Android: Samsung Galaxy Note 9 precisa mesmo de trazer algo novo

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Espera-se que o próximo Samsung Galaxy Note 9 seja revelado em agosto. Embora alguns rumores argumentem que o terminal da Samsung será antecipado, ainda nada é certo relativamente a este futuro Android.

A tecnologia tem evoluído e a empresa sul-coreana é uma das marcas que está na vanguarda. Para além dos smartphones, também as televisões frigoríficos ou até máquinas de lavar estão a ficar mais capazes e inteligentes. Mas estou aqui para falar do Samsung Galaxy Note 9.

Vê ainda: Google Play Store: 44 novas aplicações temporariamente grátis

Quero que entendas que este é um artigo de opinião, sente-te livre para concordar ou discordar comigo nos comentários.

Olhando para o que a marca fez este ano, temos de admitir que as coisas começaram bem. O Galaxy S9 foi revelado e, de acordo com a Samsung Portugal, as vendas tem sido positivas. Contudo, a gama Note é bem mais exigente que a gama S.

Porque é que o Samsung Galaxy Note 9 precisa mesmo de novas tecnologias?

É na gama Note que a Samsung testa as suas novas tecnologias. Os terminais são mais caros por alguma razão. Não é só por oferecer um ecrã mais maior. Com um valor acima do normal topo de gama, a Samsung consegue justificar o investimento na investigação. Consegue também oferecer o smartphone Android a um mercado mais pequeno, de forma a ter uma ideia mais concreta da evoluções.

Mercado este que dará feedback valioso do que fazer nos próximos Galaxy S. A gama "S" é importante, é a mais importante. Não se pode arriscar da mesma forma.

Já imaginaste se o problema das baterias do Note 7 fosse num Galaxy S8? Teria sido um desastre totalmente diferente. Um que deixaria a Samsung de rastos durante uns anos. Pelo menos no segmento mobile. Por isso é que a gama Note está aqui. Para ser a cobaia.

A gama Note foi a primeira a trazer:

  • Ecrã grande
  • SPen
  • Ecrã Curvo
  • Reconhecimento de íris
  • Dupla câmara traseira

Quando a Samsung decidiu investir alguma mudança na gama "S" as coisas não correram bem. Lembraste do Galaxy S6 que foi muito criticado por não trazer leitor de cartões de memória?

Esperemos que a versão Android do sistema seja menos pesada que a normal Samsung Experience

Com estas conclusões conseguimos perceber que a gama Note é mais importante do que as pessoas pensam. Se o Galaxy Note 9 não trouxer uma tecnologia nova, isto significa que o próximo Galaxy 10 também não a trará. Ou pelo menos, assim acredito.

Penso que será este ano que a Samsung trará o sensor biométrico no ecrã e alguma forma de desbloqueio idêntico ao Face ID. Ou seja, melhor que o Face Unlock e mais rápido que o reconhecimento de íris.

O Samsung Galaxy Note 9 pode até não mudar muito o design face ao Galaxy S9+, todavia, é bom que nos traga algo de novo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google permitirá fazer pagamentos para os teus contactos

Google Play Store atualizada com a versão 9.5.09 – Download da APK

Nokia X. Conceito bem peculiar

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.