A Samsung tem razões para celebrar. De acordo com o novo relatório da Canalys, a gigante sul-coreana conseguiu superar a sua arquirrival Apple em vendas de smartphones, no primeiro trimestre deste ano.
A série Galaxy S25, lançada logo em janeiro de 2025, terá impulsionado as vendas da Samsung e contribuído para este sucesso.
Mercado de smartphones a crescer

Avança a Canalys que, no primeiro trimestre de 2025, foram vendidos, a nível global, 296,9 milhões de smartphones. Tal traduz-se num crescimento ligeiro de 0,2% em comparação com o período homólogo do ano passado.
A conhecida empresa de consultoria avança também que a Samsung vendeu um total de 60,5 milhões de smartphones. Este número deu-lhe uma quota de mercado de 20%, a nível global.
Já em 2024, a gigante sul-coreana conseguiu a mesma quota de mercado no primeiro trimestre do ano, mas com vendas totais ligeiramente menores; vendeu 60 milhões de unidades entre janeiro e março de 2024.
Ainda que siga a Samsung de perto, a Apple ficou em segundo lugar no ranking de vendas. Com uma quota de mercado global cifrada nos 19%, vendeu 55 milhões de iPhones no primeiro trimestre deste ano.
No entanto, a empresa de Tim Cook pode também festejar. Tudo porque no primeiro trimestre de 2024 ficava-se por uma quota de mercado global de 16%, com 48,7 milhões de unidades vendidas.
A fechar o top5 estão as marcas chinesas. A Xiaomi em terceiro lugar com 41,8 milhões de smartphones vendidos que lhe valem uma quota de mercado global de 14%.
De seguida, com números muito próximos a Vivo e a OPPO. A primeira vendeu 22,9 milhões de smartphones enquanto a OPPO vendeu 22,7 milhões de unidades. Ambas têm uma quota de mercado de 8%.
Este relatório da Canalys vem provar que o mercado global de smartphones mantém-se estável e até regista um ligeiro crescimento. Ainda é pequeno, mas é melhor do que estar em queda.