Samsung Galaxy A73 5G chega para competir com o novo iPhone SE

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

O Samsung Galaxy A73 5G, com lançamento previsto para breve, chega para competir diretamente com o novo iPhone SE.

De acordo com alguns analistas de mercado, esta é a tentativa da empresa sul-coreana de afetar as vendas globais do smartphone acessível da Apple e por isso está a conferir ao seu terminal especificações competitivas.

Especificações esperadas no Samsung Galaxy A73 5G

O Samsung Galaxy A73 5G acaba de passar por várias certificações cruciais que sugerem que o seu lançamento está para breve. Tal acontece depois de a Apple ter anunciado que o seu novo iPhone SE está disponível para compra a partir do próximo dia 18 de março.

E a acreditarmos em alguns analistas de mercado da agência Yonhap, o terminal da Samsung chega para competir diretamente com o smartphone acessível da Apple. De acordo com os mesmos, o modelo sul-coreano tem como objetivo afetar as vendas globais do iPhone SE, no segmento em que ambos estão posicionados.

E por essa razão, a Samsung está a conferir especificações bastante competitivas no seu modelo Galaxy A73. Nesse sentido, o modelo terá aos comandos o processador Snapdragon 778G SoC, característica confirmada na plataforma Geekbench por onde passou.

Terá também 8 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento interno, além de executar o sistema operativo Android 12. A alimentar o terminal estará uma bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 25 watts.

Por sua vez, o ecrã AMOLED terá 4,7 polegadas e uma resolução Full HD+, assim como uma taxa de atualização de 90 Hz.

Mas o destaque vai direto para a parte ótica do Galaxy A73 5G que conta com uma configuração de câmara traseira quádrupla. Aqui está o sensor primário de 108 megapixéis, acompanhado por um ultrawide de 12 megapixéis, um terceiro sensor de oito megapixéis e, por fim, o quarto sensor com dois megapixéis de resolução. Destaque para a estabilização ótica de imagem presente no sensor principal.

Samsung Galaxy A73 5G versus Apple iPhone SE

Tal como já dissemos, o Galaxy A73 5G chega para competir com o rival iPhone SE 2022. Vejamos então as diferenças nas suas especificações. Começamos pelo ecrã que é maior no caso do Galaxy A73, uma vez que o novo iPhone SE conta com um ecrã Retina de apenas 4,7 polegadas.

No que respeita à memória RAM o A73 5G será também o vencedor com 8 GB enquanto que o modelo Apple se limita aos 3 GB. Já no armazenamento interno, a Apple sai a ganhar com de até 256 GB de capacidade contra os 128 GB da Samsung.

Mas é na parte ótica que o Galaxy A73 5G se destaca com a sua câmara traseira quádrupla que inclui um sensor primário de 108 megapixéis. O novo iPhone SE fica atrás com o seu sensor único de 12 megapixéis. Na zona frontal, o modelo Apple conta também com uma câmara de 12 megapixéis de resolução enquanto que o Galaxy A73 5G apresenta uma câmara de 32 megapixéis.

De resto, ambos correm o sistema operativo Android e iOS mais recente, assim como têm suporte para comunicações 5G, o que equivale a um empate.

O argumento final poderá mesmo ser o preço. No caso do iPhone SE já sabemos que o custo começa nos 529 euros, mas quanto ao Galaxy A73 5G essa informação não foi ainda revelada, sabendo-se apenas que irá posicionar-se neste segmento. Será que a Samsung vai ser tão competitiva no preço como o está a ser nas especificações?

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPhone 13 e iPhone 13 Pro recebem nova cor comemorativa da primavera
  • iPad Air já chegou e com o chip M1 leva-nos "a outro nível de desempenho"
  • Apple iPhone SE 3 é oficial: cara velha, coração novo
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt