Samsung: Exynos com GPU AMD chega em junho para bater o M1 da Apple!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung pode estar a preparar a apresentação da sua colaboração com a AMD já para o final do primeiro semestre deste ano. O processador Exynos equipado com tecnologia gráfica RDNA 2 promete superar o desempenho da concorrência, sendo visto como a arma da sul coreana contra o M1 da Apple.

Segundo avança o leaker Ice Universe faltarão apenas alguns meses para podermos conhecer os resultados dos esforços da Samsung para colocar no mercado um SoC ainda mais poderoso que o Exynos 2100.

Samsung quer acabar com o mau desempenho do Exynos nos gráficos

A mesma fonte sugere que o produto não será disponibilizado nessa altura, uma vez que a marca sul coreana pretende apenas dar a conhecer o processador gráfico e não o SoC completo.

A Samsung costuma anunciar os seus novos sistemas em chip na reta final de cada ano. Apesar disso, o Exynos 2100 foi revelado apenas em janeiro de 2021 tendo demorado um pouco mais a dar-se a conhecer.

O lançamento deste novo processador gráfico integrado deve colocar ponto final no desempenho tradicionalmente pobre dos Exynos no quesito gráfico.

Esta tendência fez-se sentir com o 2100, que provou ser mais rápido que o Snapdragon 888 num teste de computação, tendo exibido as suas limitações quando se exigiu mais do GPU.

Samsung em busca do equilíbrio entre desempenho e eficiência

A Samsung estará agora a afinar os últimos detalhes deste SoC, que parece ter tudo para se aproximar do M1 da Apple.

A marca parece ter encontrado alguns problemas com sobreaquecimento e terá de encontrar o equilíbrio entre desempenho e eficiência para procurar o sucesso com esta parceria.

É provável que os dispositivos da marca venham equipados com esta nova oferta já em 2022, sendo possível que venha a adotar a designação de Exynos 2200.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung: dispositivos Galaxy vão receber mais atualizações de segurança! Vê se o teu está na lista
  • Apple destrona Samsung e é quem mais smartphones vende no mundo!
  • Samsung Galaxy Watch 3: suporte para ECG chega finalmente a Portugal!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.