No que toca a telemóveis, há gostos para tudo, no entanto os números não mentem. E por falar em números, estes indicam que a marca que mais tem vendido na Europa, em 2024, é a Samsung.
Os dados foram obtidos pela Canalys e dão conta dos resultados relativos ao primeiro trimestre do ano. Neste top de marcas que mais vendem, a Samsung tem mais do que motivos para estar satisfeita.
A Samsung vendeu 12,1 milhões de smartphones no primeiro trimestre de 2024
Colocando isto em números reais, sabe-se que a marca coreana vendeu cerca de 12,1 milhões de smartphones. Em termos relativos, isso faz com que tenha uma quota de mercado de 37%.
Na verdade, não se trata de uma oscilação assim tão grande, face ao período homólogo do ano passado. Em 2023, a Samsung tinha vendido aproximadamente menos 300 mil telemóveis.
É um crescimento de apenas 2%, no entanto não deixa de ser crescimento. Já a Apple encontra-se um bocadinho distante da grande rival. A empresa da maçã trincada vendeu cerca de 7,3 milhões de smartphones nos primeiros três meses de 2024.
A Motorola e a Honor cresceram muito face ao ano passado
Isso significa que a Apple tem uma participação de mercado de 22%. Quem já morde os calcanhares à Apple é a Xiaomi. A marca chinesa ocupa o terceiro posto, com 5,4 milhões de vendas e uma participação de 16%.
Ainda há algum caminho a percorrer, isso é certo. No entanto, a Xiaomi pode “sonhar” com alcançar o lugar da empresa fundada por Steve Jobs. A fechar o top 5, encontram-se, respetivamente, a Motorola (6%) e a Honor (3%). Importa referir que as últimas duas foram as que tiveram maior taxa de crescimento anual, com 73% e 103%, respetivamente.
Posto isto, segue-se a parte seguinte: interpretar os resultados. Não é propriamente surpreendente que a Samsung ocupe o 1º lugar. Isto porque a gigante sul-coreana lançou recentemente a série Galaxy S24 que veio cheia de novidades.
Todo este entusiasmo à volta do S24, recheado de recursos de Inteligência Artificial (IA), fez com que os números disparassem. Para além disso, os esforços de marketing foram significativos, pelo que os resultados estão à vista.