A parceria entre a Samsung e a AMD para o fabrico de um alegado processador Exynos com gráficos Radeon RDNA 2 poderá ver os seus primeiros frutos através de um computador portátil em vez de um smartphone. Se até agora parecia que o CPU iria equipar um telefone de gama alta, algumas fontes apontam para a possibilidade de recebermos um produto totalmente diferente.
A Samsung estará mesmo decidida a rivalizar diretamente com a Apple e com o seu M1, colocando no mercado um portátil Windows 10 que pode até ser anunciado na segunda metade deste ano.
Samsung parece apostada em roubar a coroa aos MacBook da Apple
Pelo que sabemos até ao momento, a Samsung e a AMD estarão a ultimar a preparação do SoC e a afinar algumas das suas capacidades.
O processador Exynos com gráficos da AMD parece estar a ter bons resultados nos testes internos, mas existem ainda algumas limitações relacionadas com sobreaquecimento.
A Samsung tem já alguma experiência com o lançamento de portáteis Windows 10, tendo até agora entregue a produção do CPU à Qualcomm. O cenário está prestes a mudar com a companhia sul coreana a desenvolver maior capacidade para competir neste espaço.
Exynos com gráficos AMD deve ser apresentado antes de junho
Será de crer que a apresentação deste novo chip desenvolvido em colaboração com a AMD ocorra no final do primeiro semestre deste ano.
A Samsung procura desta forma ultrapassar limitações antigas dos seus Exynos no quesito do processamento gráfico, pedindo ajuda à atual líder de mercado no segmento.
A derradeira intenção será mesmo contrariar a Apple e o seu novo processador M1, que apanhou todos de surpresa na reta final de 2020 e se estabeleceu como alvo a abater pela concorrência.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung Galaxy A12: provavelmente o melhor smartphone até 150 €
- Samsung tem novas Smart TV para mostrar ao mundo a 2 de março
- Samsung: Exynos com GPU AMD chega em junho para bater o M1 da Apple!