
Desta vez, a Samsung ocupa as manchetes das notícias não pela sua presença no mercado de tecnologia, mas antes pela sua presença ainda discreta no mundo dos veículos elétricos.
Em julho, o modelo Lucid Air Grand Touring estabeleceu um novo recorde mundial do Guinness ao ter percorrido 1.205 quilómetros, com uma só carga. Na prática, o EV fez uma longa viagem da Suíça até à Alemanha. Passado um mês, a Samsung revelou que fabricou as baterias que equipam este modelo.
Bateria pode ganhar 400 km de autonomia em 16 minutos
Com esta revelação foram conhecidos mais pormenores. Tal como avança o site ArenaEV, o Lucid Air Grand Touring está equipado com 21.700 unidades cilíndricas, “made by” Samsung.
Esta bateria pode ganhar 400 quilómetros de autonomia com um carregamento rápido de apenas 16 minutos. Tudo devido “à célula de bateria avançada, ao conjunto e à arquitetura de carregamento ultrarrápido”, explica a Samsung.
A colaboração da Samsung SDI com a Lucid foi estabelecida em 2016, momento da chegada da marca elétrica ao mercado.
E parece que é para continuar. A Samsung SDI já afirmou publicamente que pretende fortalecer a “parceria com a Lucid para expandir a nossa participação no mercado global e acelerar o desenvolvimento de produtos”.
O recorde mundial do Guinness
O Lucid Air Grand Touring estabeleceu o novo recorde mundial do Guinness ao fazer uma viagem de 1.200 quilómetros entre St. Moritz, na Suíça, e Munique na Alemanha.
O elétrico fez esta viagem com apenas uma carga de bateria, estabelecendo um novo marco para autonomia e eficiência nos veículos elétricos.
Com esta viagem, o Lucid Air Grand Touring conseguiu superar o anterior detentor deste recorde, o Mercedes-Benz EQS 450+, em quase 160 quilómetros.
Saliente-se que o modelo foi adaptado para realizar esta proeza. O modelo comercializado fornece uma autonomia de até 837 quilómetros.