Samsung está a preparar um sensor de 600MP para os seus smartphones

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Esta não é a primeira vez que ouvimos falar num possível sensor fotográfico de 600MP destinado a ser aplicado em smartphones. No entanto, até agora tudo parecia "demasiado bom" para ser verdade.

Depois de nos dar as primeiras indicações sobre este sensor em abril, o leaker Ice Universe voltou a referir a sua existência, confirmando que o sensor de 600MP da Samsung já está em fase de desenvolvimento.

Sensor de 600MP da Samsung será impossível de aplicar num smartphone

Desta feita, foi publicada uma imagem que nos mostra o estado atual de desenvolvimento deste sensor e, é demasiado claro que seria impossível uma implementação prática num smartphone.

Como se vê na imagem, este único sensor ocupa 12% do painel traseiro do smartphone mas, esse nem é o principal problema. No seu estado atual, apresenta um relevo superior a 2 centímetros, o que seria simplesmente ridículo de se ver num smartphone.

Ainda não ficou claro como é que a fabricante pretende vir a implementar este sensor nos seus smartphones, mas é possível que acabe por não ser implementado permanentemente. Por exemplo, poderia ser explorada a hipótese de ser lançado como um "add-on" para o módulo fotográfico dos seus smartphones, utilizando uma ligação magnética para se ligar ao smartphone.

Uma coisa é certa, ainda vai demorar bastante tempo até que tenhamos informações mais concretas sobre um possível produto final. Em 2021, espera-se que o maior avanço tecnológico que se possa alcançar no mercado dos sensores fotográficos para smartphones seja, o lançamento de um sensor de 192 megapixels.

Ao longo de 2020, tornou-se vulgar o lançamento de smartphones com 4 sensores fotográficos, sendo utilizados essencialmente para conferir uma maior versatilidade aos smartphones. No entanto, na maioria das situações, estes sensores acabam por ser mais uma gimmick do que verdadeiramente úteis.

Vamos precisar de esperar para ver o caminho escolhido pelas fabricantes, mas não seria uma grande surpresa se em 2021 começássemos a ver uma nova tendência na redução do número de câmaras presentes nos smartphones.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S20 FE e Galaxy Note 20 serão os próximos a receber desejada atualização
  • Fim da linha para os smartphones Samsung Galaxy Note
  • Segue a 4gnews no Google Notícias e mantém-te a par das últimas novidades
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.