Samsung estará a desenvolver novos ecrãs 4K e 7ª geração AMOLED

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

Com o lançamento dos novos Galaxy S8 e S8+ a aproximar-se, muitos rumores apontavam à possibilidade de a Samsung fazer chegar com estes seus novos topos de gama novos ecrãs com resolução 4K Ultra HD. Após a revelação de todos os pormenores oficiais na sua apresentação em Nova Iorque, essa ideia ficou de parte, tendo estes trazido uma melhorada resolução Quad HD, intitulada WQHD+.

No entanto, isto não significa que a gigante sul-coreana tenha desistido de fazer chegar aos seus dispositivos móveis ecrãs com este tipo de resolução. A prova disso parece ter sido revelada hoje, através de algumas informações respeitantes aos planos da Samsung para o desenvolvimento das suas telas consideradas das melhores do mercado mobile.

Vê ainda: Dota 2: Nova Atualização promete acabar com “Smurfing”

De acordo com os pormenores revelados hoje, a empresa da Coreia do Sul estará a trabalhar na sétima geração de telas AMOLED. Isto, em si, não significará que estas novas telas trarão uma resolução tão alta, mas os pormenores revelados não se ficam por aqui.

Segundo estas, a Samsung Display (departamento dedicado da Samsung aos ecrãs dos vários terminais da empresa) estará a dar "continuidade ao desenvolvimento e pesquisa para diversificar a sua oferta OLED, com o intuito de disponibilizar [ecrãs] flexíveis OLED, bem como alta resolução nos seus ecrãs OLED com 800ppi". Isto quererá dizer que a empresa procura atingir uma densidade de pixéis por polegada de 800, o que significará, alegadamente, uma resolução 4K Ultra HD. Estas informações não são, de todo, surpreendentes. A Samsung sempre mostrou estar um passo à frente no que toca às telas AMOLED (muitas empresas estão ainda a implementar a sexta geração desta tecnologia), e com isto mantém-se na frente por procurar telas com melhor qualidade e melhorada eficiência.

A tecnologia "chip-on-plastic" está também a ser trabalhada e poderemos ver a mesma colmatar nos ecrãs flexíveis que se especula poderem ser distribuídos para testes com o alegado Samsung Galaxy X no final deste ano, apesar de isto ser, ainda assim, uma hipótese algo rebuscada.

Voltando aos ecrãs com densidade 800ppi, há que relembrar o leitor de que os mesmos se direcionam para dispositivos móveis. Um ecrã de 5.5 polegadas com resolução 4K terá exatamente 801 pixéis por polegada, e será apenas a segunda tela no mercado com este tipo de resolução, a par do Sony Xperia XZ Premium, apresentado na Mobile World Congress 2017.

Muitos rumores apontam para a possibilidade de o Galaxy Note 8 chegar com resolução 4K, mas tendo em conta que a Samsung pretenderá o novo rácio 18.5:9 numa tela de 6.4 polegadas, a resolução correspondente deverá traduzir-se em 4428 x 2160. Assim sendo, a densidade será "apenas" 770ppi, ligeiramente abaixo dos 800ppi aclamados pelas novas informações.

Boa aposta da Samsung? Deixa nos comentários a tua opinião sobre este tipo de resoluções em dispositivos móveis e continua atento à 4gnews para mais novidades.

Outros assuntos relevantes:

O Doogee Mix terá o preço a rondar os 200€, isto sim é de valor!

Huawei Nova Smart é o novo smartphone de gama-média por 200€

Ficheiros Secretos voltará para uma 11ª Temporada na Fox