Tanto a Samsung como a Apple têm apostado, em força, nos recursos direcionados para a saúde e bem-estar. Ambas estão agora a trabalhar ativamente para conseguirem incluir a monitorização de glicose nos seus smartwatches. Qual será a primeira a fazê-lo?
Objetivo final: teste não invasivo aos níveis de glicose
Se até agora, as duas marcas não disponibilizaram ainda o recurso de monitorização de glicose foi devido ao objetivo final que têm em mente: fornecer um teste não invasivo que faça esta avaliação.
Atualmente, os diabéticos dependentes de insulina têm que tirar uma gota de sangue – através de uma picada no dedo – para que um equipamento dedicado (glicosímetro) analise a glicemia.
Este teste, ainda que bastante eficaz, é extremamente invasivo e também dispendioso. Tudo porque cada análise implica que o diabético se pique e que gaste uma tira descartável.
A Apple e a Samsung querem substituir este método por sensores óticos, capazes de fazer a monitorização dos níveis de açúcar no sangue, a qualquer momento, sem dor e também sem custos com consumíveis descartáveis.
Recurso para a glicose será “um divisor de águas”
Há muito que é conhecido o trabalho da Apple para conseguir integrar este recurso nos seus smartwatches. A Samsung não lhe fica atrás e recentemente reconheceu a importância desta funcionalidade.
O vice-presidente da marca sul-coreana, Hon Pak, garantiu que a Samsung está a progredir no desenvolvimento de um monitor de glicose não invasivo e que se conseguir integrá-lo na sua série galaxy Watch, este será “um divisor de águas”.
E o responsável da conhecida marca tecnológica tem toda a razão. Afinal há vários milhões de diabéticos em todo o mundo que, necessariamente, precisam de uma monitorização fidedigna da glicose.
Por sua vez, a Apple está também a avançar neste campo e pode lançar a funcionalidade no Watch Series 11 juntamente com a também muito desejada monitorização da pressão arterial.