Samsung - Crise interna contrasta com a crescente saúde das suas contas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung é uma das empresas de tecnologia e dispositivos eletrónicos mais populares no mundo e no mundo Android, graças à sua linha Galaxy S e Galaxy Note a construtora sul-coreana já se cimentou como uma das melhores, senão mesmo a melhor marca de dispositivos Android. Contudo, depara-se agora com uma crise interna sem precedentes ao mesmo tempo que quebra novos recordes de lucros.

Vê ainda: YouTube para Android poderá ter reprodução automática na página inicial

Contudo, e apesar de as vendas e lucros em 2017 estarem melhor do que nunca segundo as previsões iniciais da marca, no seu interior vivem-se períodos conturbados. Tudo isto na sequência da condenação a 5 anos de prisão a Lee Jae-yong, herdeiro da Samsung devido às acusações de corrupção e suborno.

Samsung enfrenta uma "crise interna sem precedentes"

Se no exterior tudo aparenta estar melhor do que nunca, a situação interna da Samsung é tudo menos pacífica e isto terá motivado o atual CEO Kwon Oh-hyun a anunciar que planeia abandonar o cargo e a empresa que liderou desde 2012 segundo avança o The Verge.

Kwon Oh-hyun, para além de CEO da Samsung Electronics cumpre ainda funções como CEO e membro do conselho de administração na divisão Samsung Display. Cargos que abandonará a partir de março de 2018. Na sua carta de despedida podemos ler o seguinte:

"É algo que (decisão) que já há algum tempo vinha a considerar. Não é uma decisão fácil mas sinto que não a consigo adiar mais. Deparamo-nos com uma crise interna sem precedentes e acredito que é chega a altura de a empresa começar de novo, com um novo espírito e liderança jovem para dar uma melhor resposta aos desafios emergentes desta indústria tecnológica em rápida mudança"

Situação interna contrasta com a saúde externa da Samsung

Note-se que o atual CEO refere explicitamente "unprecedented crisis" - crise sem precedentes - e apesar de não referir exatamente do que se trata essa crise podemos assumir com segurança de que se trata da condenação de Lee Jae-yong, um herdeiro da Samsung, a 5 anos de prisão no passado mês de agosto devido a várias acusações de suborno e corrupção de pelo menos 4 gestores da empresa.

Na altura não eram claras as repercussões para a empresa como um todo mas agora, com esta decisão do atual CEO, vemos que o sucedido teve de facto sérias consequências internas.

Kwon Oh-hyun juntou-se à Samsung em 1985 e, 25 anos depois foi nomeado CEO em 2012. De momento ainda não foram anunciados os seus possíveis sucessores mas tal não deverá tardar.

Samsung regista um novo recorde de lucros no 3º Trimestre

Note-se que em 2017 a Samsung não só recuperou do escândalo do Galaxy Note 7 como, segundo o seu relatório provisório de contas para o terceiro trimestre de 2017 (Q3), terá registado um novo recorde de lucros na casa dos 12.8 mil milhões de dólares com as receitas das vendas a ascenderem aos 54.7 mil milhões de dólares.

Estes números representa, um crescimento de 29% nos lucros registados face ao mesmo período de 2016 com as receitas correntes a subirem uns notórios 178%.

No primeiro trimestre de 2017 a Samsung registou um lucro de 9,9 mil milhões de dólares (o seu melhor 1º trimestre de sempre), seguido de um segundo trimestre com lucros de 12.5 mil milhões de dólares (o seu melhor 2º trimestre de sempre). Número que agora foi eclipsado pelas cifras deste terceiro trimestre.

As fortes vendas do Samsung Galaxy Note 8, um dispositivo que só na Coreia do Sul reuniu mais de 850 mil pré-vendas, combinado com um aumento forte da procura pelos Chips de memória DRAM e NAND produzidos pela marca justificam este forte aumento geral das receitas e lucros.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

O relatório final e detalhado de contas será publicado pela marca no final deste mês e aí saberemos ao certo quais os departamentos que contribuíram mais para este resultado.

Outros assuntos relevantes:

Galaxy Note 8 já consegue gravar QHD a 60fps

Huawei Mate 10 Pro poderá chegar acompanhado por smartpen

d na Play Store

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.