Samsung Galaxy A5 e A3 (2017) receberão em breve o Android Oreo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Atualizações de software, um quesito que tem deixado alguns utilizadores da marca com uma má impressão da mesma. Todavia, tudo indica que em breve os Samsung Galaxy A5 (2017) e Samsung Galaxy A3 (2017), recebam a atualização de sistema para Android Oreo 8.0. Esta que é a mais recente versão do sistema operativo da Google chegará em breve a estes equipamentos.

Por "breve", tendo em conta que estamos a falar da Samsung, entenda-se 3 a 4 semanas de espera. Relembro ainda que o Android Oreo seria disponibilizado pela Google no passado mês de agosto de 2017. Só agora, já no 4º mês de 2018 é que a fabricante sul-coreana se digna a atualizar os seus dispositivos de gama média alta. Mas há mais...

Vê ainda: d

Com efeito, como já é hábito, a Samsung não avançou sequer uma palavra quanto à chegada desta atualização para os seus equipamentos. Tudo o que aqui avançamos baseia-se na certificação do firmware (software de sistema), baseado no Android Oreo. Com efeito, as recentes compilações para os Samsung Galaxy A5 (2017) e Samsung Galaxy A3 (2017) já trarão esta nova versão do sistema operativo.

Esta mesma atualização para Android Oreo também deverá chegar em breve aos Galaxy S7 e Galaxy S7 edge, algo que aqui avançamos na 4gnews. Mesmo assim, a existência de um firmware baseado no Android Oreo não significa obrigatoriamente que a marca o distribua. Claro, esperemos pelo melhor e que nada obste à sua tranquila distribuição para os terminais.

Android Oreo a caminho dos Samsung Galaxy A5 (2017) e A3 (2017)

Todavia, também assistiríamos à chegada do Android Oreo para os Samsung Galaxy Note 8 nos Estados Unidos da América e em alguns mercados europeus. Já em Portugal os utilizadores, em muitos casos, continuam à espera. Uma situação completamente inadmissível para aquela que é a maior fabricante mundial de dispositivos móveis. Mais ainda, até mesmo os seus topos de gama esperam meses a fio por uma atualização que a concorrência faz chegar em tempo recorde. Veja-se a Nokia, Sony ou até mesmo a Huawei cuja interface EMUI é "pesada" e mesmo assim não demora tanto como a Samsung.

Android Oreo chegará com a Samsung Experience 9.0

Em suma, não sabemos exatamente quando é que esta atualização começará a ser distribuída. Todavia, segundo os rumores, os Galaxy S7 começarão e receber o update até ao final deste mês. Ora, acredita-se que os Samsung Galaxy A5 (2017) e Samsung Galaxy A3 (2017) a recebam em seguida. Posto isto, prevemos um prazo de 3 a 4 semanas até que a atualização chegue finalmente aos smartphones de gama média.

Mais uma vez, importa frisar que a marca não emitiu qualquer comunicado ou informação relativamente às atualizações. Aliás muito provavelmente só quando (e se) a atualização começar a ser distribuída é que saberemos oficialmente que existe e está a chegar aos utilizadores. Em boa verdade, todo o processo das atualizações é tudo menos claro, infelizmente não temos informações exatas, apenas provas contextuais.

Por último, os Samsung Galaxy A5 (2017) e Samsung Galaxy A3 (2017) seriam apresentados em janeiro de 2017. Mais ainda, são equipamentos de gama média que chegariam ao mercado com o Android Marshmallow 6.0.1. Entretanto também receberiam o Android Nougat 7.0. Posto isto, a atualização para Android Oreo será, muito provavelmente, a última grande atualização de sistema que receberão. Todavia, deverá continuar a receber atualizações de segurança.

Assim que a atualização começar a ser distribuída serão os primeiros a saber.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d Go

d?

uawei P20, dará para esconder a ‘Notch’

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.