Samsung Galaxy Note 8 já é oficial - Chegou para dominar o Android!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Hoje é dia de "Unpacked 2017", o evento da sul-coreana Samsung teve lugar em Nova Iorque nos Estados Unidos da América e foi lá que o mundo conheceu o novo "Rei" para o mundo Android. A sua missão é clara, dominar o mercado Android, dar a conhecer as mais valias e produtividade dos smartphones Galaxy e claro, proporcionar uma alternativa de peso aos próximos lançamentos da Apple. Este é o novo Samsung Galaxy Note 8 e já foi apresentado responsável máximo pelos dispositivos móveis da marca, o senhor d Oreo com todas estas novidades!

Sob o mote "Do bigger things" - cria obras maiores ou faz coisas maiores, o novo smartphone da Samsung é incrível pelo seu design, pelas suas características, funcionalidades e até mesmo pelo preço que será sem dúvida alvo de ampla discussão. Contudo, a primeira missão deste Galaxy Note 8 será corrigir o passado e sim, o fantasma do Note 7 ainda paira sobre a marca.

Este é o Samsung Galaxy Note 8

O Samsung Galaxy Note 8 é o primeiro grande lançamento desta linha Note depois da enorme problemática e, em última análise, fracasso do Note 7. Dispositivo que, por causa de um defeito de fabricação na bateria, aquecia em demasia até explodir.

Este defeito grave levou à sua recolha global e terá original prejuízos de 17 mil milhões de dólares para a gigante sul-coreana. Apesar de tudo, os fãs permaneceram fiéis à Samsung e a espera parece ter valido a pena. Este é o Samsung Galaxy Note 8 e é um colosso!

O ecrã ou tela são grandes, muito grandes com 6.3 polegadas. Mais do que um simples Galaxy S8+ XXL, este Samsung Galaxy Note 8 trouxe também uma nova stylus, a S Pen que já é sinónimo de Note. Conta com um belo painel Super AMOLED, claro, e traz um novo ratio, um novo formato 18.5:9 que torna a sua utilização com uma só mão exequível, ainda que não muito fácil no dia-a-dia atribulado.

Na sua traseira teremos o leitor de impressões digitais ou sensor biométrico para além do sensor de batimentos cardíacos e, a grande novidade, uma câmara principal dupla com zoom ótico de 2x. Temos aqui não um mais dois sensores de 12MP com flash dual-LED. O melhor de tudo? Ambas as câmaras possuem estabilização ótica da imagem (OIS) para fotos e vídeos sem tremuras. O software também conta com vários modos para te deixar tirar a melhor foto possível.

Câmara dupla e S Pen são alguns dos trunfos do Samsung Galaxy Note 8

No seu interior encontramos o poderoso Snapdragon 835 da Qualcomm e o Exynos 8895 da Samsung consoante o mercado a que se destinem.

Ambos os motores são extremamente poderosos e tornarão este Samsung Galaxy Note 8 um dos Android mais rápidos do mercado. Estará disponível com 6GB de memória RAM e 64/128GB de armazenamento interno.

Para os mercados asiáticos como a China e Coreia do Sul teremos uma versão reforçada com 8GB de memória RAM e 256GB de armazenamento interno sendo este expansível em todas as variantes.

A nível de bateria a Samsung foi algo conservadora ao utilizar uma célula com capacidade de 3300mAh. É menor do que a bateria de 3500mAh no Galaxy S8+ mas lembrem-se que a S Pen também ocupa algum espaço.

As especificações do Samsung Galaxy Note 8

Muito recentemente, o Galaxy Note 8 passou pela GFXBench, uma conceituada plataforma de testes de performance a smartphones, e onde não poderia deixar de nos divulgar as suas especificações:

  • Ecrã / Tela Super AMOLED de 6,4 polegadas
  • Resolução: Quad-HD 1440×2960 pixéis
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5
  • Tecnologia "Always-on"
  • Processador Exynos 8995 da Samsung na Europa
  • Processador Snapdragon 835 da Qualcomm nos EUA
  • 6GB de memória RAM
  • 64/128 de armazenamento interno
  • Expansão de memória interna via cartão microSD
  • Câmara traseira com dois sensores de 12MP
  • Zoom ótico na câmara traseira de 2x
  • Abertura de f/1.7 & f/2.4, OIS em ambas (estabilização ótica da imagem)
  • Câmara frontal de 8MP
  • Sistema Operativo Android 7.1.1 Nougat
  • Interface Gráfica Grace UI da Samsung
  • Leitor de impressões digitais / biométrico
  • Scan de íris
  • Caneta (stylus) S-Pen
  • Dimensões: 162.5 x 74.6 x 8.5 mm
  • Peso: 195 gr
  • Certificação IP68 (resistência à água e ao pó)
  • Bateria de 3300mAh
  • Carregamento rápido e wireless
  • USB do Tipo C e porta jack de 3.5mm
  • Disponível em Azul e Dourado, Preto e Cinza Orquídea

Samsung Galaxy Note 8 chegou para dominar o mercado Android

Este novo lançamento mostra a clara intenção da Samsung em se manter como líder no mercado mundial de smartphones e dispositivos móveis. Note-se que, de acordo com a empresa de consultoria de mercado Gartner, no primeiro trimestre de 2017 a Samsung continuava na liderança, tendo vendido cerca de 78 milhões de dispositivos.

Contudo, este valor registou uma diminuição de 3% face aos números de 2016 durante o mesmo período. Mesmo assim, a sul-coreana continuou a dominar com uma quota de 20.7% do mercado.

Este é o novo Samsung Galaxy Note 8 e vem preparado para reinar no mundo Android

É a líder incontestável do mercado Android e a sua grande rival, Apple que ocupa o 2º lugar com 52 milhões de dispositivos vendidos é seguida pela chinesa Huawei que neste período vendeu 34 milhões de equipamentos.

Segue-se a Oppo com 31 milhões, a Vivo com 26 milhões. Isto prova que as construtoras chinesas estão a crescer a olhos vistos e este Samsung Galaxy Note 8 chega com a clara intenção de reafirmar a dominância da sul-coreana.

Para mais informações sobre este tema, mais dicas e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Aqui está, tudo o que precisas de saber (para já), sobre o Samsung Galaxy Note 8. Qual a tua opinião sobre este novo dispositivo da gigante sul-coreana? Será um sucesso de vendas? Poderá fazer frente ou próximo iPhone?

(Artigo em desenvolvimento)

Outros assuntos relevantes:

iOS 11 – Apple lançou a “beta 7” com várias novidades para o teu iPhone

phone surpreende em novas fotos oficiais

o pode conter solução secreta para “bootloop” no Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.