Samsung Galaxy Note 20 poderá ser o último da mítica família de smartphones! Entende

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Desde o lançamento do primeiro Samsung Galaxy Note em 2011 que esta linha se destacou, criando uma nova categoria de smartphones que na altura receberam a alcunha de "phablets". Além do ponto de venda único que era a presença da S-Pen, os Galaxy Note sempre se destacaram pelas suas grandes dimensões, sendo ferramentas perfeitas de produtividade on-the-go.

No entanto, ao longo dos últimos anos com o constante aumento do padrão "normal" para a dimensão dos ecrãs nos smartphones, os Galaxy Note acabaram por perder destaque. Hoje em dia, pouco mais têm a oferecer de único que não a sua S-Pen.

Agora, de acordo com informações avançadas pelo site SamMobile, acredita-se que o Samsung Galaxy S21 irá chegar com suporte para a S-Pen, acabando por originar o encerrar da família Note. Ainda no mesmo relatório, é referido que a caneta deverá ser apenas integrada no Galaxy S21 Ultra.

Samsung Galaxy Note poderão não celebrar uma década de existência

Ainda que as informações realcem que a decisão de cancelar a linha Galaxy Note não tenha sido ainda tomada de forma definitiva, parece mais provável que a S-Pen seja também integrada num próximo smartphone dobrável, o Galaxy Z Fold 3.

Certamente que um dos desafios para que esta se torne numa decisão final é o facto de poder significar uma grande quebra na venda de smartphones durante a segunda metade de 2021. Habitualmente, a fabricante consegue alcançar mais de 10 milhões de unidades dos novos Galaxy Note.

Caso acabem por "substituir" os populares topos de gama pelo lançamento de um único smartphone dobrável na segunda metade de 2021, os resultados poderão ser devastadores. Atualmente, conseguem apenas garantir a produção de 600,000 de painéis por mês para os smartphones dobráveis, podendo aumentar o valor para 1 milhão até ao final do ano.

Mesmo que isso aconteça, parece pouco provável que tenham capacidade para igualar os níveis de produção dos atuais Galaxy Note. Além disso, o preço consideravelmente mais alto dos smartphones dobráveis irá continuar a ser um grande impeditivo para os seus níveis de procura.

Família Galaxy Note tem os seus dias contados

Esquecendo todos os possíveis problemas que o encerramento da linha Galaxy Note poderá trazer à Samsung, não é difícil perceber que a sua existência tornou-se pouco relevante ao longo dos últimos anos.

Desde que a dimensão dos ecrãs dos Samsung Galaxy S deu o natural salto para valores muito próximos dos apresentados pelos Galaxy Note que, o único ponto de destaque passou a ser apenas a S-Pen.

Sem muito mais para oferecer que não seja o suporte para a S-Pen, fará muito mais sentido que a fabricante opte por trazer a caneta para os seus principais topos de gama. Desta forma, poderão focar os recursos destinados ao desenvolvimento dos Galaxy Note, para melhoria dos smartphones dobráveis e possível desenvolvimento de uma nova linha de smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tens um smartphone Samsung? Vais querer ativar esta funcionalidade!
  • Samsung Galaxy Z Fold 2: publicidade mostra todas as razões para teres um smartphone dobrável
  • Samsung One UI 2.5 a caminho! Vê se o teu equipamento está na lista
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.