TM Roh, atual responsável máximo da área mobile da Samsung, escreveu um artigo intitulado “Bem-vindo à era da IA móvel”, no qual explica a razão para a tecnologia de Inteligência Artificial da marca ter adotado uma estratégia híbrida.
Recorde-se que a série de smartphones Galaxy S24 está equipada com novas funcionalidades em IA que são processadas tanto no próprio dispositivo como em nuvem.
Segurança e privacidade são fundamentais nesta nova era móvel
No seu artigo, TM Roh esclarece que uma das razões para a utilização desta estratégia híbrida é o garantir que o utilizador tem uma experiência de navegação otimizada, permitindo que este limite alguns dos novos recursos a serem processados no próprio dispositivo.
Garante este responsável que a Samsung “continua comprometida em melhorar a segurança e a privacidade dos dispositivos Galaxy, proporcionando aos utilizadores transparência e escolha”.
Quando se refere à tecnologia de Inteligência Artificial de uma forma geral, mas também à da Samsung, TM Roh admite que existem desafios e responsabilidades que têm de ser considerados.
Tudo porque os modelos de IA, ainda em formação, podem ter algumas imprecisões, além de levantarem questões relacionadas com os direitos de propriedade intelectual.
Para este responsável máximo, as empresas devem trabalhar em conjunto, de forma transparente, “para moldar as experiências de IA, garantindo que os utilizadores podem confiar e usar estes recursos melhorados”.
Tecnologia IA está a chegar aos wearables da Samsung
No seu artigo, TM Roh avança também que a gigante sul-coreana está já a preparar os próximos passos da sua IA e que incluem a chegada desta tecnologia aos wearables da empresa.
Nas palavras do responsável: “num futuro próximo, alguns wearables Galaxy vão usar IA para melhorar a saúde digital e desbloquear uma nova era de experiências de saúde inteligentes e expandidas”.
TM Roh acrescenta ainda que a Samsung vai continuar a expandir o universo de experiências IA em todas as categorias de produtos, através de “colaborações com mais parceiros de IA, líderes do setor”.
Esta é uma clara alusão à pareceria da Samsung com a Google, mas sugere que a marca sul-coreana pode ter também outros parceiros nesta área específica.