Samsung Galaxy A3 2016 já está a receber o Android 7.0 Nougat

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

As atualizações de software são uma das maiores preocupações da maioria dos utilizadores Android. Estas, por norma, tardam em chegar e causam sempre uma grande expectativa e receio quando efetivamente chegam. Temos sempre algum medo de comprometer o smartphone ao instalar o update (atualização). Receamos os possíveis bugs (erros) mas não resistimos em experimentar as novidades. Pois bem, hoje temos boas notícias para os utilizadores de um dos Samsung's mais populares de 2016, o Galaxy A3.

Vê ainda: Porque é que o teu Android demora tanto a ser atualizado?

O Samsung Galaxy A3 2016 era o mais modesto dos Galaxy's da linha A, o alinhamento de gama média da construtora sul-coreana. A sua construção é irrepreensível e surpreendeu-me em alguns aspecto quando o testei. Os seus materiais de construção são o vidro Gorilla Glass 4 (traseira e frente), além do alumínio da sua estrutura que confere uma óptima sensação de solidez quando pegamos neste Galaxy A3 (2016).

Android Nougat já disponível para o Galaxy A3 2016

Hoje, a Samsung começou a fazer a atualização para Android Nougat ao seu Galaxy A3 2016. O seu companheiro Galaxy A5 2016 também já havia recebido este update. Agora, finalmente, a Samsung decidiu lançar a atualização que já está disponível na Alemanha. O pacote de atualização está a chegar via OTA (over the air) e pode ser instalado manualmente por qualquer utilizador deste smartphone.

A atualização destina-se apenas ao modelo SM-A210F e incorpora todas as novidades do Android 7.0 Nougat. Com várias melhorias na interface, ou melhor, traz toda uma nova interface. Terás agora a nova Grace UX em detrimento da tradicional TouchWiz.

O pacote de firmware (software de sistema) pesa cerca de 950mb portanto é uma atualização considerável. Podes verificar a sua disponibilidade em Definições - Acerca do Dispositivo - Atualizações de Software. O update chegará gradualmente a todos os Galaxy A3 2016. Se a tua unidade estiver vinculada a uma operadora demorará um pouco mais.

Se não quiseres esperar pela sua chegada podes passar no blog stechguide,proceder ao download do pacote de firmware e flashar o update no teu smartphone via ODIN. Encontrarás lá todas as instruções para o processo de instalação manual. Certifica-te de que segues todos os passos para que não danifiques o teu smartphone. Não nos responsabilizamos por qualquer inconveniente que daí possa surgir.

Características do Galaxy A3 2016

O Galaxy A3 (2016) tem um ecrã ou tela de 4.7 polegadas Super AMOLED com uma resolução HD (720 x 1280p) o que resulta numa densidade de 312ppi ou pixels por polegada. No seu interior temos um processador Snapdragon 410, um SoC quad-core a 1.5Ghz da Qualcomm, acompanhado pela gráfica Adreno 306 e por 1.5GB de memória RAM. Temos também 16GB de memória interna e possibilidade de expansão via microSD até 128GB (utilizando a 2ªslot para cartão SIM).

As suas especificações técnicas:

  • Ecrã de 4.7 polegadas Super AMOLED protegido por Gorilla Glass 4
  • Resolução HD 1080p com 312ppi
  • Processador Snapdragon 410, quad-core com 4 núcleos a 1.5Ghz
  • 1.5GB de memória RAM
  • 16GB de armazenamento interno expansível
  • Bateria de 2300 mAh
  • Android 5.1 Lollipop
  • Câmaras de 5 e 13MP

O smartphone chegou ao mercado com o sistema operativo é o Android 5.1 Lollipop, entretanto já tinha recebido o Android 6 Marshmallow e vê agora o Android 7.0 a chegar. Esta deverá ser uma das últimas grandes atualizações disponíveis para o equipamento por via oficial.

Outros artigos relevantes:

Originais Netflix: Brad Pitt é o líder decadente de War Machine

Boruto: Naruto Next Generations – Os 5 primeiros episódios!

Prison Break: pequena análise a uma mão completa de episódios

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.