Samsung Galaxy J5 2016 salta diretamente para o Android Nougat 7.1.1

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de até mesmo o Samsung Galaxy J7 2016 ter sido atualizado com a versão Android Nougat 7.0, há mais de dois meses, seria de esperar que entretanto o Samsung Galaxy J5 2016 (Galaxy J5 Metal), seguisse o mesmo rumo e recebesse esta atualização ao mesmo tempo dos outros equipamentos desta gama. Infelizmente tal não aconteceu e durante dois meses os seus utilizadores esperaram e desesperaram.

Vê ainda: SamMobile, verifica-se a chegada efetiva desta atualização aos smartphones Samsung Galaxy J5 2016. Aliás, para compensar tamanha espera de 2 meses, a marca sul-coreana terá decidido saltar diretamente para o Android Nougat 7.1.1 e incluir também a nova versão da sua interface própria, a Experience 8.5 UX.

Samsung Galaxy J5 2016 salta diretamente para o Android Nougat 7.1.1

Este smartphone que no Brasil é mais conhecido como Galaxy J5 Metal, recebe finalmente a atualização de firmware (software de sistema) que lhe traz esta nova interface idêntica à do Galaxy Note 8, o atual topo de gama da tecnológica sul-coreana.

Esta inusitada atualização coloca o Samsung Galaxy J5 2016 à frente do Galaxy J7, um smartphone que pelo menos no papel deveria ser superior e receber mais atualizações de sistema.

Mais ainda, por norma a marca não lança versões distintas do sistema operativo para dispositivos da mesma gama. Contudo, devido ao atraso na chegada desta atualização a Samsung resolveu "mimar" um pouco os seus utilizadores.

Contudo, alguns utilizadores estão a referir que esta nova atualização para Android Nougat 7.1.1 não é isenta de erros e bugs, estando algumas Apps a fechar aleatoriamente depois de ter instalado a nova versão do sistema operativo.

Agora resta saber se a marca atualizará ou não o J7 2016 para que este não fique em inferioridade face ao seu companheiro, o Samsung Galaxy J5 2016.

Ainda por cima face à grande improbabilidade de qualquer um deles receber a mais recente versão deste sistema operativo, o Android Oreo 8.0 que chegará aos topos de gama Galaxy S8 e Note 8 a partir de janeiro do próximo ano.

De qualquer forma, esta atualização estará a ser distribuída de forma gradual pelos utilizadores do equipamento na Europa e mesmo no Brasil apesar de não ter sido fornecida uma data concreta para a chegada das novidades.

Podes ir consultando manualmente a sua chegada via OTA (over the air) nas Definições do smartphone e, quando finalmente chegar, lembra-te de carregar a sua bateria com pelo menos 50% da carga antes de instalares as novidades do Android Nougat 7.1.1.

Assuntos relevantes na 4gnews:

com novidades para Android

e Assistant com novo visual

OnePlus 5T – Este é o primeiro unboxing de qualidade do smartphone!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.