Samsung Galaxy A8 (2018) - Tudo o que já sabemos!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

As fugas de informação relativas à próxima geração de equipamentos da linha Galaxy A tornam-se cada vez mais frequentes. À medida que 2018 se aproxima também estes leaks vão ganhando força. Trata-se do Samsung Galaxy A8 (2018), um dos equipamentos mais procurados assim que for lançado. E porquê? Com várias das características de um topo de gama por uma fração do seu preço. É fácil perceber o porquê. Hoje, temos mais novidades!

Vê ainda: do Ano, Marca Revelação e Melhor Design”

As fugas de informação já nos mostraram um vídeo em que o dispositivo era manuseado - vídeo esse que entretanto já foi retirado - já pouco resta por descobrir. A Samsung tem tentado manter as informações perto de si. Mesmo assim, já podemos avançar as suas especificações técnicas, o vídeo anterior já tinha referido grande parte do seu quadro técnico, algo que agora volta a ser reforçado.

Samsung Galaxy A8 (2018) está pronto para ser apresentado

As informações foram recebidas pela publicação Sammobile, uma incessável fonte de informações sobre todos os tópicos relacionados com esta marca. O novo relatório vem assim dar credibilidade às informações anteriormente avançadas no vídeo e colmatar algumas falhas.

Relativamente ao Samsung Galaxy A8 (2018) teremos três variantes do dispositivo. Três versões para diferentes tipos de necessidades e diferentes tipos de consumidor. Teremos uma versão com 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno - versão base.

Teremos uma segunda versão com 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno e, por último, uma versão de topo com 6GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno. Esta será a versão mais cara deste smartphone de gama média-alta.

Caso a história se repita, a versão com 6GB de memória RAM será lançada nos mercados asiáticos. Países como a China serão os primeiros a receber esta versão de topo assim que a marca os anunciar oficialmente. É lá, nos mercados asiáticos onde por norma as especificações são extremamente importantes, onde a diferença entre 4 ou 6GB de memória RAM pode fazer toda a diferença.

Características técnicas do Samsung Galaxy A8 (2018)

Entre nós teremos a versão base, com os 32 e 64GB de armazenamento interno mas duvido muito que chegue cá a versão com 6GB de RAM.

Nesse caso, creio que a diferença entre o próximo topo de gama e este gama média-alta poderia ser demasiado esbatida. Algo que poderia afastar alguns consumidores dos topos de gama. A diferença de preços continuaria a ser substancial ao passo que a diferença de design e características, nem tanto...

No Samsung Galaxy A8 (2018) teremos ainda um ecrã de 6 polegadas, Infinity Display tal e qual no atual topo de gama S8. Será uma tela com resolução Full-HD+ (1080p) com tecnologia AMOLED, algo que os fãs da marca certamente apreciarão. Será um dos principais pontos de venda deste próximo smartphone.

No seu interior teremos também o processador octa-core (8 núcleos) Exynos 7885. Trata-se de um processador desenvolvido pela própria marca com algumas particularidades. Isto é, possui dois núcleos de alta performance e um total de 6 núcleos de baixo consumo. Os primeiros dois para lidar com tarefas exigentes e os restantes 6 para as tarefas mundanas. Desde redes sociais, mensagens, telefonia e outro tipo de serviços pouco exigentes.

Android Oreo chegará depois aos Samsung Galaxy A8 (2018)

Trata-se de um novo processador com uma configuração de núcleos nunca antes vista num SoC Exynos.

Espera-se que os dois núcleos de alta performance ajudem a lidar com os jogos ou outro tipo de tarefas exigentes. Mais ainda, este SoC tem ainda suporte para a conectividade Bluetooth 5.0 o que é sempre uma mais valia. Dito isto, poderás fazer stream de música para dois altifalantes ao mesmo tempo.

Temos também uma bateria de alta capacidade com 3500mAh com capacidade de carregamento rápido. Será um pouco mais pequena - cerca de 100mAh - do que a bateria presente no Samsung Galaxy A7 (2017). Contudo, a autonomia de bateria será praticamente a mesma. A otimização de software e o processador mais eficiente darão perfeitamente conta do recado.

As câmaras do Samsung Galaxy A8 (2018), e da sua versão A8+ (2018) também deverá atrair os consumidores. Teremos a mesma câmara principal de 16MP. Contudo, na parte frontal teremos, segundo os rumores, uma célula de 16MP e outra célula de 8MP. Em suma, um sensor duplo para a câmara frontal do equipamentos. Terá ainda suporte para a tecnologia Samsung Live Focus.

Os Samsung Galaxy A8 (2018) serão apresentados em janeiro

A nível de sistema operativo teremos aqui o Android 7.1.1 Nougat pré-instalado com a Samsung Experience 8.5 UX. E sim, o Android Oreo chegará também a este dispositivo, provavelmente até ao final de 2018.

Ambos os dispositivos estarão praticamente prontos para serem apresentados. Agora, resta-nos esperar que o ano termine e a marca esteja definitivamente pronta a renovar o seu alinhamento de smartphone de gama média-alta. Resta saber qual será o seu preço.

E tu, estarias interessado na aquisição de um Samsung Galaxy A8 (2018) ou da sua versão "Plus"? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

2018 trará um novo filme de Pokemon às salas de cinema

The Orville – A série de comédia perfeita para amantes de Star Trek

Instagram – Descobre como saber quantos likes recebeste em 2017!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.