Samsung DeX poderá em breve funcionar sem fios

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Com a introdução do Samsung DeX no ano passado, a fabricante demonstrou uma das mais eficazes formas de utilizar um smartphone como estação de trabalho. O DeX permite a ligação dos topo de gama Galaxy a um monitor, oferecendo uma experiência semelhante à de um computador.

Aquando da sua apresentação, apenas funcionava através da utilização de uma dock onde os utilizadores precisavam de colocar o smartphone. Apesar de ter sido recebida de forma bastante positiva, a Samsung DeX acabou sempre por ter a obrigatoriedade de carregar a dock de um lado para o outro.

Vê ainda: Samsung Galaxy S10: Assim serão as especificações da tripla câmara

Com a introdução do Galaxy Note 9, os utilizadores receberam uma excelente novidade. Passou a ser possível utilizar a DeX apenas utilizando um adaptador de USB-C para HDMI. Desta forma, foi finalmente eliminada a necessidade de utilizar a dock.

Com a chegada desta opção, tal como seria de esperar, os utilizadores começaram a questionar-se de quando iria ser possível utilizar a Samsung DeX sem fios. Certamente que o suporte para ligação sem fios iria conseguir elevar a utilidade desta tecnologia para um patamar muito superior.

Samsung DeX vai eventualmente poder ser usada com ligação sem fios

Tal como seria de esperar, muitos utilizadores começaram a colocar questões sobre esta possibilidade nos forums da marca, referindo a óbvia comparação com as funcionalidades do Google Chromecast.

Com alguma surpresa, um dos moderadores do fórum veio responder a uma das questões. De forma pouco específica, mas bastante clara. Confirmou sem qualquer dúvida que a equipa está já a trabalhar numa ligação sem fios para a DeX. No entanto não revelou nenhuma possível data de chegada.

Já há muitos anos que as fabricantes de smartphones tentam criar soluções para que os utilizadores possam "trocar" os seus computadores por dispositivos móveis mais versáteis. Numa primeira fase essa tentativa foi feita com os tablets. Mas rapidamente se percebeu que a experiência oferecida pelo sistema Android não poderá ser comparada com a de um computador Windows.

Com a chegada da Samsung DeX e da sua interface personalizada, a experiência torna-se muito mais parecida com a que os utilizadores têm com os seus computadores Windows. Esta foi sem dúvida uma das grandes razões para ter sido tão bem recebida.

Editores 4gnews recomendam:

Android: Samsung Galaxy A6s será um gama-média a tomar atenção

Samsung patenteia nova forma de interagir com os nossos dispositivos

iPhone XS Max supera em teste de velocidade o Samsung Galaxy Note 9

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.