O smartphone Samsung Galaxy S23 Ultra é uma das máquinas mais poderosas que podes comprar em 2023. Seja para jogar, ver filmes e séries online, trabalhar e editar documentos com auxílio da S-Pen incorporada, ou até mesmo para captar fotografias e vídeo.
A propósito, este mesmo Samsung Galaxy S23 Ultra está equipado com um sistema de câmaras fotográficas dignas de nota. É um sistema versátil e capaz, com ferramentas dedicadas no software do telemóvel para nos ajudar a tirar ainda mais proveito deste.
Gravação de vídeo em 8K com alta taxa de bits "desaparece" dos S23 Ultra
Todavia, um dos modos avançados de captação de imagem, a gravação de vídeo em 8K (resolução máxima) com alta taxa de bits, para a melhor qualidade possível, foi agora desativada pela marca. As razões para tal não são ainda plenamente conhecidas.
Este smartphone é o verdadeiro flagship da gigante sul-coreana, dotado do Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, design icónico e construção extremamente robusta. Tem uma grande bateria (oxalá carregasse mais rápido) e muito boas câmaras fotográficas.
A saber, a câmara do Samsung Galaxy S23 Ultra tem a seguinte configuração:
- 200 MP - f/1,7 - grande angular com OIS
- 10 MP - f/2,4 com 3x (zoom ótico) e OIS
- 10 MP - f/4,9 com 10x (zoom ótico) e OS
- 12 MP - f/2,2 ultra grande angular
- 12 MP - f/2,2 para selfies com focagem automática
Tal como avançam os colegas da publicação SamMobile, vários utilizadores do S23 Ultra notaram a ausência deste poderoso modo de gravação de vídeo, quiçá demasiado exigente. A opção terá sido efetivamente desativada remotamente pela gigante sul-coreana.
Nesse sentido aponta também mais utilizadores do smartphone através da comunidade dedicada no Reddit, com algum desagrado perante a remoção da opção. Sem aviso prévio, a funcionalidade passou a ficar "cinzenta", ou seja, indisponível para uso.
Atualização de junho removeu esta opção dos Samsung Galaxy S23 Ultra
A opção em causa - ideal para os entusiastas de fotografia e vídeo - foi desativada com a última atualização geral do smartphone, distribuída via OTA no passado mês de junho. Entretanto, podemos na mesma gravar vídeo em 8K, a resolução máxima, mas com uma menor taxa de bits na captação.
Importa notar que a opção está presente no menu "Opções de vídeo avançadas", mostrando-se em cinzento sombreada. Ou seja, apesar de figurar na lista de opções, os utilizadores não a podem selecionar para as suas gravações de vídeo.
Esta decisão da própria Samsung poderá estar relacionada com o facto de serem sentidas algumas instabilidades com esta opção de gravação de vídeo em 8K a 30 fps está selecionada. Além disso, é um padrão que ocupa rapidamente uma boa parte do armazenamento interno do smartphone.
Seja como for, seria de bom-tom notificar os utilizadores antes de remover ou desativar uma funcionalidade a que os utilizadores tinham direito, por muito insignificante que esta possa ser. Uma simples notificação pop-up bastaria para mitigar este desagrado.
Editores 4gnews recomendam: