Samsung Galaxy Note 8 recebe finalmente o Android Oreo em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Seria apresentado em agosto de 2017 após um pedido de desculpas pelo desaire do Galaxy Note 7. O Samsung Galaxy Note 8 seria a estrela do evento Unpacked que marcaria o ponto alto desse quente mês de agosto. Ora, pouco antes da sua apresentação, no dia 21 desse mesmo mês ficaríamos também a conhecer o Android Oreo. Esta que é a 8ª versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis.

Começaria assim uma tortuosa história de encontros (versão Beta) e desencontros que só agora, em abril de 2018 chegariam ao fim. Com efeito, seriam necessários 8 meses desde a apresentação do smartphone e da nova versão do sistema operativo até que ambos se encontrassem em Portugal. Ora, ainda se de um smartphone de entrada estivéssemos a falar, mas não...longe disso!

Vê ainda: d

Em primeiro lugar, cumpre relembrar o papel da Samsung como a maior fabricante mundial de smartphones. Mais ainda, é também a marca que mais vende em Portugal segundo os dados da análise / review escrita. Relembro ainda que este Samsung Galaxy Note 8 foi o dispositivo móvel mais caro alguma vez lançado pela Samsung. Com efeito, seria o primeiro smartphone a pisar a "barreira" dos 1000€ em loja física nacional.

As desaventuras do Samsung Galaxy Note 8

Ora, creio que não ofenderá ninguém ao dizer que, por norma, quando pagamos um preço premium, exigimos um serviço correspondente. Se pagamos mais, se compramos o produto mais caro de uma marca, é legítimo criar expectativas superiores? No meu entender, sim. Aliás, pelo preço, o Samsung Galaxy Note 8 deveria chegar acompanhado pelo menos com duas garrafas de Ruinart. Bruto. É um smartphone (phablet) premium, um artigo de luxo.

Android Oreo, a atualização que nunca mais chegava...

Mais do que uma ferramenta de trabalho é uma prova daquilo que de melhor a Samsung é capaz de fazer e isto deixa-me preocupado. Se o melhor que a Samsung é capaz de fazer significa estar mais de meio ano à espera de uma mísera atualização para Android Oreo então temos más notícias.

Porventura, mais do que qualquer outro smartphone, o topo de gama Samsung Galaxy Note 8 deveria ser o primeiro a receber a atualização. Em vez disso seria o alguns bugs pelo caminho.

Interface Samsung Experience 9.0 "reveste" o Android Oreo

Entendam, não estamos aqui a falar das vantagens ou desvantagens do Android Oreo. Caramba, nesta altura já estamos a olhar para o Android Developer Preview. Mas sim, temos imensas novidades e sobretudo melhorias de segurança a serem implementadas com o Android Oreo.

Ora, para todo e qualquer utilizador do Samsung Galaxy Note 8, o Android Oreo trará todo um novo leque de funcionalidades. Trata-se de uma grande atualização de sistema que te trará os Pontos para as Notificações. Um controlo mais restrito das aplicações em 2º plano, o auto-preenchimento dos formulários dentro das aplicações e na navegação Web. Sem querer aborrecer o caro leitor, todas as novidades poderão ser encontradas aqui.

Por fim, chegou o Android Oreo...

Mais uma vez, continuamos sem ter uma explicação plausível para tanta demora na preparação e distribuição do Android Oreo. É certo que a Samsung utiliza uma interface que reveste todos os aspectos funcionais e visuais do sistema Android puro.

Já por outro lado, se existe alguma marca que não terá falta de meios e capital. Pelo menos para já. Esta é a empresa é sem dúvida a Samsung. Até que por fim, chegaria esta atualização que pesa cerca de 1.5GB. Escusado será dizer que o seu download deve ser feito através de uma conexão Wi-Fi a não ser que o teu plano de dados seja bastante generoso.

Por fim, o Samsung Galaxy Note 8 foi atualizado...

Em última análise, é certo que o software da marca costuma ser perfeitamente estável. É certo que nele há muito para ser desfrutado. Mais ainda, sabemos que as marcas pouco interesse (financeiro) têm nas atualizações. Aliás, se o produto ficar lento ou ultrapassado tanto melhor.

Ora, afinal de contas, a empresa quer vender dispositivos móveis, smarptohnes, tablets e afins. Pois bem, se o cliente não está bem pode sempre comprar um novo Samsung Galaxy S9. Ora, esse até já chegaria ao mercado com o sistema Android Oreo.

Esperemos, na certeza contrária, que o Samsung Galaxy Note 9 não seja um déjà vu no que às atualizações diz respeito...

Assuntos relevantes na 4gnews:

Já podes instalar a nova App de câmara da Nokia – APK

d Oreo e preço mais competitivo

Google Play Store: Aplicação 4gnews ultrapassa os 10 mil downloads

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.