A Samsung pode estar a preparar a apresentação da sua colaboração com a AMD já para o final do primeiro semestre deste ano. O processador Exynos equipado com tecnologia gráfica RDNA 2 promete superar o desempenho da concorrência, sendo visto como a arma da sul coreana contra o M1 da Apple.
Segundo avança o leaker Ice Universe faltarão apenas alguns meses para podermos conhecer os resultados dos esforços da Samsung para colocar no mercado um SoC ainda mais poderoso que o Exynos 2100.
Samsung quer acabar com o mau desempenho do Exynos nos gráficos
A mesma fonte sugere que o produto não será disponibilizado nessa altura, uma vez que a marca sul coreana pretende apenas dar a conhecer o processador gráfico e não o SoC completo.
A Samsung costuma anunciar os seus novos sistemas em chip na reta final de cada ano. Apesar disso, o Exynos 2100 foi revelado apenas em janeiro de 2021 tendo demorado um pouco mais a dar-se a conhecer.
O lançamento deste novo processador gráfico integrado deve colocar ponto final no desempenho tradicionalmente pobre dos Exynos no quesito gráfico.
Esta tendência fez-se sentir com o 2100, que provou ser mais rápido que o Snapdragon 888 num teste de computação, tendo exibido as suas limitações quando se exigiu mais do GPU.
Samsung em busca do equilíbrio entre desempenho e eficiência
A Samsung estará agora a afinar os últimos detalhes deste SoC, que parece ter tudo para se aproximar do M1 da Apple.
A marca parece ter encontrado alguns problemas com sobreaquecimento e terá de encontrar o equilíbrio entre desempenho e eficiência para procurar o sucesso com esta parceria.
É provável que os dispositivos da marca venham equipados com esta nova oferta já em 2022, sendo possível que venha a adotar a designação de Exynos 2200.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung: dispositivos Galaxy vão receber mais atualizações de segurança! Vê se o teu está na lista
- Apple destrona Samsung e é quem mais smartphones vende no mundo!
- Samsung Galaxy Watch 3: suporte para ECG chega finalmente a Portugal!