Samsung Galaxy Note 7 Galaxy Note FE Samsung Galaxy Note FE
O Samsung Galaxy Note 7 poderá ser relançado sob o nome “Samsung Galaxy Note FE”

E depois do Note 7? Teremos um Samsung Galaxy Note FE? Muito se tem falado sobre a possibilidade da Samsung voltar a lançar o já esquecido Note 7 depois de todo o fiasco em torno dos problemas com as baterias explosivas do equipamento no final do ano passado. Se por um lado foi grande o esforço para fazer esquecer este episódio, por outro o rasto deixado é de certa maneira insustentável. Uma coisa é certa, o dispositivo em si era fantástico a nível de aspecto e performance mas infelizmente padecia de falhas estruturais graves. O mesmo viria ser retirado dos mercados mas poderá agora voltar com o nome Samsung Galaxy Note FE (Fan Edition).

Vê também: Samsung Galaxy Note 8 chegará com duas opções de memória

Por esta altura do ano passado, estávamos todos deste lado a olhar para leaks ou fugas de informação do que viria a ser o melhor e mais bonito equipamento do ano 2016. Contudo, pouco depois do seu unboxing (abrir a caixa) pelo Filipe Alves aqui na 4gnews, a decisão da Samsung de retirar o equipamento do mercado, deixou-nos sem o poder usufruir.

   

Samsung dedica o Galaxy Note FE aos seus fãs

Depois de toda a agitação mediatica em torno deste fiasco, a Samsung viu-se obrigada a um grande esforço económico para apagar este episódio da sua imagem. Contudo, tudo isto poderá vir de novo à superficie, uma vez que hoje vimos pela primeira vez oficializado o seu relançamento.

Samsung Galaxy Note FE Note 7
Publicidade ao Samsung Galaxy Note FE

Finalmente acabam-se os rumores em torno do destino do Note 7, que tormará então o novo nome de Note F(an) E(dition). O seu lançamento está marcado para o dia 7 de Julho de 2017, poucos meses antes do lançamento do prometido Note 8. Recordo-te que a Samsung fez questão de anunciar pouco depois do fim do Samsung Galaxy Note 7 que a continuidade da gama Note não tinha ficado posta em causa. Uma notícia que veio apaziguar os ânimos dos fãs.

Deverá a Samsung lançar o Galaxy Note FE?

Agora, ao contrário do esperado para o Samsung Galaxy Note 8, o Galaxy Note FE estará apenas disponível em certos mercados, ainda por confirmar. Esta data está apenas confirmada para a Coreia do Sul, mercado interno da Samsung. Muito provavelmente este dispositivo só chegará aos mercados asiáticos para posteriormente não competir com o Galaxy Note 8, por exemplo.

Cartaz Note FE Samsung Galaxy Note 7 Galaxy Note FE Samsung Galaxy Note FE
Cartaz do Galaxy Note FE – Crédito: slashleaks

Para o Galaxy Note FE tudo irá agora depender da aprovação das autoridades competentes de cada mercado. Desta vez, será garantido que os equipamentos não terão o mesmo destino que os seus predecessores, uma vez que foram equipados com uma bateria mais pequena e sujeitos aos novos critérios de teste e segurança da Samsung. Em seguida podes ver as características do modelo original.

Características gerais do Samsung Galaxy Note 7 – Galaxy Note FE:

  • Ecrã de 5.7 polegadas com Stylus (S-Pen)
  • Tecnologia Super AMOLED
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5
  • Resolução Quad-HD 1440 x 2560 com 518ppi
  • Processador Exynos 8890 octa-core a 2.3Ghz
  • 4GB de memória RAM
  • 64GB de armazenamento interno
  • Expansível via microSD até 256GB
  • Bateria de 3500mAh (Galaxy Note 7)
  • Bateria de 3000mAh (Galaxy Note FE)
  • Android 6 Marshmallow atualizável para Android 7.0 Nougat (Samsung Experience)
  • Câmaras principal de 12MP
  • Gravação de vídeo a 4K Ultra-HD
  • Câmara secundária de 5MP
  • USB do Tipo C
  • Sensor biométrico / Leitor de impressões digitais
  • Carregamento sem-fios
  • Scanner de íris
  • Certificação IP68
  • NFC
  • Samsung Pay
  • Variantes com Dual e Single-SIM
  • Peso: 169gr
  • Dimensões: 153.5 x 73.9 x 7.9 mm

Precisamos mesmo de um Galaxy Note FE?

Caso a gigante sul-coreana tenha efectivamente planos para recolocar o Note 7 no mercado, agora sob o nome Galaxy Note FE, esta seria a melhor altura. Antecipava-se aos Note 8 que já estão na calha, e recuperaria um pouco das atenções dos media que agora se encontram colocadas no OnePlus 5, Xiaomi Mi6 e outras marcas chinesas. Para além disso, a reputação da marca parece ter recuperado, o que não é de estranhar face aos extraordinários Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8+.

Por confirmar, permanece ainda o preço destes equipamentos recondicionados. Novos rumores indicam que ao contrário do que se esperava inicialmente, o preço manter-se-á alto, por volta dos 650-700 dólares, a traduzir-se para o mesmo em euros. A conversão para reais de momento ainda não pode ser feita.

As principais diferenças entre o Note 7 e o Samsung Galaxy Note FE?

Em suma, apesar de nos aproximar-mos a passos largos da apresentação do novo Note 8, a empresa sul-coreana quer voltar a colocar no mercado um equipamento que foi um desastre. O novo Note 7 FE será na sua maioria exatamente igual ao modelo retirado do mercado, porém com algumas modificações que poderão garantir a sua segurança.

Talvez o quesito mis importante seja mesmo a sua bateria menor que a presente no modelo original. Caso estas fugas de informação sejam efetivamente verídicas, o novo Note 7, ou simplesmente Galaxy Note FE virá para o mercado com uma bateria de 3000mAh. Com esta redução na bateria do equipamento, a Samsung parece estar confiante que a mesma seja o suficiente para garantir a segurança que o Note 7 infelizmente não teve. Resta saber como será a sua autonomia.

Confirmando-se estes valores e uma eventual disponibilidade na Europa, vês-te a comprar um Samsung Galaxy Note FE? Deixa-nos a tua opinião nos comentários! Por um lado seria pena não fazer chegar tão belo produto ao mercado. Por outro, tendo em conta a reputação do produto original…

Outros assuntos relevantes

Eis o Surface Mini que não chegou a ser lançado pela Microsoft

Sharp lançará dois novos terminais com ecrãs sem extremidades

Porque é que a Apple não chamará o próximo iPhone de “iPhone 8”