Samsung Galaxy Note 9 com Exynos 9810 mostra-nos a sua potência

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

O próximo grande lançamento da maior construtora de dispositivos móveis do mundo será o Samsung Galaxy Note 9. Será este o mais recente topo de gama Android de verão da sul-coreana. Será um equipamento que contará certamente com dois processadores: Qualcomm Snapdragon 845 e Exynos 9810.

Esta tem sido a política utilizada pela tecnológica desde 2017, com o lançamento do Samsung Galaxy S8. Este foi o primeiro smartphone da empresa a chegar ao mercado em duas variantes, com processadores distintos, para mercados distintos.

Vê ainda: Qualcomm Snapdragon 710 é o primeiro SoC da nova gama Snapdragon 700

Os Snapdragon, desenvolvidos pela Qualcomm, têm sido destinados à China e aos EUA. Já os Exynos, desenvolvidos pela Samsung, estão disponíveis nos restantes mercados mundiais. Independentemente da versão em causa ambos têm proporcionado excelentes desempenhos.

Em ambos os casos são processadores de gama alta, com tudo o que de melhor a tecnologia em causa tem para nos oferecer. Importa frisar ao nosso leitor que isso nunca foi posto em causa. Ambos os processadores são fantásticos.

Samsung Galaxy Note 9 já mostrou o seu desempenho com o Exynos 9810

Mas para os aficionados de benchmarks existem algumas diferenças entre estes processadores. Números são apenas e só isso, mas os Exynos têm-se revelado com maiores pontuações nas várias plataformas. Com efeito, chegou a hora de ficarmos a saber como se porta o Samsung Galaxy Note 9 com o processador Exynos 9810.

Esta variante passou recentemente pela plataforma Geekbench, da qual podemos já tirar algumas ilações. Isto acontece cerca de dois meses depois do seu irmão, com o Snadragon 845, ter sido sujeito ao mesmo teste.

E tal como tem acontecido no passado, temos algumas diferenças pontuais entre os dois modelos. Aquele que sai vitorioso desta pequena batalha é o modelo com o processador caseiro da Samsung.

O Exynos 9810 foi capaz de proporcionar ao Galaxy Note 9 2737 pontos em single-core e 9064 pontos em multi-core. Números acima dos 2190 e 8806 registados pelo processador da norte-americana Qualcomm.

A diferença pontual entre estas as versões não é significativa, o que atesta que ambos terão um desempenho bem ao nível da sua gama de mercado. As diferenças serão impercetíveis para o utilizador, resultando numa utilização diária sem grandes percalços.

Este teste realizado pela Geekbench demonstra-nos ainda que o phablet conta com 6GB de RAM e já com o Android Oreo 8.1. Este será, obviamente, mascarado pela interface própria da empresa, a Samsung Experience 9.0.

A linha Note é, habitualmente, a cobaia da sul-coreana para a introdução de novas tecnologias. Com efeito, a introdução de um sensor biométrico embutido no ecrã tem sido uma das maiores especulações em torno deste equipamento.

O que mais esperar deste topo de gama Android?

Por enquanto, esta é uma possibilidade em aberto. Existem rumores que afirmam a sua veracidade, ao passo que outros desmentem esta possibilidade. Só nos resta aguardar por mais dados para que estas dúvidas possam ser desfeitas.

De resto, espera-se todo um hardware de ponta para o Samsung Galaxy Note 9. O mesmo deverá contar com um ecrã Super AMOLED Infinity Display de 6.4 polegadas, com resolução Quad-HD+.

A câmara dupla deverá marcar presença neste modelo, depois da mesma ter sido introduzida nos equipamentos da Samsung no seu antecessor. A mesma não deverá diferir muito daquilo que podemos ver nos mais recentes topos de gama da empresa.

O Galaxy Note 9 deverá contar ainda com uma nova S-Pen. Este característico acessório da linha Note deverá chegar, em 2018, ainda melhor e mais capaz. O utilitário ideal para todos os que utilizam o seu smartphone para efeitos de produtividade.

Por fim, resta-nos falar um pouco sobre a apresentação oficial deste equipamento. Tal como em anos anteriores, especula-se que o novo Note 9 possa chegar mais cedo que o seu antecessor. De notar que o Galaxy Note 8 foi oficializado em agosto de 2017.

Para este ano, especula-se que o novo topo de gama possa chegar já em finais de julho. Mais ainda, o mais recente rumor aponta o dia 29 de julho como o eleito da sul-coreana para nos desvendar a sua nova coqueluche.

Este rumor surgiu no Twitter, na conta SamsungMobile.News. Foi a primeira a avançar com esta data, pelo que é imperativo aguardarmos por mais informações que possam corroborar, ou não, esta informação.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Lenovo Z5 (ZUK Z5) pode chegar com o leitor biométrico sob o ecrã

Android – Nokia apresentará algo novo já na próxima terça-feira

Fortnite alcança $300 milhões em receitas no mês de abril

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.