A quota de mercado da tecnológica sul-coreana, Samsung, continua a definhar, a cair consistentemente em dois dos maiores mercados mundiais. Mais concretamente, na China e na Índia. Os dados são da agência Strategic Analytics e as principais culpadas são a Huawei e a Xiaomi.
Com efeito, sendo a China o maior mercado mundial de smartphones, com a Índia logo em 2º lugar, a posição da Samsung não é de todo favorável. Segundo o mais recente relatório desta agência de estudo de mercado quota da tecnológica sul-coreana continua a encolher nestes mercados.
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Depois de no último trimestre de 2017 a quota de mercado da Samsung na China ter caído para 0,8% o domínio das suas rivais é cada vez mais notório. Note-se que há meros 5 anos atrás a Samsung dominava o mercado chinês com 20% de quota de mercado. Agora, esse título pertence à Huawei, dominando a China e já em 3º lugar no mercado global.
Já por outro lado, a Xiaomi é uma das forças em crescimento, sendo já a 4ª maior fabricante na China e a 5ª maior fabricante mundial. Nesse último trimestre de 2017 a Samsung venderia 9.8 milhões de smartphones, sendo a primeira vez que os números da marca se situam abaixo da fasquia dos 10 milhões de unidades vendidas.
Samsung em queda, Huawei e Xiaomi em crescendo
Olhando mais atentamente para o desempenho da Samsung na China veríamos uma queda de 3.1% no 1º trimestre de 2017 para 2.7% no 2ª trimestre. Em seguida, cairia para 2% no terceiro trimestre e para os 0.8% nos últimos três meses do ano. Em suma, a fabricante terminaria o ano com uma média de 2.1% de quota de mercado num teatro de operações que já dominara com 20% de quota. Já por outro lado, a Huawei, Xiaomi, Vivo consolidariam a sua posição cimeira neste mercado.
Agora, em 2019 a situação pode não melhorar, nem mesmo com o lançamento dos Samsung Galaxy S9. O seu preço continua alto e não faltam alternativas extremamente competitivas na China. Aí, a Huawei com os seus novos Huawei Mi 7 deverão reforçar a sua presença.
A China é um mercado cada vez mais adverso à Samsung
A razão mantém-se una. Os preços praticados pela sul-coreana afastam a maioria dos consumidores naquele que é o maior mercado mundial de smartphones. Algo que é explorado, com mestria, por marcas como a Xiaomi ou até mesmo a Huawei.
A mesma premissa aplica-se à Índia, aqui, a Xiaomi já é a marca dominante, tendo ultrapassado a Samsung no último trimestre de 2017. Mais ainda, a sul-coreana continua em queda e a Huawei, através da sua sub-marca IDC.
Índia elegeu a Xiaomi como maior fabricante, na China é a Huawei
Especializando-se em smartphones Android de gama média, a relação preço / qualidade da Xiaomi conquistou-lhe o mercado indiano. Agora, com os seus produtos a reforçarem a sua qualidade, a dominância da Xiaomi na Índia solidifica-se. Mais ainda, este mercado torna-se cada vez mais tentador para outras fabricantes por não apresentar sinais de saturação.
Ainda assim, a Samsung continua a ser a maior fabricante mundial de smartphones, tendo também sido a maior fabricante na Índia durante 6 anos. Todavia, a sua quota de mercado no último trimestre de 2017 cairia para 26.2%. Consequentemente, o trono do 2º maior mercado mundial de smartphones passaria para a Xiaomi.
Por último, vários observadores de mercado consideram que esta tendência se deverá manter. A posição da Samsung nos dois maiores mercados mundiais deverá continuar a definhar caso a marca não repense a sua estratégia.
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