tecnológica chiensa depende sobretudo das vendas online ao passo que a Samsung está em loja física. Isto claro, para além de também vender os seus terminais via online.

OnePlus 6 Samsung Galaxy S9 Xiaomi
Apple, Samsung e OnePlus são as três maiores marcas no segmento de topo. ©Counterpoint

Ainda assim, olhando para tudo o que foi exposto, é inegável que a certificação IP68 dá mais confiança aos consumidores. Já por outro lado, os demais argumentos são um tanto desprovidos de fundamento.

Aguardamos agora pelo desfecho deste “duelo”

A utilidade da assistente Bixby é no mínimo…dúbia. Mais ainda, ambos os terminais são construídos em vidro e metal, idênticos neste ponto. Em seguida, os ecrãs são muito idênticos, utilizando a OnePlus painéis fabricados pela própria Samsung.

Já por outro lado o sistema de pagamentos Pay é outros dos inegáveis trunfos da tecnológica sul-coreana. Neste ponto, a OnePlus ainda não tem uma alternativa viável ao sistema de pagamento sem-fios (via NFC).

Aguardamos agora pelo findar deste e do próximo trimestre para podermos aferir o resultado deste duelo. No final, serão as agências de análise de mercado (e os consumidores) a declarar o vencedor.

Assuntos relevantes na 4gnews:

33 aplicações gratuitas na Google Play Store para o teu Android

Qualcomm confirma o Quick Charge 4.0 para o Xiaomi Mi 8

Xiaomi Mi 8 deixa antever mais características em póster oficial

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).