Samsung. Será este o primeiro indício dos Samsung Galaxy J 2018?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Depois de já ter renovado completamente o seu segmento de produtos de gama média-alta, a Samsung pode fazer o mesmo com os seus Galaxy J. Agora que os Galaxy A8 2018 e Galaxy A8+ 2018 já deslumbram com os seus ecrãs Infinity Display (nome dado pela fabricante à sua tecnologia de ecrãs). Dispositivos que até já suportam o Gear VR, sem esquecer uma câmara frontal dupla. Agora, está na altura de olhar para os Samsung Galaxy J 2018.

Com efeito, já fomos de certa forma surpreendidos (se não contarmos com os leaks), pelos novos dispositivos de gama média. Sinto que a cada nova geração se torna mais difícil distinguir um gama média-alta de um dispositivo topo de gama. A Samsung não poupou no factor premium para os seus novos Galaxy A8.

Vê ainda: S9 e S9 Plus . Mais cativantes a cada novo “leak”

Todavia, chamem-lhe intuição, bastou pegar num deles (em loja), para sentir que não era um topo de gama. Há qualquer coisa no seu peso que me diz, "Isto não é um topo de gama". São belíssimos dispositivos, não me interpretem mal mas nota-se que não são tão "premium" como um S8, por exemplo.

Uma simples constatação do óbvio, bem sei, mas confesso que em 2017 fiquei positivamente surpreendido com a construção dos S8 e até mesmo da atual geração Samsung Galaxy J. Testamos os J5 e J7 2017. A sua construção sólida em metal foi algo que mereceu louvores.

Os Samsung Galaxy J (2018) já estarão a ser desenvolvidos

Agora, segundo nos conta a publicação Galaxyclub.nl, a fabricante asiática está a reformular também este segmento. Depois de já terem feito o mesmo à linha A, seguem-se naturalmente os Samsung Galaxy J. Contudo, não creio que estes dispositivos sejam apresentados em breve, muito menos no S9 e S9+.

Esta publicação baseia-se num registo deixado por um novo dispositivo Samsung na plataforma de testes e benchmarks, a GFXBench. Trata-se do modelo SM-J720F, nomenclatura que se refere inequivocamente a um smartphone Samsung. Aqui ainda há alguma margem para debate relativamente à proveniência do número de modelo do dispositivo. Acredita-se que este não deverá referir-se às variantes norte-americanas do smartphone Samsung Galaxy J7 com base no histórico da marca.

Fabricante sul-coreana já estará a desenvolver os Samsung Galaxy J 2018

Em vez disso, o modelo testado na GFXBench, o número de modelo SM-J720F deverá pertencer à próxima geração de dispositivos Samsung Galaxy J 2018. Com efeito, podemos estar aqui a ver o primeiro elemento da próxima geração de smartphones Galaxy J. O melhor de tudo? Já sabemos algumas das suas especificações técnicas com base na sua listagem.

Na GFXBench ficamos a saber que o dispositivo tem um ecrã / display de 5.5 polegadas de diagonal. Temos aqui uma resolução HD (1280 x 720 pixéis). Mantém o tradicional formato de tela 16:9. No seu interior temos o novo processador Exynos 7885 da Samsung. Presente também estão uns bons 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno. Espera-se que este valor seja expansível através de um cartão de memória microSD.

Caso esta informação seja verídica então, pelo menos um dos novos Samsung Galaxy J para 2018 utilizará o mesmo processador do Samsung Galaxy A8 e Galaxy A8+ 2018. Algo que não é habitual nem faz muito sentido, estrategicamente falando.

Processador Exynos 7885 nos Samsung Galaxy J 2018?

Não creio que, com base no Samsung Galaxy J7 Pro, a fabricante sul-coreana não atualize o processador e reduza a redução do ecrã num novo dispositivo. Note-se que o J7 Pro neste momento já tem uma resolução de tela Full-HD (1080p). Há qualquer coisa de errado nesta listagem da GFXBench.

Seria contra-producente utilizar o processador Exynos 7885 num smartphone com ecrã HD. Seria desperdiçar o seu potencial. Seria até uma banalização dos novos Galaxy A8 2018 cujo maior trunfo é o processador, a par do ecrã. A melhoria de desempenho deste novo SoC face às gerações anteriores é considerável. Será improvável vermos este "motor" nos novos Samsung Galaxy J 2018.

Cingindo-me à listagem da GFXBench temos ainda a referência à câmara principal de 12MP e a uma câmara secundária de 8MP. Note-se que os modelos atuais possuem uma câmara de 13MP na parte frontal e uma câmara de 8MP na traseira. Aqui acredito que os novos Samsung Galaxy J sejam dotados de uma câmara dupla frontal de 8MP. Esta parece ser a tendência da fabricante para 2018.

Serão estas as características de um dos Samsung Galaxy J 2018?

Esta lista de características sugere ainda que o novo Samsung Galaxy J já utiliza o sistema operativo Android Oreo (8.0). Algo que faz sentido. Refere ainda a presença de uma ROM “Android Samsung-ss Edition”. Algo estranho. Nunca antes vimos uma referência a esta ROM. Resta saber se é uma referência a alguma ROM de operadora ou...algo completamente falso. Até vermos algum firmware para este dispositivo não acalentava muitas esperanças quanto à sua veracidade.

Em suma, apesar de ser provável que a tecnológica sul-coreana já esteja a delinear os principais traços dos próximos Samsung Galaxy J, é fácil ludibriar estes testes. Diria até que algum suficientemente empenhado poderia congeminar este tipo de listagens. Para já é cedo de mais. Note-se que os novos Galaxy J costumam ser anunciados durante o Verão.

De qualquer forma ficaremos atentos a mais desenvolvimentos.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus. 40 mil pessoas em risco de fraude com cartões de crédito

tore

LG – Nova patente revela um terminal mais interessante que LG G7 e V40

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.