Os analistas da Counterpoint Research já divulgaram os seus números relativos ao primeiro trimestre de 2020 no mercado mobile. Como seria de esperar, a pandemia de Covid-19 afetou o mercado mobile a nível geral. Mas marcas como a Xiaomi e a Realme conseguiram subir nas suas vendas face ao período homólogo.
Por seu turno, Samsung e Huawei tiveram uma queda nas vendas que pouco afetou a sua quota de mercado. A Samsung desceu de 21% para 20%, enquanto que a Huawei se manteve fixa nos 17%.
A líder de mercado Samsung sofreu, face a 2019. No primeiro trimestre do ano passado registava 72 milhões de envios, enquanto que este ano se ficou pelos 59 milhões. Já a Huawei passou de 59.1 milhões para 49 milhões.
Quem acaba por contrariar a tendência são marcas como a Xiaomi a Realme. A Xiaomi passou de 27.8 milhões de envios, para 29.7 milhões. Além disso, aumentou a sua quota de mercado de 8% para 10%.
Realme, fundada em 2018, é 7ª a nível global
Com menos de dois anos de vida, a Realme já aparece no sétimo lugar da lista. Passou de 2.8 milhõe de envios para uns impressionantes 7.2 milhões. Na quota de mercado isso deu-lhe uma subida de 1% para 2%.
Numa altura em que a China já esta a estabilizar, a Counterpoint afirma que os resultados deste segundo trimestre se farão ressentir ainda mais da pandemia. E marcas que não são fortes no mercado chinês, irão ressentir-se. Por outro turno, será interessante perceber até que ponto o iPhone SE pode alavancar as vendas da Apple.
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