Samsung Galaxy Note 8 recebe finalmente o Android Oreo em Portugal

Rui Bacelar
O Galaxy Note8 foi apresentado no passado mês de agosto. Na imagem, DJ Koh. CEO do departamento móvel da marca.

Seria apresentado em agosto de 2017 após um pedido de desculpas pelo desaire do Galaxy Note 7. O Samsung Galaxy Note 8 seria a estrela do evento Unpacked que marcaria o ponto alto desse quente mês de agosto. Ora, pouco antes da sua apresentação, no dia 21 desse mesmo mês ficaríamos também a conhecer o Android Oreo. Esta que é a 8ª versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis.

Começaria assim uma tortuosa história de encontros (versão Beta) e desencontros que só agora, em abril de 2018 chegariam ao fim. Com efeito, seriam necessários 8 meses desde a apresentação do smartphone e da nova versão do sistema operativo até que ambos se encontrassem em Portugal. Ora, ainda se de um smartphone de entrada estivéssemos a falar, mas não...longe disso!

Vê ainda: d

Em primeiro lugar, cumpre relembrar o papel da Samsung como a maior fabricante mundial de smartphones. Mais ainda, é também a marca que mais vende em Portugal segundo os dados da análise / review escrita. Relembro ainda que este Samsung Galaxy Note 8 foi o dispositivo móvel mais caro alguma vez lançado pela Samsung. Com efeito, seria o primeiro smartphone a pisar a "barreira" dos 1000€ em loja física nacional.

As desaventuras do Samsung Galaxy Note 8

Ora, creio que não ofenderá ninguém ao dizer que, por norma, quando pagamos um preço premium, exigimos um serviço correspondente. Se pagamos mais, se compramos o produto mais caro de uma marca, é legítimo criar expectativas superiores? No meu entender, sim. Aliás, pelo preço, o Samsung Galaxy Note 8 deveria chegar acompanhado pelo menos com duas garrafas de Ruinart. Bruto. É um smartphone (phablet) premium, um artigo de luxo.

Seriam preciso esperar cerca de 8 meses até que este topo de gama fosse atualizado. Por fim. Chegou.

Android Oreo, a atualização que nunca mais chegava...

Mais do que uma ferramenta de trabalho é uma prova daquilo que de melhor a Samsung é capaz de fazer e isto deixa-me preocupado. Se o melhor que a Samsung é capaz de fazer significa estar mais de meio ano à espera de uma mísera atualização para Android Oreo então temos más notícias.

Porventura, mais do que qualquer outro smartphone, o topo de gama Samsung Galaxy Note 8 deveria ser o primeiro a receber a atualização. Em vez disso seria o pelo caminho.

Interface Samsung Experience 9.0 "reveste" o Android Oreo

Entendam, não estamos aqui a falar das vantagens ou desvantagens do Android Oreo. Caramba, nesta altura já estamos a olhar para o Android . Mas sim, temos imensas novidades e sobretudo melhorias de segurança a serem implementadas com o Android Oreo.

Onde pára a atualização para este dispositivo? Porquê tanta demora? Porquê 8 meses de espera em Portugal?

Ora, para todo e qualquer utilizador do Samsung Galaxy Note 8, o Android Oreo trará todo um novo leque de funcionalidades. Trata-se de uma grande atualização de sistema que te trará os Pontos para as Notificações. Um controlo mais restrito das aplicações em 2º plano, o auto-preenchimento dos formulários dentro das aplicações e na navegação Web. Sem querer aborrecer o caro leitor, todas as novidades poderão ser .

Por fim, chegou o Android Oreo...

Mais uma vez, continuamos sem ter uma explicação plausível para tanta demora na preparação e distribuição do Android Oreo. É certo que a Samsung utiliza uma interface que reveste todos os aspectos funcionais e visuais do sistema Android puro.

Já por outro lado, se existe alguma marca que não terá falta de meios e capital. Pelo menos para já. Esta é a empresa é sem dúvida a Samsung. Até que por fim, chegaria esta atualização que pesa cerca de 1.5GB. Escusado será dizer que o seu download deve ser feito através de uma conexão Wi-Fi a não ser que o teu plano de dados seja bastante generoso.

Por fim, o Samsung Galaxy Note 8 foi atualizado...

Em última análise, é certo que o software da marca costuma ser perfeitamente estável. É certo que nele há muito para ser desfrutado. Mais ainda, sabemos que as marcas pouco interesse (financeiro) têm nas atualizações. Aliás, se o produto ficar lento ou ultrapassado tanto melhor.

Ora, afinal de contas, a empresa quer vender dispositivos móveis, smarptohnes, tablets e afins. Pois bem, se o cliente não está bem pode sempre comprar um novo Samsung Galaxy S9. Ora, esse até já chegaria ao mercado com o sistema Android Oreo.

Esperemos, na certeza contrária, que o Samsung Galaxy Note 9 não seja um no que às atualizações diz respeito...

Assuntos relevantes na 4gnews:

Já podes instalar a nova App de câmara da Nokia – APK

d Oreo e preço mais competitivo

Google Play Store: Aplicação 4gnews ultrapassa os 10 mil downloads

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.