Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy A56 review: design de topo num gama média sólido

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 11 min.

Samsung Galaxy A56 fundo grades

Samsung Galaxy A56
★★★★☆4.5Muito Bom

Contas feitas e por 499,90 € (preço do modelo à altura da produção deste artigo) é muito fácil de recomendar para o utilizador convencional que tem um orçamento limitado, mas que quer ter na sua mão um smartphone competente, robusto, com câmaras sólidas e um design de topo. Sim, porque o Galaxy A56 é um sedutor nato com o seu chassi elegante e moderno.

Prós
  • Design e construção de topo
  • Desempenho sólido
  • Ecrã maior e melhor
  • Câmara bastante razoável
  • 6 anos de atualizações
  • Carregamento rápido mais célere
Contras
  • Não é um smartphone para gaming
  • Ausência de zoom sério
Samsung Galaxy A56
Samsung Galaxy A56Processador Kirin 9020 - 12 GB RAM - 512 GB Armazenamento - Bateria de 5.110 mAh
499,90 €Samsung Portugal

Os lançamentos da Samsung na sua família mais acessível Galaxy A são sempre bastante aguardados, sobretudo quando se trata do seu média gama da série 50 que se caracteriza por ser o mais avançado.

Em março deste ano chegou ao mercado o muito desejado Galaxy A56 e há duas semanas o modelo chegou até nós. Traz consigo bons argumentos no papel que fomos verificar na prática e não ficámos desiludidos com este gama média sólido que vem “embrulhado” num design de topo.

Unboxing

Samsung Galaxy A56 Unboxing

Como é habitual neste segmento, o unboxing é simples e rápido. Abrimos a caixa e devidamente bem acomodado está o Galaxy A56. Traz consigo um cabo de carregamento USB-C para USB-C e a ferramenta para cartões SIM.

Não é novidade que os adaptadores para carregamento desapareceram da caixa, mas a Samsung também não inclui aqui qualquer outro acessório extra. Se queremos um preço acessível, temos de aceitar fazer algumas cedências. E, nesse sentido, a ausência de acessórios extra está perfeitamente explicada.

Design e qualidade de construção

Samsung Galaxy A56 painel traseiro

O design do Galaxy A56 conta com uma grande diferença face ao modelo anterior. O módulo de câmara traseira está agora “arrumado” numa ilha mais saliente que aloja os três sensores.

Samsung Galaxy A56 módulo de câmara

Este “pequeno grande pormenor” não só confere um look mais elegante e harmonioso, como traz o novo smartphone para a era da modernidade. A mistura de uma estrutura em vidro e metal também lhe dá a elegância de um modelo de topo, além de transmitir a sensação de que estamos perante um terminal robusto.

Acrescente-se ainda alguns sulcos na estrutura de metal que tornam o seu manuseamento confortável. Todos os pormenores contam, não é verdade?

Samsung Galaxy A56 lateral

Mais boas notícias. O Galaxy A56 regista na balança 198 gramas e exibe uma espessura de 7,4 mm. Mais uma atualização face ao modelo anterior que tem 213 gramas de peso e 8,2 mm de espessura.

Para garantir que resiste ao dia a dia do utilizador, o A56 conta com proteção Gorrila Galss Victus+ tanto no ecrã como no painel traseiro. Já o referimos, mas vamos repetir a estrutura em metal também confere bastante segurança. E a cereja no topo do bolo é a classificação IP67 para resistência à água e pó.

Samsung Galaxy A56 horizontal

Tudo somado estamos perante um smartphone de gama média que exibe um design de topo. É elegante, moderno e até sofisticado com apenas algumas mudanças face ao modelo anterior. A qualidade de construção é também de primeira linha com o modelo a apresentar-se robusto e resistente.

Samsung Galaxy A56 - Especificações técnicas

Ecrã AMOLED, 6,7", 2340x1080 pixéis, 120 Hz
Processador Exynos 1580
RAM 8 GB (modelo em teste)
Armazenamento 128 GB (modelo em teste)
SO/Interface Android 15/One UI 7
Câmara 50+12+5 MP
Bateria 5.000 mAh
Carregamento 45 watts com fios

Ecrã e áudio

Samsung Galaxy A56 ecrã

O Samsung Galaxy A56 está equipado com um ecrã AMOLED de 6,7 polegadas. Este painel fornece uma resolução de 2340 por 1080 pixéis, uma taxa de atualização de 120 Hz e um brilho máximo de 1.900 nits.

Comecemos por uma breve comparação com o modelo anterior. Temos aqui um aumento de 0,1 polegadas no tamanho do ecrã e um aumento significativo no brilho.

Por muito pequeno que seja, um aumento no ecrã é sempre bem-vindo, especialmente para quem usa o smartphone para ver conteúdos multimédia. O mesmo acontece com o brilho não só pela razão anterior, como também para melhorar a visualização do painel em ambiente exterior e em dias de muito Sol.

O ecrã deste Galaxy A56 não vai desiludir ninguém. Lida bastante bem com qualquer tipo de conteúdo, mostrando cores nítidas e um bom nível de detalhe no que respeita a multimédia. E a taxa de atualização de 120 Hz é uma mais-valia quando andamos a passear nas redes sociais.

Uma palavra ainda sobre o sensor para reconhecimento e leitura de impressões digitais. No modelo anterior enfrentei algumas dificuldades e lentidão. Algo que mudou completamente no Galaxy A56. Aqui temos um sensor responsivo e rápido a desbloquear o smartphone.

A qualidade de áudio foi uma agradável surpresa. Confesso que as minhas expetativas com as colunas dos smartphones são sempre bastante moderadas. Mas aqui ouvimos um som claro, nítido e até com algum detalhe.

Apenas com o volume no máximo é que notamos alguma distorção. Mas é preciso ter mesmo o volume no máximo. Abaixo desse exagero, o Galaxy A56 não só cumpre como até supera o esperado.

Desempenho

Samsung Galaxy A56 desempenho

Sob o chassi elegante, o Galaxy A56 aloja o processador Exynos 1580, proprietário da marca, aliado a 8 GB de memória RAM e 128 GB de capacidade no armazenamento interno, no modelo que tínhamos para teste.

Comecemos já por desmitificar uma coisa: este smartphone não é para jogos exigentes. Esse não é o seu propósito. Por isso, não é justo compará-lo a modelos rivais POCO (por exemplo) que, na mesma faixa de preço, estão mais que preparados para o gaming. Exatamente porque essa é a sua missão.

Aqui estamos perante um terminal para o utilizador comum que precisa que o smartphone não se atrapalhe com as tarefas solicitadas e que forneça uma navegação fluida e rápida. E isso o Galaxy A56 faz e muito bem.

É capaz de responder com profissionalismo e brio a tudo o que lhe propomos, oferecendo um desempenho sólido. Não deslumbra, mas também não desilude, ao cumprir com tudo a que se propõe. Para a chamada utilização convencional é um modelo mais do que competente.

As aplicações são rapidamente abertas, a navegação é suave e a mudança do mail, por exemplo, para uma qualquer rede social é fluida, ainda que nada disto seja fechado e esteja a correr em segundo plano. Não há muito a criticar ao chip Exynos, apenas que lhe falta o fator X, mas este também não é um segmento de mercado que exija tal coisa.

Interface e Awesome Intelligence

Samsung Galaxy A56 Awesome Intelligence

A Samsung foi bastante generosa com este modelo de gama média. O Galaxy A56 chegou a executar One UI 7, baseada em Android 15. Algo que foi difícil para o seu “primo” de topo Galaxy S24. Para os adeptos de Inteligência Artificial estão também aqui disponíveis os recursos Awesome Intelligence.

Comecemos pela One UI 7. A interface da Samsung fornece uma navegação bastante intuitiva e conta com muitas opções de personalização. Outro ponto favorável é que há pouco bloatware aqui para desinstalar mais tarde.

Agora vamos à Inteligência Artificial que se apresenta aqui numa versão gama média. Por outras palavras, a Samsung incluiu no Galaxy A56 apenas alguns dos seus recursos IA. Para uma experiência completa, é preciso abrir os cordões à bolsa e apostar na série Galaxy S25.

Mas afinal o que temos aqui? Ferramenta para apagar objetos de imagens, sugestões de edição de fotos diretamente no terminal, leitura em voz alta e o muito desejado e útil Circle to Search.

Foto original sem edição
Foto original sem edição
Foto editada com recurso IA apagador de objetos
Foto editada com recurso IA apagador de objetos

Estes recursos funcionam todos às mil maravilhas com a ajuda dos 8 GB de memória RAM. E funcionam tão bem que gostávamos de ver mais ferramentas destas integradas. Pode ser que numa próxima iteração do telefone, a Samsung seja (ainda) mais generosa e integre mais recursos IA. Ah e aqui também temos a Now Bar que exibe notificações de algumas apps em tempo real.

Mas onde a Samsung mostrou ser mesmo muito generosa foi na sua política de atualizações para este modelo. O Galaxy A56 está abrangido por seis longos anos de grandes atualizações de software e de segurança.

Câmara

Samsung Galaxy A56 fotografia

O Galaxy A56 exibe no seu painel traseiro uma configuração de câmara tripla “arrumada” num novo módulo saliente. O conjunto é agora mais atrativo ao olhar, mas também mais competente no serviço. Aqui temos um sensor primário de 50 megapixéis, um ultra grande angular de 12 megapixéis e ainda um sensor macro com 5 megapixéis de resolução.

foto de malmequeres

Foto árvore

As fotos captadas por este terminal apresentam cores reais e vívidas com o nível de detalhe a ser bastante bom. Destaque para o modo retrato que funciona muito bem, quer na câmara traseira como na câmara frontal. Dá o destaque necessário ao sujeito fotografado com o fundo a beneficiar de um efeito bokeh muito competente.

Câmara principal modo retrato
Câmara principal modo retrato
Câmara frontal modo retrato
Câmara frontal modo retrato

É uma boa câmara para este segmento. Ainda que a Samsung não tenha atualizado a resolução dos sensores integrados, nota-se que houve trabalho – e consequentemente melhorias – no processamento de imagem.

Atenção, esta não é uma câmara para fotógrafos exigentes. Mas é uma câmara bastante boa para os adeptos de fotografia descontraídos que gostam de ter boas imagens das suas férias e aniversários. O desempenho sólido da câmara é de louvar, sobretudo porque não sofreu qualquer tipo de atualização.

Ponto menos positivo. Aqui não há um zoom para captar boas imagens a uma distância maior. E é uma pena. Aliás, essa podia ter sido uma atualização a esta câmara, visto que o Galaxy A56 bem merecia.

Quanto ao vídeo, o terminal grava na desejável resolução 4K a 30 frames por segundo. Por padrão, a câmara filma a 1080p com os mesmos 30 frames por segundo. Podes ver o exemplo em baixo. A câmara é rápida a enquadrar, o zoom bastante bom e as cores e detalhe igualmente bons.

Autonomia e carregamento

Samsung Galaxy A56 carregamento

Ainda que a bateria seja a mesma do modelo anterior com 5.000 mAh de capacidade, o Galaxy A56 recebeu um brinde muito bem-vindo: carregamento rápido de 45 watts. Ora aqui está uma atualização que a Samsung devia fazer a mais modelos seus.

Agora, carregar este terminal é mais rápido com uma carga completa a ser feita em aproximadamente uma hora e 20 minutos. Algo que pode ser feito durante a noite, visto que o Galaxy A56 aguenta um dia inteiro de utilização normal, com alguns “puxanços” aqui e ali.

Conclusão

Samsung Galaxy A56 fundo escuro

O Galaxy A56 era o modelo mais esperado deste ano na série de gama média da Samsung. E o modelo corresponde às expetativas fornecendo um desempenho sólido. É capaz de lidar com qualquer tarefa e a navegação no terminal é fluida e suave.

Chega a executar One UI 7, baseada em Android 15, numa altura em que o seu “primo” de topo não o conseguia fazer. Traz consigo uma versão reduzida de recursos IA, mas estão cá e funcionam bastante bem. O bloatware é quase inexistente o que é um bónus em modelos deste segmento de preço.

A bateria de 5.000 mAh aguenta um dia inteiro sem pestanejar e o novo carregamento rápido de 45 watts também agilizou os tempos de “alimentação” da célula, o que é uma mais-valia.

A câmara traseira ainda que não tenha sido atualizada é mais competente que a do seu antecessor. As imagens captadas apresentam cores reais e vívidas e o nível de detalhe é bastante aceitável. Destaque para o modo retrato, um dos melhores que já usei neste segmento. Funciona muito bem tanto na câmara traseira como frontal, destacando o sujeito fotografado com um efeito bokeh incrível.

O que podia ser melhorado? Bem, gostaríamos e muito que a Samsung tivesse dado um zoom em condições ao Galaxy A56. E já que estamos a pedir que fosse na forma de um sensor telefoto. Este modelo já o merecia.

Por outro lado, o Galaxy A56 não está preparado para jogos mais exigentes. Lida bem com as tarefas que lhe são propostas, mas os gamers não têm aqui uma opção ideal para si.

Contas feitas e por 499,90 € (preço do modelo à altura da produção deste artigo) é muito fácil de recomendar para o utilizador convencional que tem um orçamento limitado, mas que quer ter na sua mão um smartphone competente, robusto, com câmaras sólidas e um design de topo. Sim, porque o Galaxy A56 é um sedutor nato com o seu chassi elegante e moderno.

Samsung Galaxy A56
Samsung Galaxy A56Processador Kirin 9020 - 12 GB RAM - 512 GB Armazenamento - Bateria de 5.110 mAh
499,90 €Samsung Portugal
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt