Samsung Bixby estará presente em diversos eletrodomésticos - IOT

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Bixby, o nome dado pela Note 9, a expansão da assistente virtual adquire novos contornos. Segundo a imprensa internacional a tecnológica sul-coreana quer aplicar a sua assistente em múltiplos equipamentos.

Vê ainda: ASUS ZenFone 5 surpreende com 90 pontos na DxOMark

Apostando na massificação para dar a conhecer o produto, a Samsung deverá aplicar a sua Bixby 2.0 (próxima geração) também aos dispositivos Internet of Things). Segundo avança a agência sul-coreana Yonhap News, A Samsung tem uma expansão em massa já planeada para a sua assistente virtual.

Com efeito, a sua assistente virtual chegará aos dispositivos de ar-condicionado. Aos frigoríficos. Máquinas de lavar roupa e loiça. Chegará também à tua sala, à tua Smart TV e claro, ao teu bolso nos seus smartphones Android. A lista promete continuar a aumentar.

Samsung aplicará a sua Bixby a toda uma panóplia de dispositivos IOT

Chegará também a fornos micro-ondas, robôs de cozinha, robôs de limpeza e aspiradores, em suma, a um incrível leque de dispositivos. Para a marca será relativamente fácil implementar a sua IA (inteligência artificial) uma vez que ela produz todos os dispositivos mencionados. Em suma, socorrendo-se do seu vastíssimo ecossistema de produtos, não teremos outra escolha a não ser conhecer, utilizar e esperemos que também beneficiar da Bixby. Será um enorme "boost" para esta tímida assistente virtual.

O objectivo da tecnológica sul-coreana passa por proporcionar a criação de um ecossistema (grupo) de dispositivos inter-ligados. Todos eles passíveis de controlo através da voz, mediante a assistente virtual Bixby.

Do smartphone Android ao micro-ondas, a Bixby será omnipresente

Por exemplo, o utilizador poderá pedir à Bixby no seu smartphone Samsung Galaxy para que a máquina de lavar loiça comece a funcionar. Poderá consultar a temperatura do frigorífico, ajustar a temperatura ambiente com o ar-condicionado ou ligar a TV.

Poderá fazer tudo isto através de comandos de voz, não só a partir do smartphone. Poderá fazê-lo a partir de qualquer um dos dispositivos supra-citados. É este o conceito de ecossistema inteligente, o novo mundo da internet das coisas em que tudo responde a uma inteligência artificial central.

Neste momento vemos a inclusão da Bixby não só nos smartphones Android topo de gama mas também nos dispositivos de gama média. Eventualmente começaremos a ver esta mesma IA também nos smartphones económicos.

Futuramente teremos também uma coluna / altifalante Bluetooth inteligente capaz de competir com o Google Home ou Amazon Echo. Será um ponto central e organizador no teu novo lar, inteligente.

Por último, numa nota pessoal, considero que o sucesso desta ambiciosa empreitada dependerá da compatibilidade com o máximo de dispositivos. E claro, com o máximo de idiomas suportados.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Facebook Stories já conta com quase tantos utilizadores como o Snapchat

Apple lucrou mais num trimestre que a Amazon em duas décadas

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.