Samsung está a limitar o desempenho de milhares de apps nos seus smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O tema da limitação de desempenho de apps e até de processadores não é novo no mercado tecnológico. Desta feita, esta prática volta a ser notícia com a Samsung no centro da polémica.

Vários utilizadores denunciam que a gigante sul-coreana está a estrangular o desempenho de algumas aplicações nos seus smartphones. O objetivo será potenciar ainda mais a autonomia dos seus equipamentos.

Mais de 10 mil apps com desempenho limitado nos smartphones da Samsung

A denúncia foi feita pelo utilizador GaryeonHan no Twitter, bem como pela publicação Korean netizens e em várias páginas dos fóruns oficiais da Samsung. O denominador comum é a limitação de desempenho em mais de 10 mil aplicações.

A lista é extensa e podes conhecer aqui todas as apps visadas. Uma lista onde podem ser encontradas populares apps como Instagram, Microsoft Office, Google Keep, TikTok e ainda aplicações da própria Samsung como Pasta Segura, Samsung Pay ou Telefone.

Curiosamente, aplicações como 3DMark, Antutu, PCMark, GFXBench e GeekBench 5 não fazem parte desta lista. Ou seja, as apps que visam medir o desempenho dos smartphones da Samsung não são alvo de quaisquer restrições.

Game Optimizing Service é a causa de limitações de desempenho

O estrangulamento de desempenho estará a ser provocado pelo serviço Game Optimizing Service da Samsung. Este existe como otimizador de experiência quando o utilizador estiver a jogar, com o intuito de oferecer o máximo desempenho nestas circunstâncias.

Para colocar à prova estas acusações, um youtuber coreano decidiu alterar o nome do pacote da aplicação 3DMark. Como se pode observar pela imagem partilhada, existem diferenças nos resultados obtidos quando esta passa ou não pelo crivo do Game Optimizing Service.

Ao que tudo indica, este serviço não está instalado, por definição, na linha Samsung Galaxy S22. Contudo, existem relatos de que os Galaxy S21 o têm instalado. Isso é algo que facilmente poderás aferir consultando a sua página na Galaxy Store.

Até ao momento de escrita deste artigo, a Samsung não teceu nenhum comentário sobre estas acusações. Teremos de aguardar por uma eventual resposta da sul-coreana a estas acusações sérias.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung com três novos smartphones acessíveis a caminho
  • Samsung confirma oficialmente o fim da linha Galaxy Note
  • AnTuTu: este é o top10 dos smartphones mais poderosos do momento
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.