Samsung começa a produzir discos SSD com um novo“recorde” de 30TB

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Pode nem parecer nada de especial. Apenas mais um disco SSD. Contudo, tal como nos conta a própria Samsung, em comunicado, trata-se de um novo recorde! De aspecto modesto, conta com 30.72 terabytes ou 30TB (TB) de espaço no seu interior. É o novo recordista de espaço num formato de 2.5 polegadas. É o novo líder de toda uma geração de discos SSD da marca.

É claramente concebido para o setor empresarial que se queiram desapegar dos discos antigos e repletos de peças prontas a avariar. Para quem quiser passar do HDD para os SSD como nova base de armazenamento dos seus ficheiros. Em seguida vamos conhecer um pouco melhor as suas características.

Vê ainda: 20 novas Apps temporariamente grátis na Google Play Store

O novo disco SSD da Samsung com 30TB já começou a ser produzido e é agora apresentado ao seu potencial mercado, o empresarial. Chama-se PM1643 é um novo recordista. Este novo disco SSD representa uma grande evolução sobre o seu antecessor lançado em março de 2016. Com efeito, o novo modelo tem o dobro da capacidade.

Olhando para as suas características técnicas, o novo disco SSD da Samsung com 30TB assenta na tecnologia V-NAND. Um total de 32 componentes, cada um com 1TB de armazenamento. Cada um deles com 16 camadas de chips V-NAND com 512GB de armazenamento.

Este é o novo disco SSD da Samsung com 30TB

São valores fantásticos que permitiriam guardar até 5,700 filmes em qualidade HD, ou cerca de 500 dias de gravação contínua de vídeo na mesma qualidade. Aqui cumpre salientar que a grande concorrente, a Seagate, já fez um disco SSD com 60TB de capacidade, todavia, utiliza o formato de 3.5 polegadas portanto não estamos a falar propriamente da mesma categoria de produtos.

PM1643, o novo líder dos discos SSD

A Samsung afirma ainda que o seu novo disco tem uma tecnologia com velocidade de leitura de 2.100 MB/s. Já ao olhar para a velocidade de gravação somos confrontados com 1.700 MB/s. Em suma, no novo produto temos uma performance de leitura sequencial três vezes maior que os atuais SATA SSD de 2.5 polegadas.

A fabricante sul-coreana refere ainda que, pelo menos até ao final do ano vai alargar a oferta do novo disco SSD. Com efeito, providenciará verões de 15,36TB, 7,68TB, 3,84TB, 1,92TB, 960GB e 800GB. Segundo a Samsung, o objetivo é acelerar a transição dos comuns discos HDD para o sistema SSD. Desta forma, a marca quer também ajudar a modelar a indústria.

O novo disco SSD da Samsung conta também com software que visa proteger a informação. Contará também com mecanismos de proteção em casos esporádicos de falta de eletricidade. Vai também mitigar a necessidade de manutenção, tal como nos conta a própria, em comunicado à imprensa.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Internet. Browser tem novidades, já na Google Play Store

9 continuará abaixo do iPhone X nas Benchmarks

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.