Galaxy A3 2016 thumbA Samsung é uma das marcas mais fortes e com maior reconhecimento em Portugal. Ao passo que os seus smartphones topo de gama têm feito virar muitas cabeças, raramente se presta atenção aos elementos de gama média. Pois bem, hoje vamos conhecer um dos seus novos smartphones, elegante e compacto, assim se pode descrever o novo Samsung Galaxy A3 (2016).

Com efeito, o novo Samsung Galaxy A3 (2016) foi apresentado no início deste ano e, juntamente com os Galaxy A5 e A7 (2016), vindo renovar a linha “A” e respectivos equipamentos de gama média. Está na altura de conhecer-mos ao pormenor o Galaxy A3 (2016)!

Design e Qualidade de Construção

O novo Galaxy A3 (2016) é um sucessor digno do Galaxy A3 original, lançado em finais de 2014, melhorando a sua qualidade de construção e empregando um aspecto/design largamente inspirado nos Galaxy S6 e S6 Edge. Em suma, o novo Galaxy A3 (2016) é um smartphone muito atraente, extremamente bem construído e bastante compacto.

   

Os seus materiais de construção são o vidro Gorilla Glass 4 (traseira e frente), além do alumínio da sua estrutura que confere uma óptima sensação de solidez quando pegamos neste Galaxy A3 (2016). Por último, as suas dimensões são:134.5 x 65.2 x 7.3 mm, (altura x largura x espessura) e o seu peso fica-se nas 132 gramas.

Vidro e Metal, uma combinação de luxoSamsung Galaxy A3 2016 4gnews 2

Ecrã

Galaxy A3 (2016) tem um ecrã ou tela de 4.7 polegadas Super AMOLED com uma resolução HD (720 x 1280p) o que resulta numa densidade de 312ppi ou pixels por polegada.

Com esta resolução de ecrã as imagens e texto têm uma  definição suficiente, no entanto, quando amplias os conteúdos já consegues notar alguma pixelização dos mesmos. Já as suas cores têm uma saturação bastante rica e típica dos ecrãs AMOLED, os ângulos de visão são bons e a representação de cor não foge muito à representação fiel dos tons. Além disso, o seu ecrã tem bastante brilho e isso facilita a sua utilização ao ar livre.

Durante as duas semanas em que utilizei este Galaxy A3 (2016) como meu equipamento diário não tive qualquer queixa relativamente à resposta  do ecrã que, aliás, é protegido pelo vidro Gorilla Glass 4. Em suma, aquilo que, porventura, lhe poderá faltar em resolução, é compensado pelas cores vibrantes e com bastante saturação.

Cores vibrantes, resolução medíocre.Samsung Galaxy A3 2016 4gnews 25

Desempenho e especificações

No seu interior temos um processador Snapdragon 410, um SoC quad-core a 1.5Ghz da Qualcomm, acompanhado pela gráfica Adreno 306 e por 1.5GB de memória RAM. Temos também 16GB de memória interna e possibilidade de expansão via microSD até 128GB (utilizando a 2ªslot para cartão SIM).

Galaxy A3 (2016) obteve a modesta pontuação de 25740 pontos na aplicação de testes AnTuTu, um valor que reflete as suas especificações de gama média e o seu incompreensível 1.5GB de RAM. No entanto, nas tarefas diárias e mesmo em aplicações mais pesadas como jogos, o smartphone consegue dar resposta quando puxamos mais por ele sem apresentar grandes quebras na performance.

Samsung Galaxy A3 2016 4gnews14

O seu sistema operativo é o Android 5.1 Lollipop e em bom rigor, este Galaxy A3 (2016) já devia trazer o Android 6.0 ao sair da caixa. Resta-nos esperar pela actualização, algo que deverá acontecer na segunda metade deste ano. Ademais, a sua interface é a TouchWiz UI, que apesar de estar um pouco mais leve, continua a ser extremamente abrangente em termos de funcionalidades, menus, opções, cores, animações e sons. Em suma, mais do mesmo e já começa a cansar.

Galaxy A3 (2016) consegue fazer todas as tarefas básicas e essenciais sem qualquer tipo de lentidão ou arrastamento, mesmo em tarefas mais exigentes como nos jogos mais actuais e com várias aplicações abertas, não encontrei qualquer tipo de frustrações durante as duas semanas em que o utilizei. Mentalizem-se, contudo, de que este equipamento não te dará aquela resposta imediata ao abrir aplicações e, por vezes, necessita de mais umas frações de segundo para fazer o que lhe é pedido.

Performance aceitável e sem frustrações

Samsung Galaxy A3 2016 4gnews 14

As suas especificações técnicas:

  • Ecrã de 4.7 polegadas Super AMOLED protegido por Gorilla Glass 4
  • Resolução HD 1080p com 312ppi
  • Processador Snapdragon 410, quad-core com 4 núcleos a 1.5Ghz
  • 1.5GB de memória RAM
  •  16GB de armazenamento interno expansível
  • Bateria de 2300 mAh
  • Android 5.1 Lollipop
  • Câmaras de 5 e 13MP

As câmaras do Galaxy A3 (2016)

As câmaras dos smartphones são cada vez mais utilizadas como principal meio de captura dos momentos mais relevantes do teu dia-a-dia e, consequentemente, é cada vez mais notória a sua importância na hora de escolher um novo equipamento. Posto isto, o Galaxy A3 (2016) conta com uma câmara principal de 13MP e com uma câmara secundária, frontal, de 5MP para as tuas selfies.

O desempenho da sua câmara principal de 13MP com flash-LED e uma abertura focal de f/1.9 não desilude. Temos uma boa quantidade de detalhe nas fotos, as cores são bem conservadas, mantendo uns tons bastante naturais em cenários com luz natural e artificial. Por outro lado, na fotografia diurna ao ar livre, o Galaxy A3 (2016) tende a sobre-expor os tons claros e a “queimar” os brancos, resultando em fotos com pouca vivacidade. Já em ambientes com luz artificial a exposição é, regra geral, equilibrada e temos uns resultados agradáveis.

Em suma, esta câmara não surpreende mas, todavia, não desilude, conseguindo capturar os teus momentos mais importantes com uma qualidade aceitável e com vários modos na sua interface para tirares mais proveito das suas câmaras.

Câmaras de 5 e 13MP com resultados satisfatórios

Samsung Galaxy A3 2016 4gnews22

Vê, aqui, todas as fotos capturadas com o Galaxy A3 (2016) em alta-resolução.

Por último, a gravação de vídeo neste Galaxy A3 (2016) também não desilude com ambas as câmaras a poder gravar em Full-HD (1080p), tendo o vídeo uma boa representação das cores e, regra geral, boa exposição, apesar de não termos aqui estabilização óptica da imagens e os detalhes não abundarem.

Aproveito ainda para fazer uma ressalva para a interface bastante intuitiva, recheada de funcionalidades e a possibilidade de abrir rapidamente a câmara ao pressionar rapidamente e duas vezes o botão físico “Home”.

Autonomia de Bateria

No interior deste Galaxy A3 (2016) temos uma bateria de 2300mAh que te consegue dar autonomia para um dia inteiro com utilização intensa, com jogos, vídeos e várias conectividades. Já com uma utilização moderada a leve, conseguimos chegar até aos dois dias de autonomia com comunicações, web browsing, alguns vídeos e uso misto.

Conseguimos perto de 4 horas de ecrã ligado com a luminosidade automática, sendo estes resultados perfeitamente medíocres e superando as minhas expectativas para uma pequena bateria de 2300mAh.

Autonomia suficiente para um dia de uso intensoSamsung Galaxy A3 2016 4gnews 17

Conclusão

Galaxy A3 (2016) é um equipamento de gama média, bastante capaz, com um design e qualidade de construção que se destacam da concorrência. Longe de ser um campeão na relação qualidade/preço e não ser uma proeza em termos de rapidez, autonomia ou desempenho fotográfico, temos antes, uma mistura equilibrada dos pontos cruciais acima referidos.

Por cerca de 300€ já encontramos várias alternativas com especificações técnicas bem superiores, com uma autonomia mais capaz e/ou, com uma qualidade de construção igualmente louvável. Contudo, este Galaxy A3 (2016) sabe agradar ao consumidor final, portando-se bem nas mais variadas tarefas e apesar de ser modesto no desempenho e rapidez, a sua aparência não passará despercebida.Samsung Galaxy A3 2016 4gnews19

É uma pena não trazer já o Android 6.0 Marshmallow mas deverá ser atualizado durante este ano. Por último, deixo-te com a nossa análise, em vídeo, ao novo Galaxy A3 (2016) e não te esqueças de deixar o teu “Like” e aquela partilha!

Talvez queiras ver:

Análise em vídeo:

Pontuação 4gnews
Design
8
Performance
6.5
Ecrã
7
Câmara
7
Autonomia
7
Qualidade/Preço
6.5
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).