Huawei Xiaomi Samsung Galaxy S9 abertura variável
A fabricante sul-coreana enfrenta uma situação cada vez mais débil em dois dos maiores mercados mundiais ©Engadget

A quota de mercado da tecnológica sul-coreana, Samsung, continua a definhar, a cair consistentemente em dois dos maiores mercados mundiais. Mais concretamente, na China e na Índia. Os dados são da agência Strategic Analytics e as principais culpadas são a Huawei e a Xiaomi.

Com efeito, sendo a China o maior mercado mundial de smartphones, com a Índia logo em 2º lugar, a posição da Samsung não é de todo favorável. Segundo o mais recente relatório desta agência de estudo de mercado quota da tecnológica sul-coreana continua a encolher nestes mercados.

Vê ainda: Huawei Honor 10 já é oficial! Kirin 970 e 6GB de RAM por 335€

Depois de no último trimestre de 2017 a quota de mercado da Samsung na China ter caído para 0,8% o domínio das suas rivais é cada vez mais notório. Note-se que meros 5 anos atrás a Samsung dominava o mercado chinês com 20% de quota de mercado. Agora, esse título pertence à Huawei, dominando a China e já em 3º lugar no mercado global.

Já por outro lado, a Xiaomi é uma das forças em crescimento, sendo já a 4ª maior fabricante na China e a 5ª maior fabricante mundial. Nesse último trimestre de 2017 a Samsung venderia 9.8 milhões de smartphones, sendo a primeira vez que os números da marca se situam abaixo da fasquia dos 10 milhões de unidades vendidas.

Samsung em queda, Huawei e Xiaomi em crescendo

Olhando mais atentamente para o desempenho da Samsung na China veríamos uma queda de 3.1% no 1º trimestre de 2017 para 2.7% no 2ª trimestre. Em seguida, cairia para 2% no terceiro trimestre e para os 0.8% nos últimos três meses do ano. Em suma, a fabricante terminaria o ano com uma média de 2.1% de quota de mercado num teatro de operações que já dominara com 20% de quota. Já por outro lado, a Huawei, Xiaomi, OPPO e Vivo consolidariam a sua posição cimeira neste mercado.

Xiaomi Huawei Consumer Reports Top 10 Exynos Snapdragon Galaxy Note 9 Android Samsung Galaxy S7 Huawei P20 Pro Samsung Galaxy S9 Android Oreo
Os novos topos de gama da fabricante sul-coreana chegaram oficialmente ao nosso país em março.

Agora, em 2019 a situação pode não melhorar, nem mesmo com o lançamento dos Samsung Galaxy S9. O seu preço continua alto e não faltam alternativas extremamente competitivas na China. Aí, a Huawei com os seus novos Huawei P20 ou a Xiaomi com os Xiaomi Mi MIX 2S e em breve o Xiaomi Mi 7 deverão reforçar a sua presença.

A China é um mercado cada vez mais adverso à Samsung

A razão mantém-se una. Os preços praticados pela sul-coreana afastam a maioria dos consumidores naquele que é o maior mercado mundial de smartphones. Algo que é explorado, com mestria, por marcas como a Xiaomi ou até mesmo a Huawei.

A mesma premissa aplica-se à Índia, aqui, a Xiaomi já é a marca dominante, tendo ultrapassado a Samsung no último trimestre de 2017. Mais ainda, a sul-coreana continua em queda e a Huawei, através da sua sub-marca Honor já tem os olhos postos neste mercado. Recordo que atualmente este é o 2º maior mercado mundial de smartphones segundo a IDC.

Índia elegeu a Xiaomi como maior fabricante, na China é a Huawei

Especializando-se em smartphones Android de gama média, a relação preço / qualidade da Xiaomi conquistou-lhe o mercado indiano. Agora, com os seus produtos a reforçarem a sua qualidade, a dominância da Xiaomi na Índia solidifica-se. Mais ainda, este mercado torna-se cada vez mais tentador para outras fabricantes por não apresentar sinais de saturação.

Ainda assim, a Samsung continua a ser a maior fabricante mundial de smartphones, tendo também sido a maior fabricante na Índia durante 6 anos. Todavia, a sua quota de mercado no último trimestre de 2017 cairia para 26.2%. Consequentemente, o trono do 2º maior mercado mundial de smartphones passaria para a Xiaomi. 

Por último, vários observadores de mercado consideram que esta tendência se deverá manter. A posição da Samsung nos dois maiores mercados mundiais deverá continuar a definhar caso a marca não repense a sua estratégia.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Motorola Moto E5 Play e Plus: A nova gama de entrada Android já é oficial

Motorola Moto G6: A nova linha de gama média Android já é oficial

ZTE Nubia Red Magic: Chegou o novo rival do Xiaomi Black Shark

Fonte | Via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).