Samsung Galaxy A5 (2017) - Elegância e Funcionalidade - Análise

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 10 min.

O Samsung Galaxy A5 (2017) foi o meu equipamento diário durante uma semana e agora travo-vos a sua análise graças à Phone House Portugal que nos cedeu o equipamento para teste. Em seguida analisaremos todos os pontos essenciais do novo smartphone de gama média da Samsung. Este azul é um exclusivo da Phone House Portugal.

Fazer uma análise justa a um smartphone implica a sua utilização diária durante, pelo menos uma semana. Desta forma podemos avaliar a sua prestação no quotidiano. Desde o design, qualidade de construção, performance, interface, câmara e bateria, são vários os aspectos a analisar.

Vê ainda: Nokia 3310 – Review / Análise – Somente Nostalgia

Podes encontrar a review ou análise em vídeo no final da página e se gostares do vídeo não te esqueças de deixar o teu “Gosto” e uma partilha neste artigo. Posto isto, vamos à análise do Samsung Galaxy A5 (2017).

Análise ao Galaxy A5 (2017)- Design e qualidade de construção

O seu aspecto retém o ADN Galaxy mas dá-lhe uma reviravolta com as novas cores, desde o Rosa, Preto, Branco e Azul. Com especial destaque para este Azul extremamente suave e que me conquistou. O Galaxy A5 (2017) está um smartphone muito bem conseguido a nível de design, está bonito, refrescante mas facilmente reconhecível como um Samsung.

Bastante elegante, seja a sua traseira onde vemos a pequena câmara e o seu flash LED, a ligeira curvatura de todo o seu painel traseiro que, aliado ao seu bom peso de 169gr, torna este Galaxy A5 (2017) um smartphone fácil de utilizar com uma mão.

Certificação IP68 no Samsung Galaxy A5 (2017)

Em suma, boa ergonomia e qualidade de construção muito boa com o uso de um metal para a sua estrutura, o vidro Gorilla Glass 4 no seu painel frontal e um acrílico de qualidade para o seu painel traseiro.

Os seus botões, também eles em metal, apresentam um bom feed-back e a sua localização é adequada para uma utilização confortável com uma ou duas mãos. A ergonomia deste Galaxy A5 (2017) é bastante agradável, sendo um dos seus pontos fortes. Além disso, é de salientar que o Galaxy A5 (2017) consegue disfarçar relativamente bem as impressões digitais e manter um limpo, mesmo com o utilizador mais descuidado. A utilização do acrílico em vez do vidro na sua traseira acaba por ser uma boa escolha.

Por último, merece ainda destaque o facto deste Galaxy estar protegido contra água e poeiras graças à sua certificação IP68. Leva-o contigo para todo lado, menos para o mar ( esta certificação não abrange água salgada).

Análise ao Galaxy A5 (2017) - Performance e Desempenho

Atentemos agora na Performance e Desempenho do Galaxy A5 (2017) nas tarefas do dia-a-dia, desde as mais simples (comunicações) às mais exigentes (jogos e multimédia).

Em primeiro lugar, o Galaxy A5 (2017) vem equipado com um processador da Samsung, o Exynos 7880 que tem 8 núcleos de processamento com velocidades até 1.9 Ghz. É acompanhado pela gráfica Mali-T830 MP3, além de 3GB de memória RAM e 32GB de memória interna expansível via microSD até 256GB.

Smartphone de gama média-alta

Temos duas slots para cartões SIM (conectividade Dual-SIM) e possibilidade de expandir os 32GB de armazenamento com um cartão microSD até 256GB para que nunca fiques sem espaço para as fotos, músicas, ficheiros, etc.

As suas especificações num vislumbre:

  • Ecrã de 5.2 polegadas Super AMOLED
  • Resolução Full-HD 1080p com 424ppi
  • Função "Always-on Display"
  • Vidro Corning Gorilla Glass 4
  • Processador Exynos 7880
  • SoC octa-core a 1.9Ghz
  • Gráfica: Mali-T830MP3
  • 3GB de memória RAM
  • 32GB de armazenamento interno
  • Expansão via microSD com slot dedicada
  • Bateria de 3000 mAh
  • Carregamento rápido
  • Android 6.0 Marshmallow (Grace UI) - 7.0 Nougat já disponível
  • Câmaras traseira de 16MP
  • Câmara frontal de 16MP
  • Flash-LED, autofocus
  • Dimensões: 146.1 x 71.4 x 7.9 mm
  • Peso:157 g
  • Single-SIM ou Dual-SIM
  • Bluetooth 4.2
  • NFC
  • Leitor de impressões digitais / sensor biométrico
  • USB do Tipo C
  • Radio FM

O Galaxy A5 (2017) é um smartphone muito rápido ou pelo menos, perfeitamente fluído nas tarefas do dia-a-dia. Não senti qualquer atraso ou lentidão na resposta do smartphone mesmo quando abria duas aplicações ao mesmo tempo. Podes, neste Samsung Galaxy A5 (2017) dividir o ecrã e abrir mais do que uma App, uma feature bastante divertida.

Bom desempenho no Samsung Galaxy A5 (2017)

Para jogar no Galaxy A5 (2017) podes correr a maioria dos títulos, contudo, alguns jogos mais pesados e graficamente exigentes já não são indicados para este smartphone. Aqui sim, começamos a sentir as limitações do seu motor.

Afinal de contas, trata-se de um equipamento de gama média e não de um topo de gama. Contudo, se apenas jogas casualmente ou alguns títulos mais leves, não terás qualquer problema ou dor de cabeça com este Galaxy A5 (2017).

A interface do Samsung Galaxy A5 (2017), é a nova Grace UI, baseada no Android 6.0 Marshmallow, é pautada pela elegância, tem algumas animações agradáveis mas sem nunca se tornar pesada ou obstrutiva. Terás também vários Temas e/ou papéis de parede por onde escolher para que o Samsung Galaxy A5 (2017) seja um reflexo do teu estilo.

Android 7.0 Nougat já disponível para o Samsung Galaxy A5 (2017)

Toda a interface está mais leve, mais limpa, continua com várias funções e opções mas desta vez conseguem ser, na sua grande maioria, úteis e não são um obstáculo para uma utilização do smartphone sem preocupações.

Aqui, merece particular destaque a App de otimização do Samsung Galaxy A5 (2017), um gestor eficiente que te limpa a RAM e cuida da gestão de bateria.

A maior falha, a nível de software, é a ausência da mais recente versão do sistema operativo Android, o 7.0 Nougat. Este Galaxy A5 (2017) vem com o Android 6.0 Marshmallow e espero que a marca o atualize muito em breve. Estamos em 2017 e a Google já disponibilizou esta versão no verão de 2016.

Ecrã / Tela do Samsung Galaxy A5 (2017)

O ecrã do Samsung Galaxy A5 (2017) tem 5.2 polegadas, tecnologia Super AMOLED, resolução 1080p Full-HD com uma densidade de 424ppi (pixels por polegada) revestido pelo vidro Gorilla Glass 4. Apresentará um bom grau de resistência a riscos.

O ecrã AMOLED é muito agradável

A nível de visualização as suas cores são extremamente saturadas, muito vívidas e bastante profundas. Em suma, toda a magia de um ecrã AMOLED. O contraste está bem trabalhado e consegue realçar os conteúdos apresentados.

O brilho desta tela, (tanto no limite máximo como mínimo) é extremamente satisfatório, tal como os bons ângulos de visão e isto proporciona uma boa visibilidade ao ar livre, sendo pouco reflectivo.

Em suma, o ecrã deste Samsung Galaxy A5 (2017) é perfeitamente satisfatório para todo o tipo de utilizadores e para praticamente todo o tipo de utilizações, desde jogos, vídeo, texto ou redes sociais. Bom detalhe nas cores e definição da imagem, bom reconhecimento dos toques e interação com a tela.

Câmaras: Foto e Vídeo no Samsung Galaxy A5 (2017)

A câmara fotográfica principal do Galaxy A5 (2017) tem 16MP com flash-LED, tal como a sua câmara frontal, ambas com 16MP. A interface da câmara é simples mas consegue ser intuitiva e de fácil utilização. Temos muitos modos de fotografia como o modo Panorama, Beleza para Rostos, HDR, Câmara Lenta e até um modo manual. Podes ainda descarregar mais alguns modos/efeitos para a sua câmara.

Vê todas as fotografias em qualidade máxima AQUI

As fotografias capturadas com o Galaxy A5 (2017) vão de encontro ao escalão de preços deste equipamento. Dito isto, concluímos que não são perfeitas….mas quase em situações de boa iluminação.

Temos aqui bastante detalhe, bom equilíbrio de cores e uma boa exposição, especialmente quando as condições de luminosidade são ideais, por exemplo num dia de sol as fotos são muito boas e aqui o Galaxy A5 (2017) destaca-se da concorrência. Aqui sim, brilha!

Contudo, basta capturar algumas fotos no interior com iluminação artificial, ou então com pouca iluminação e vemos um rápido declínio na qualidade das fotografias. Um tom frio, grão na imagem, entre outros artefactos.

Excelente câmara de selfies no Galaxy A5 (2017)

A câmara frontal de 16MP é um dos seus pontos fortes e se gostas de tirar selfies ficarás muito bem servido.

Com boas cores e ótimo detalhe nas fotos, esta é uma das melhores câmaras de auto-retrato que já pude experimentar. Também é capaz de gravar vídeo a 1080p Full-HD.

Por último, a gravação de vídeo na sua qualidade máxima de 1080p Full-HD apresenta boa qualidade nos detalhes e na maioria das cores. Contudo, a ausência de estabilização da imagem faz com que as filmagens fiquem muito tremidas e quase inutilizáveis.

Autonomia de Bateria do Samsung Galaxy A5 (2017)

O Samsung Galaxy A5 (2017) tem uma bateria de 3000mAh não removível e a sua autonomia surpreendeu-me pela positiva. Tendo em conta o seu ecrã com resolução Full-HD, percebi como é que este smartphone consegue poupar tanta energia ou, pelo menos gerir eficazmente o seu consumo energético.

Este precioso equilíbrio entre poder de processamento, resolução de ecrã e uma bateria com boa capacidade é cuidadosamente calibrado pelo software e pelos vários Modos de Energia que encontrarás nas suas definições. Se quiseres ou necessitares de poupar ainda mais energia, o software dá-te uma boa ajuda.

Autonomia para pelo menos um dia no Samsung Galaxy A5 (2017)

Mesmo com a conexão 4G ativa, Bluetooth e outras conectividades o Galaxy A5 (2017) aguenta-se bem ao longo de um bom dia e se quiseres, com algum cuidado, consegues chegar aos dois dias de autonomia.

Em alternativa, se fores um gamer tens aqui um smartphone que te aguente um dia de intenso jogo, algo bastante raro hoje em dia. Uma utilização média e equilibrada proporciona-te um dia e meio de autonomia com até 5 horas de ecrã ligado em brilho automático.

A sua autonomia é consideravelmente superior à dos seus concorrentes diretos e só falta aqui a capacidade de carregamento sem-fios mas com uma autonomia para quase dois dias não nos podemos queixar. Este Galaxy A5 (2017) tem uma boa duração de bateria.

Análise ao Samsung Galaxy A5 (2017) - Conclusão

Este Samsung Galaxy está equipado com um belo ecrã de 5.2 polegadas Super AMOLED. Temos ainda a certificação IP68, USB do Tipo-C, bateria de 3000mAh, Dual-SIM, NFC, 4G LTE, GPS, leitor de impressões digitais (sensor biométrico).

Sem esquecer as duas câmaras de 16MP e um processador octa-core com 3GB de RAM e 32GB de memória interna expansível, o Galaxy A5 (2017) está bem preparado para o ano de 2017.

O Galaxy A5 (2017) é um smartphone elegante e muito capaz

Deslumbra pela cor, pelo ecrã, qualidade de construção e bateria. Pecaria pelo preço, pela câmara e no desempenho em certos jogos e tarefas pesadas. Não te dará razões de queixa neste aspecto.

O Samsung Galaxy A5 (2017) é um smartphone que combina com o Lifestyle atual, com as novas tendências de cor e moda. Está disponível em Preto, Rosa, Dourado e neste azul, um exclusivo da Phone House.

Um equipamento cuja relação qualidade/preço não é das melhores, por 429€ em loja física nacional. Não era propriamente barato mas é, sem dúvida, muito gratificante utiliza-lo no dia-a-dia. Principalmente agora que o sue preço está um pouco mais em conta (julho de 2017), é um bom investimento. As suas cores e o seu aspecto são muito, muito agradáveis.

Perfeitamente imperfeito, simplesmente eficaz nas tarefas diárias e apto para o mercado de gama média em 2017. Termino com um agradecimento à Phone House Portugal pela cedência do equipamento para teste/análise.

Mais Análises/Reviews:

Bluboo Edge: Ecrã CURVO por 115€? Análise / Review

UMi Plus E Review | A supremacia dos 6GB de RAM

Smartphone de 80€ vale a pena? Bluboo Picasso 4G Review

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.