Samsung estará na linha da frente da criação do 6G

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

No que toca à tecnologia, o melhor é mesmo começarmos a tirar a palavra "impossível" da equação, dado que a evolução é constante e não parece abrandar. Posto isto, soube-se, nas últimas horas, que a Samsung decidiu fazer parceira com a Universidade de Princeton, dos Estados Unidos, para desenvolver uma tecnologia de comunicação e rede sem fios 6G.

Tal como avança o portal de notícias da Sammobile, no ano de 2023, a Applied Science e a Universidade de Princeton haviam criado a Iniciativa NextG. O que é isso ao certo? Trata-se, portanto, de um conceito com o objetivo de acelerar a adoção de tecnologias mais recentes nas áreas de redes de nuvem e de borda, deteção inteligente e redes resilientes, de acordo com a mesma fonte de informação.

A Samsung quer ter influência no futuro do 6G

Na base da junção da Samsung a este estudo, encontram-se dois grandes motivos principais: promover melhores relações entre academias estudantis e empresas, bem como ter uma "palavra a dizer" sobre aquele que será o futuro real do 6G. Para além da Samsung, também cooperam marcas sonantes como Intel, MediaTek, Vodafone, entre outras.

Samsung Foto
Imagem Ilustrativa (via Samsung)

Ainda assim, de todas as empresas que se encontram associadas a este movimento, há um grande destaque para a Samsung, que será responsável pelo processo de comercialização das tecnologias 6G. A razão para tal acontecer tem um motivo muito simples: os presidentes do 6G Framework Group do Setor de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (ITU-R) e do Spectrum Group da Global Mobile Suppliers Association (GSA) são funcionários da... Samsung, pois claro (via SamMobile).

Nesse mesmo seguimento, Andrea Goldmsith, relativa à Universidade de Princeton, deixou bem claro que o caminho ideal passa pela colaboração entre professores e agentes significativos da indústria, no que toca às redes sem fio. Assim sendo, ambas as partes, juntas, devem procurar maneiras de inovar e fazer com que evolução continue a ser a nota dominante dos dias de hoje.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.