Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy M55 5G review: processador certo para um gama média elegante

André Alves
André Alves
Tempo de leitura: 8 min.

Samsung Galaxy M55 Review 4gnews

Samsung Galaxy M55
★★★★☆4Bom

O Samsung Galaxy M55 é o smartphone da recente linha M, que tem características que o distingue de outros modelos da marca. O design elegante e o desempenho com o Snapdragon 7 Gen 1 separam este equipamento da famosa linha A da Samsung.

É um telemóvel interessante com vários trunfos dentro da gama média da Samsung, como o carregamento mais rápido de 45w. Há algumas diferenças significativas face ao modelo anterior (M54), que o torna um smartphone diferenciado. Com o Galaxy M55 podem contar com bom desempenho com um preço mais acessível entre os smartphones da Samsung.

Prós
  • Bom desempenho com processador Snapdragon
  • Ecrã com fluidez
  • Bateria com boa autonomia e carregamento rápido de 45w
  • Design fino, leve e elegante
Contras
  • Câmara traseira podia ser melhor
  • Não inclui carregador nem capa

O Samsung Galaxy M55 é um smartphone de gama média da Samsung que é apenas vendido online. Chegou-me às mãos com a fama de "rei das selfies" devido à sua câmara frontal de 50 MP, mas durante a análise fui ficando mais interessado noutros aspetos como o seu design e desempenho. Não é um smartphone que podemos comparar com a série S24, mas é um smartphone mais acessível com o selo de qualidade da Samsung.

Samsung Galaxy M55

Samsung Galaxy M55 5G

Ecrã: Super Amoled+ 6,7 polegadas a 120Hz
Memória: 8 GB
Armazenamento: 128 GB
Processador: Snapdragon 7 Gen 1
Câmaras Traseiras: 50 MP, 8 MP (ultrawide) e 2 MP (macro)
Câmara Selfie: 50 MP e vídeo a 4K
Bateria: 5000mAh e carregamento rápido a 45W
Lançamento: março 2024

Estive a analisar o Samsung Galaxy M55 durante duas semanas, e explorei vários pontos chave como o desempenho (que me surpreendeu), e a fotografia que me pareceu abaixo das expectativas. Durante esse período consegui entender o quanto é agradável usar este smartphone no dia-a-dia, pelo seu design e performance.

Unboxing

Unboxing Samsung Galaxy M55

Começando pela experiência do unboxing, neste ponto a Samsung optou pelas "poupanças necessárias" eventualmente para baixar o preço. Junto com o smartphone, tens um cabo USB-C, um guia rápido de uso e um pino de ejeção para colocares o cartão SIM. A caixa é bem compacta, e o equipamento vem devidamente protegido com um plástico que o envolve.

O Samsung Galaxy M55 tem carregamento rápido de 45w e seria sem dúvida uma mais valia que viesse incluído um carregador compatível. Poderiam até aumentar o preço do equipamento em 20 €, e ainda assim o utilizador ficaria a ganhar.

Design e Construção

Samsung Galaxy M55 Design Frente

A primeira vez que seguras o Samsung Galaxy M55, consegues entender que é um smartphone com uma proposta diferente, logo pelo seu design. De imediato sentes que é um equipamento leve, fino e de manuseamento fácil. Apesar de a tela ser de 6,7 polegadas, não me pareceu um equipamento grande graças ao seu design prático.

O modelo que testei tem um azul escuro que dá um efeito muito gracioso quando reflete com a luz. Também achei as três câmaras traseiras com um posicionamento muito atrativo, dando um toque de classe ao smartphone.

Samsung Galaxy M55 Design

Samsung Galaxy M55 Design 2

Samsung M55 Design Indoor

O design do Samsung Galaxy M55 foi das melhores surpresas que tive durante análise. Eu estou acostumado a usar telemóveis mais pequenos, mas via-me perfeitamente a usar este smartphone no dia-a-dia, devido ao seu peso (180 gramas) e sua espessura. É um smartphone muito prático de segurar.

Contudo, todo o equipamento é de plástico e não há acabamentos premium de metal ou vidro como noutros smartphones de gamas superiores. Mas não é por isso de todo que dá um ar de "telemóvel barato".

Ecrã

Ecrã Samsung Galaxy M55

No Samsung Galaxy M55, tal como o modelo anterior, contamos com um ecrã Super Amoled+ de 6,7 polegadas com uma taxa de atualização de 120Hz. Em pouco tempo de utilização é muito fácil de entender a fluidez do ecrã e como responde muito bem a vídeos e para jogar se mostrou como uma boa opção. O ecrã também tem um pico de brilho de 1000 nits que se mostrou o suficiente para os diferentes ambientes.

Este é também o primeiro modelo da linha M que traz o leitor de impressões digitais no ecrã. O leitor no ecrã funcionou muito bem, sempre à primeira tentativa.

Infelizmente, Samsung Galaxy M55 não vem com o vidro de alta-resistência Gorilla Glass (como o seu antecessor M54) nem existe certificação IP. Apesar do ecrã apresentar bons resultados, fiquei com dúvidas no que toca à sua resistência. Como segurança, recomendo a colocar uma película após a compra.

Desempenho

Performance Samsung Galaxy M55

A performance do Galaxy M55 é outro dos destaques que não fiquei indiferente e o grande responsável é o processador da Qualcomm Snapdragon Gen 1. Apesar de ser um processador de 2022, é um grande update face à versão anterior, onde o Galaxy M54 usava um Exynos 1380. Dentro da gama média da Samsung não encontras um processador Snapdragon e isto faz toda a diferença. Por exemplo, o Galaxy A55, que ronda o mesmo preço, usa um Exynos 1480 que é igualmente bom, mas não tem o mesmo desempenho.

Para testar joguei o Genshin Impact com gráficos no máximo, e consegui jogar em total fluidez sem que o equipamento aquecesse muito. Se gostas de jogar e aprecias os smartphones da Samsung, o Galaxy M55 parece-me uma boa opção sem precisares de gastar muito na gama alta.

Samsung M55 Benchmark
Pontuação de CPU do Galaxy M55 no Geekbench 6

A versão que eu testei tinha 8GB de memória RAM o que me pareceu suficiente para um uso despreocupado do equipamento. Durante a minha experiência não senti o smartphone arrastar-se com o uso das mais variadas aplicações o que me levou a concluir que passou exemplarmente no que é esperado para um telemóvel de gama média. A Samsung definitivamente deveria apostar mais nos processadores Snapdragon, pois casam perfeitamente com os seus smartphones.

Interface

O Galaxy M55 corre o sistema operativo Android 14 com o interface da Samsung One UI 6.1 . Isto significa que vais ter as habituais apps de raiz da Samsung, mas ainda não tens todo o potencial da inteligência artificial como tem, por exemplo, os modelos Galaxy S24. Pessoalmente achei a experiência do interface leve sem bloqueios.

Outra boa notícia é que o Galaxy M55 traz 5 anos de atualizações de software: 4 updates da versão Android e 5 anos de atualizações de segurança.

Câmaras

No que toca às câmaras, o Galaxy M55 é um smartphone que cumpre, mas poderia fazer mais. Houve uma mudança em relação ao modelo anterior M54 que se apresentava com uma câmara principal de 100 MP e este M55 vai para os 50 MP, tal como o modelo A55. A responsabilidade não estará nos megapíxeis, mas sinto que existe o contraste não é o melhor, e as fotografias apresentam-se algo escuras, na minha opinião.

As fotografias tiradas de dia apresentam-se com qualidade suficiente para um gama média, mas parece-me que neste modelo a Samsung não apostou mais nas câmaras traseiras. Deixo alguns exemplos onde testei diferentes cenários e cores.

Samsung M55 Fotografia Igreja

Samsung M55 Fotografia Cidade

Samsung M55 Fotografia Jardim

Samsung M55 Fotografia Jardim 2

Samsung M55 Fotografia Retrato
Fotografia tirada em modo retrato

Samsung M55 Fotografia Skatepark

Samsung M55 Modo Noite
Fotografia tirada com o modo noite

O modo especial para tirar fotografias à noite pareceu-me razoável. No entanto, quando usas esta função é necessário esperar cerca de 7 segundos para tirar a fotografia. Nesse período tens que ficar com o telemóvel parado enquanto o sistema prepara a fotografia. Não é uma funcionalidade prática, mas provavelmente foi a forma que se encontrou para conseguir resultados favoráveis.

Câmara frontal (Selfie)

Samsung M55 Selfie Normal
Selfie tirada no modo normal
Samsung Galaxy M55 Selfie Modo Retrato
Selfie tirada no modo retrato

Acho que no caso deste Galaxy M55, o grande protagonista é a câmara frontal (selfie) com os seus 50 MP. Muitas vezes o Galaxy M55 foi rotulado como "rei das selfies" e de facto tem uma câmara frontal que tira fotos com bons resultados. Se tens por hábito tirar muitas selfies, podes considerar este smartphone como opção.

Bateria

A bateria do Galaxy M55 é outro ponto positivo que vale a pena reforçar. Se olharmos para as especificações, à partida parece que há um downgrade de bateria face ao modelo anterior (M54) que tinha 6000 mAh e agora o M55 apresenta-se com 5000 mAh. Mas aqui o grande fator decisivo é o processador Snapdragon que é mais eficiente que o anterior Exynos. Sendo assim, os atuais 5000 mAh, dão perfeitamente para 2 dias de uso do smartphone.

O carregamento rápido é outra das boas novidades. O M55 tem um carregamento de 45W por cabo o que o torna um dos mais rápidos a carregar entre os smartphones da Samsung. Isto significa que mais ou menos em 1h10m consegues carregar totalmente o telemóvel. Por outro lado, este modelo não vem com carregamento sem fios.

Conclusão: o design e o desempenho fazem a diferença

Samsung Galaxy M55 Conclusão

O Samsung Galaxy M55 é um smartphone com uma proposta diferente para quem quer um equipamento da marca dentro da gama média. Neste caso o grande protagonista diria que é o processador Snapdragon 7 Gen 1 que faz toda a diferença na performance e até na bateria do smartphone. Daí se gostas de jogar jogos mais exigentes, não precisas de pagar por um topo de gama, o Galaxy M55 cumpre bem com essa função.

No entanto, se tiveres à procura de um smartphone para tirar fotografias, parece-me que haverá outras soluções dentro da gama média. É evidente que a câmara frontal (selfie) pareceu-me melhor com os seus 50 MP, mas a câmara principal não faz a diferença. Para fotografia acho que mais vale optares pelo Galaxy A55 que estará na mesma faixa de preço.

O design pode ser um ponto chave para a escolha do Galaxy M55. A experiência de uso foi muito positiva por ser um smartphone fino e leve, que o torna muito fácil de manusear para uma tela de 6,7 polegadas. Fiquei com boa impressão por ser tão prático.

Quanto ao preço que ronda os 440 euros, não me parece exagerado pelas qualidades e hardware que apresenta, mas é uma gama que já encontras várias opções. Se gostas da marca e dás valor ao desempenho do smartphone em detrimento da fotografia, então será uma boa opção para ti.

Samsung Galaxy M55

Samsung Galaxy M55 5G

Ecrã: Super Amoled+ 6,7 polegadas a 120Hz
Memória: 8 GB
Armazenamento: 128 GB
Processador: Snapdragon 7 Gen 1
Câmaras Traseiras: 50 MP, 8 MP (ultrawide) e 2 MP (macro)
Câmara Selfie: 50 MP e vídeo a 4K
Bateria: 5000mAh e carregamento rápido a 45W
Lançamento: março 2024

André Alves
André Alves
O André juntou-se ao 4gnews em 2018 e tem colaborado como editor. Licenciado em Jornalismo, seu interesse por tecnologia sempre esteve presente desde criança.