Samsung e AMD criam gráfica que humilha a Qualcomm nos primeiros benchmarks

Carlos Oliveira
1 comentário

Em meados de 2019, a Samsung e a AMD celebraram uma parceira para o desenvolvimento de uma nova GPU para os processadores da sul-coreana. Quase um ano depois, eis que surgem novos dados sobre a matéria e não podiam ser mais benéficos para ambas.

Da Coreia do Sul chega a informação de que o primeiro protótipo desenvolvido pela Samsung e AMD já passou pela plataforma GFXBench. Os resultados obtidos nesta plataforma conseguem envergonhar a Qualcomm e a sua Adreno 650 presente no Snapdragon 865.

Samsung & AMD early tested mobile RDNA chip destroys Adreno 650 in GPU benchmarkhttps://t.co/8wIwhL23eR big if true 😋

— KaZen = Ka+Zen Cores (@Kaz9837) 29 de abril de 2020

GPU da Samsung e AMD é 13% superior à Adreno 650

Foram três os testes feitos à criação da AMD e Samsung e os resultados mostram-nos algo capaz de superar a Adreno 650 em cerca de 13%. Um resultado que certamente deixará os executivos da Samsung bastante contentes.

Ainda assim, convém olhar para estes números com alguma cautela. Ao que tudo indica, esta nova GPU só deverá ser lançada para o mercado em 2021, no possível Exynos 1000.

Isto quer dizer que o desempenho desta GPU será mais tarde comparado com a Adreno presente no Snapdragon 875. O próximo processador de topo da Qualcomm certamente trará melhorias face à atual geração e importa saber se o Exynos 1000 conseguirá superar o novo chip da norte-americana.

Samsung precisa de virar o jogo no que diz respeito aos seus Exynos

A Samsung começou a usar os seus processadores nos seus topos de gama em 2015. Durante alguns anos, a sul-coreana conseguiu oferecer chips com uma performance similar aos semelhantes da Qualcomm, mas as coisas mudaram de figura.

O Exynos 990 - presente nos Galaxy S20 - tem-se revelado inferior ao Snapdragon 865 a vários níveis. A desilusão é tanta que os fãs criaram uma petição para que a Samsung abandone os Exynos nos topos de gama em favor dos processadores da Qualcomm.

Perante este cenário, a Samsung necessita de algo que nos faça esquecer este contratempo. A parceria que a sul-coreana celebrou com a AMD pode mudar o rumo dos acontecimentos no que diz respeito aos gráficos, mas é preciso que o CPU consiga acompanhar a evolução.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.