Home Informática

Samsung começa a produzir discos SSD com um novo“recorde” de 30TB

São apenas 30TB, coisa pouca num SSD =D

Discos SSD 30TB GDDR6 5G Qualcomm RAM Samsung processadores Android Intel AnTuTu ameaça dos clones Samsung reuters novo módulo memória GDDR6
A marca vai redobrar a sua aposta na construção e produção de memória RAM, entre outros projectos ©reuters

Pode nem parecer nada de especial. Apenas mais um disco SSD. Contudo, tal como nos conta a própria Samsung, em comunicado, trata-se de um novo recorde! De aspecto modesto, conta com 30.72 terabytes ou 30TB (TB) de espaço no seu interior. É o novo recordista de espaço num formato de 2.5 polegadas. É o novo líder de toda uma geração de discos SSD da marca.

É claramente concebido para o setor empresarial que se queiram desapegar dos discos antigos e repletos de peças prontas a avariar. Para quem quiser passar do HDD para os SSD como nova base de armazenamento dos seus ficheiros. Em seguida vamos conhecer um pouco melhor as suas características.

 Vê ainda20 novas Apps temporariamente grátis na Google Play Store

O novo disco SSD da Samsung com 30TB já começou a ser produzido e é agora apresentado ao seu potencial mercado, o empresarial. Chama-se PM1643 é um novo recordista. Este novo disco SSD representa uma grande evolução sobre o seu antecessor lançado em março de 2016. Com efeito, o novo modelo tem o dobro da capacidade.

Olhando para as suas características técnicas, o novo disco SSD da Samsung com 30TB assenta na tecnologia V-NAND. Um total de 32 componentes, cada um com 1TB de armazenamento. Cada um deles com 16 camadas de chips V-NAND com 512GB de armazenamento.

Este é o novo disco SSD da Samsung com 30TB

São valores fantásticos que permitiriam guardar até 5,700 filmes em qualidade HD, ou cerca de 500 dias de gravação contínua de vídeo na mesma qualidade. Aqui cumpre salientar que a grande concorrente, a Seagate, já fez um disco SSD com 60TB de capacidade, todavia, utiliza o formato de 3.5 polegadas portanto não estamos a falar propriamente da mesma categoria de produtos. 

PM1643, o novo líder dos discos SSD

Samsung Discos SSD 30TB
O novo produto foi hoje anunciado pela própria fabricante, em comunicado oficial

A Samsung afirma ainda que o seu novo disco tem uma tecnologia com velocidade de leitura de 2.100 MB/s. Já ao olhar para a velocidade de gravação somos confrontados com  1.700 MB/s. Em suma, no novo produto temos uma performance de leitura sequencial três vezes maior que os atuais SATA SSD de 2.5 polegadas.

A fabricante sul-coreana refere ainda que, pelo menos até ao final do ano vai alargar a oferta do novo disco SSD. Com efeito, providenciará verões de 15,36TB, 7,68TB, 3,84TB, 1,92TB, 960GB e 800GB. Segundo a Samsung, o objetivo é acelerar a transição dos comuns discos HDD para o sistema SSD. Desta forma, a marca quer também ajudar a modelar a indústria.

O novo disco SSD da Samsung conta também com software que visa proteger a informação. Contará também com mecanismos de proteção em casos esporádicos de falta de eletricidade. Vai também mitigar a necessidade de manutenção, tal como nos conta a própria, em comunicado à imprensa.

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).