Samsung: este é o aspeto da Google Play Store nos smartwatch com Wear OS

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Há uma nova Google Play Store a caminho dos relógios inteligentes da Samsung equipados com o sistema operativo Wear OS. A nova "Store" terá diferenças visuais consideráveis, denotando uma inspiração na plataforma Tizen da própria Samsung.

Em seguida podemos observar como será esta nova Play Store presente nos próximos smartwatches da gigante sul-coreana. É, acima de tudo, o resultado da colaboração estreita entre ambas as tecnológicas, prometendo dar nova vida a estes dispositivos.

O novo design da Google Play Store no Wear OS 3.0

O novo design é atualmente distribuído, tal como aponta um utilizador na plataforma Reddit. Aí podemos ver, tal como na imagem acima, o novo aspeto da Google Play Store com diferenças na UI (interface) de navegação da loja de apps e conteúdos.

A atualização é feita pela Google de forma gradual e faseada, mas estando já em curso. O novo look denota a estreita colaboração com a Samsung, adotando a Play Store uma linguagem de design próxima da que pauta a One UI com o Wear OS 3.0.

Esta alteração visa também uniformizar a experiência de utilização nos relógios inteligentes da Samsung com a mais recente versão do sistema operativo. É o resultado das novidades anunciadas em meados de maio aquando da conferência Google I/O 2021.

O novo Wear OS 3.0 foi desenvolvido pela Samsung e Google

O novo design apresenta sempre as horas no topo de cada ecrã. Desse modo, o smartwatch garante sempre a função mais básica neste tipo de dispositivos mesmo quando procuramos alguma aplicação na Google Play Store. Este elemento está presente em qualquer ecrã e menu, tendo sempre o utilizador acesso direito a esta informação horária.

Veja-se também que a informação é agora apresentada em cartões e não num fundo plano. Desse modo, torna-se mais simples ler e compreender o conteúdo apresentado na Google Play Store nos smartwatch Samsung com o Wear OS 3.0.

Ficará mais fácil visualizar o conteúdo nos smartwatch Samsung

Torna-se, essencialmente, mais fácil ler de relance o conteúdo apresentado. Há uma primazia dada ao texto e conteúdo apresentado que agora não se confunde com o fundo ao estar cada elemento destacado pelo respetivo cartão de informação.

Será também mais fácil saber onde carregar / tocar efetivamente no ecrã, algo particularmente útil nos ecrãs diminutos dos relógios inteligentes. É uma mudança que será apreciada pelos utilizadores assim que chegar a todos os smartwatch Samsung compatíveis.

Por fim, recordamos que a distribuição está ainda no início. Espera-se que a distribuição global ocorra em agosto, estando completa até ao final desse mês, previsivelmente.

Será também em agosto que a Samsung apresentará os Galaxy Watch4, a próxima gama de relógios inteligentes da fabricante sul-coreana. Até lá, é possível que mais aplicações e aspetos dos atuais relógios venham a ser atualizados pela própria Google.

Será esta a maior atualização para os smartwatch com Wear OS desde o lançamento da plataforma? Numa nota pessoal, assim o creio, sendo também uma mostra de força por parte das empresas envolvidas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Pad 5: primeiros acessórios do aguardado tablet descobertos
  • Apple: estes nomes de rede podem desativar a função Wi-Fi nos iPhone
  • Xiaomi Mi MIX 4 vai surpreender com esta caraterística em 2021
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.