Samsung Exynos 9610 é o novo SoC "premium" para os Galaxy A

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante sul-coreana, Samsung, apresentou hoje um novo processador da sua gama Exynos 7. Trata-se do novo SoC (system on chip) Samsung Exynos 9610 e será um colosso para a fruição de conteúdos multi-média. Entre jogos, música, vídeos e fotografia, será um processador a ter em conta para o segmento de gama média.

Este novo processador Exynos 9610 é construído segundo o processo a 10 nanómetros, padrão FinFET tal como nos conta a marca, em comunicado. Trará um poder de processamento premium para os smartphones Android de gama média e/ou gama média-alta.

Vê ainda: d

Neste momento os processadores (chips) Samsung Exynos 7 são utilizados nos equipamentos de gama média-alta. Temos um exemplo disso mesmo nos Samsung Galaxy A. Já para os smartphones topo de gama como os "S" os "Note" temos os processadores da linha Exynos 9.

Agora, com o Samsung Exynos 9610 temos um misto entre as linhas "7" e "9" da fabricante sul-coreana. Um processador demasiado poderoso para a lina "7" mas não o suficiente para a linha "9". Ao mesmo tempo, será mais económico do que os "motores" utilizados na linha "S" e "Note".

Chegou o novo Samsung Exynos 9610

O novo Samsung Exynos 9610 vem substituir o processador 7885 que temos neste momento nos Galaxy A8 e Galaxy A8 (2018). Este processador é um dos melhores "motores" que podemos encontrar no segmento de gama média. Extremamente capaz e poderoso, só podemos esperar resultados ainda melhores do seu sucessor que acaba de ser apresentado, hoje.

A nível de características técnicas o novo Samsung Exynos 9610 está bem perto dos topos de gama. Conta com 4 núcleos Cortex-A73 com uma frequência máxima de processamento a 2.3GHz para alta performance. Temos também outros 4 núcleos com frequências máximas de 1.6GHz, Cortex-A53.

Características do Samsung Exynos 9610

Para lidar com os conteúdos multi-média temos Mali-G72 da ARM como processador gráfico. Sem esquecer o chip Cortex-M4F para lidar com o Always-on de baixo consumo energético. Será capaz de lidar com algumas tarefas básicas sem ter que "despertar" o processador principal.

A nível de conectividades temos também todas as bases bem cobertas e precavidas. Temos aqui um modem LTE Cat.12 3CA com suporte para downloads até 600Mbps (velocidade). Já para um upload temos uma velocidade máxima de 150Mbps, portanto Cat.13 2CA. Temos ainda a conectividade 802.11ac 2×2 MIMI para Wi-Fi e o Bluetooth 5.0. Conta também com suporte para rádio FM.

O que trará de "revolucionário"?

A marca promete uma experiência premium para o consumo de multi-média. Para tal, no Samsung Exynos 9610 temos mecanismos de inteligência artificial. Estes estarão ao serviço do utilizador e encarregues de processar a gravação de vídeo em câmara-lenta. Utilizará dados do sensor de imagem e uma rede neural para melhorar o reconhecimento facial do utilizador. Promete ainda umas melhores fotografias, independentemente das condições.

A marca trará assim a gravação de vídeo em câmara lenta e super-lenta para equipamentos não da gama alta. Em breve, teremos os primeiros smartphones equipados com estes novos processadores e com novas capacidades de gravação de vídeo.

Por último a fabricante sul-coreana afirma que começará a produção em massa do Samsung Exynos 9610 na segunda metade do ano. Posto isto, acreditamos que este seja o procesador utilizado nos sucessores do Samsung Galaxy A8 (2018).

Assuntos relevantes na 4gnews:

pode chegar oficialmente a Portugal – Rumor

OnePlus 6 continuará a ser um bom investimento, mesmo por 600€

d

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.