Samsung criou um novo ecrã OLED que te vai deixar impressionado

Carlos Oliveira
Comentar

A Samsung é uma referência mundial no que respeita ao desenvolvimento de ecrãs, sobretudo para smartphones. Mas a sua recente parceria com a Universidade de Stanford gerou um novo ecrã com a maior densidade de pixels do mundo.

O novo produto resultante desta parceria deixa qualquer um impressionado com os seus 10 mil pixels por polegada (PPI). Esta é a maior concentração de pixels no mundo e que certamente não passará despercebida aos seus principais rivais.

Novo painel poderá ser usado em vários tipos de produtos

Esta nova impressionante tecnologia deverá ser aplicável em televisões, smartphones ou em dispositivos de Realidade Virtual. Estes últimos serão os mais beneficiados com tamanha densidade de pixels, visto que o utilizador está a poucos centímetros de distância do painel.

Samsung

Para alcançar este objetivo, a Samsung e a Universidade de Stanford socorreram-se de painéis solares extremamente finos. Aliados à tecnologia OLED, estes prometem uma experiência de visualização sem rival.

Esta nova arquitetura depende bastante da emissão de luz branca. Existe ainda uma camada prateada aliada a uma outra feita de metal refletivo para que cores especificas possam destacar-se. Isto para que se possa alcançar tamanha densidade de pixel sem demasiado brilho.

Facilmente se percebe que esta tecnologia requererá bastante poder de processamento, o que nos indica que a sua chegada ao mercado ainda poderá estar distante. Será necessário construir poder computacional capaz de suportar a reprodução de tantos pixels.

Embora os smartphones possam ser um dos beneficiados por estes novos painéis, não podemos afirmar que estejam prestes a ser lançados. Como já referi, há muito mais a desenvolver além dos painéis.

Ainda assim, não deixa de ser entusiasmante receber uma notícia destas. Mal posso esperar para ver um destes ecrãs no mercado e a sua fantástica qualidade de imagem.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.