Samsung DeX: Transformar o smartphone num PC de secretária está cada vez mais perto

Tiago Vahía Pessoa
Tiago Vahía Pessoa
Tempo de leitura: 2 min.

O novo Samsung Galaxy S8 não é um smartphone revolucionário. Todavia, o recurso DeX da empresa tem algumas implicações muito interessantes para o mundo mobile.

Este recurso permite que o Galaxy S8 alterne entre um smartphone e uma experiência desktop à qual a Samsung chamou DeX UI. Esta funcionalidade pode ser usada com um teclado tradicional e um rato num ambiente que apela à produtividade.

Vê ainda: Samsung Bixby: o Google Goggles com comandos de voz

A DeX Station não contém qualquer hardware de processamento adicional nem aumenta os recursos padrão do smartphone. Ou seja, tudo funciona no hardware interno do Galaxy S8. A dock está lá para fornecer apenas energia e permitir que o aparelho se ligue a um monitor, teclado, rato ou outros periféricos.

As aplicações, contactos, e-mails, fotografias da câmara ou mensagens podem ser visualizados na área de trabalho. Embora em escalas um pouco diferentes das apresentadas no smartphone, logicamente.

Aplicações, como a suite de produtividade da Microsoft, o Adobe Acrobat Reader e o Lightroom Mobile, foram especialmente optimizadas para o espaço da área de trabalho. Facilmente se pode utilizar menus e atalhos típicos de um teclado de desktop ou laptop.

As multifunções são suportadas, sendo possível ter um vídeo a reproduzir numa janela enquanto se digita um documento noutra.

Para além disso, as notificações aparecem na barra de tarefas, na parte inferior direita. Já o menu de aplicações pode ser encontrado clicando no ícone no canto inferior esquerdo do ecrã.

O telefone continua a funcionar em segundo plano. Os utilizadores podem mesmo atender chamadas no ambiente desktop e, em seguida, pegar no telefone e continuar a chamada de forma ininterrupta.

Quanto às especificações da DeX Station

O Galaxy S8 é acoplado a um conector USB do tipo C, que fornece carregamento rápido para que o smartphone não fique sem bateria. A DeX Station oferece ainda duas portas USB 2.0 de tipo USB adicionais para ligar outros dispositivos.

Também estão presentes uma porta de ligação Ethernet e uma saída HDMI que pode reproduzir vídeos até 4K e com uma taxa de 30 fps.

Dada a possibilidade de sobreaquecimento, a Samsung incluiu um sistema de refrigeração na dock. É uma solução ventilada que parece afastar o calor.

Parcerias no desenvolvimento do ambiente de trabalho

A Samsung afirma que trabalhou em estreita colaboração com a Citrix, VMware e Amazon para a sua nova experiência em ambiente desktop.

A parceria visou suportar logins para o modo de desktop. A ideia é que os utilizadores possam, simplesmente, ligar o seu Galaxy S8 a uma DeX Station em qualquer escritório, ou casa, e entrar no desktop. Podendo, assim, aceder a todas as suas aplicações de trabalho e documentos, bastando para isso ter o smartphone por perto.

Mas... Será esta uma alternativa viável? O tempo o dirá.

Os preços e disponibilidade regional para a DeX Station ainda não foram anunciados.

Outros assuntos relevantes:

Samsung Galaxy S8: O que mudou desde o Galaxy S7

Estes serão os preços e data de lançamento dos Galaxy S8

Chegaram os novos Samsung Galaxy S8 e Galaxy S8+