Samsung renova a sua gama de smartphones económicos para 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A maior fabricante mundial de smartphone e dispositivos móveis no mundo, a sul-coreana Samsung brinda-nos agora com dois novos equipamentos. São eles os novos Samsung Galaxy J7 (2018) e o Galaxy J3 (2018), ambos com a plataforma / sistema Android Oreo da Google.

Ambos os terminais são muito idênticos entre si, variante apenas no tamanho de ecrã (5 polegadas e 5.5 polegadas). Temos também as diferenças nas capacidades das respectivas baterias, não sendo os seus valores revelados pela fabricante Android.

Vê ainda: d chega a Portugal por 849€

São duas novas soluções de gama baixa / gama de entrada, primando ambos pela economia. Ainda assim, a fabricante não revelou os preços de venda ao público de ambos os terminais, esperando-se que não ultrapassem os 150 euros e os 200 euros em média.

Entre ambos, o melhor é efetivamente o Samsung Galaxy J7 (2018), sendo também o modelo mais caro. Este terminal Android está equipado com um ecrã de 5.5 polegadas de diagonal com o formato 16:9. Apresenta um ecrã Super AMOLED com resolução HD de 1280 x 720 pixéis.

Chegaram os novos Samsung Galaxy J3 e Samsung Galaxy J7 (2018)

A seu favor pesam também as suas duas câmaras de 13MP, na parte frontal e na parte traseira. No primeiro caso com uma abertura focal de f/1.9 para as selfies e no segundo caso com uma abertura focal de f/1.7.

Conta ainda com um flash LED na sua câmara traseira, para a fotografia convencional. Aqui, segundo a fabricante Android, as câmaras do Samsung Galaxy J7 (2018) foram concebidas para proporcionar melhores resultados mesmo em cenários de pouca luz.

A Samsung optimizou estas câmaras para que as mesmas te surpreendam quando capturas fotos em restaurantes, concertos, etc. Em suma, nos locais onde normalmente acabamos por capturar mais fotografias.

Otimizados para fotografia em ambientes com pouca luminosidade

Seja como for, o hardware presente nestas câmaras acaba por ser exatamente o mesmo que temos nos terminais de 2017. Aqui as melhorias, caso existam, estarão unicamente presentes no software e no processamento da imagem.

A fabricante sul-coreana promete ainda uma grande bateria em ambos os terminais, prometendo uma autonomia ainda melhor. Ainda assim, não revelou qual a capacidade exata desta célula. Caso seja igual à do seu antecessor teremos aqui 3000mAh.

Software - Android Oreo com a Samsung Experience

Note-se que estas baterias são amovíveis, algo que pode implicar a utilização do plástico como principal material de construção. Apesar de os seus antecessores serem construídos em metal, este ano não temos a confirmação dos materiais utilizados.

Note-se que ambos os terminais são idênticos no que ao design diz respeito. Ambos com uma aparência arredondada com arestas discretas. Temos também os ecrãs com o antigo formato 16:9, ao passo que atualmente a indústria já se estabeleceu nos 18:0.

Temos ainda a presença de um botão físico central, o botão Home para voltar ao ecrã inicial ou para ativar o Google Assistant. Ainda assim, não sabemos se neste botão teremos ou não o leitor de impressões digitais / sensor biométrico. Provavelmente não.

O Samsung Galaxy J3 (2018) é o mais económico

Já por outro lado, o novo Samsung Galaxy J3 (2018) conta com um ecrã de 5 polegadas de diagonal. Caso a história se tiver repetido então temos aqui um ecrã IPS LCD, também ele com resolução HD, portanto 1280 x 720 pixéis.

De igual forma, a Samsung não revelou qual é o processador utilizado nestes "novos" smartphones Android. Ainda assim, se não tivermos alterações face ao modelo de 2017, então temos aqui o Exynos 7570. Esta plataforma móvel conta com um total de 4 núcleos de processamento, sendo portanto um quad-core.

Apresenta uma frequência máxima de 1.4GHz. Conta ainda com um total de 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno. Este SoC ou plataforma móvel é o provável processador dos Galaxy J3 2018 e Galaxy J7 2018.

Ambos os smartphones trazem o sistema Android Oreo da Google

Algo que importa frisar é o facto de a Samsung não ter revelado detalhes cruciais como o preço de venda ao público de ambos os smartphones. Ainda assim, o preço dos seus antecessores ronda os 160 euros e os 220 euros, em média.

Tendo em conta a escassez de melhorias significativas não esperamos um aumento de preços nesta nova geração. Ainda assim, teremos que esperar pela sua chegada ao mercado para poder confirmar os valores de venda.

A fabricante sul-coreana renova assim o seu segmento de entrada para 2018. Dois novos smartphones com a plataforma Android Oreo e a sua Experience UI. Para além disso, as novidades são um tanto escassas.

Ambos os terminais deverão chegar ao mercado, também à Europa, a partir do Verão de 2018. Até lá certamente teremos novidades sobre estes novos dispositivos móveis.

Assuntos relevantes na 4gnews:

alaxy J3 para 2018

d Go no Brasil

alaxy J7 para 2018

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.